PS2 Tutorial Como Colocar Jogos De Playstation 2 Em Mídias USB PenDrive ou HD Externo - Arte no Papel Online
OPL
PS2 Tutorial Como Colocar Jogos De Playstation 2 Em Mídias USB PenDrive ou HD Externo

PS2 Tutorial Como Colocar Jogos De Playstation 2 Em Mídias USB PenDrive ou HD Externo

OPL
FORMAS DE PAGAMENTO:

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O Playstation 2 pode ter algumas restrições quando o assunto é Homebrews (aplicativos caseiros) se comparado ao “XBOX Classic” ou mesmo ao Nintendo Wii, agora quando o assunto é títulos de jogos oficiais, seu catalogo é enorme e maravilhoso, sem sombra de duvida um dos três catálogos mais importantes de todos os tempos. Agora o que todos nos amantes de consoles “clássicos” sabemos é que boa parte dos “video games” que foram desenvolvidos nas ultimas duas décadas utiliza Mídias Físicas (DVD e CD), e que este meio de reprodução de jogos está praticamente morto, consequentemente quem possui consoles que depende deste método de reprodução para jogar, terá que se adaptar e procurar outros meios do console ler os jogos, e é neste ponto que sempre surge a pergunta “será que alguém desenvolveu algum método de jogar por USB, Cartão SD, HD ou Rede?”, e para nossa sorte o Playstation 2 tem um dos “loaders” mais poderosos que existe dentre todos os Homebrews do gênero, chamado Open PS2 Loader, ele oferece suporte para que seus jogos de Playstation 2 rode através de Rede, USB ou HD Interno, no entanto neste tutorial vou explicar como jogar somente através de uma Mídia USB (PenDrive ou HD Externo), que é o modo de reprodução que a grande maioria utiliza e compatível com qualquer modelo ou versão de Playstation 2!

Se você não souber como instalar os softwares (programas) básicos necessário para que seu Playstation 2 inicie os loader, leia este outro tutorial AQUI.

CASO VOCẼ QUEIRA JOGAR JOGOS DE PLAYSTATION (1) NO PLAYSTATION 2 ATRAVÉS DE MÍDIA USB, LEIA ESTE TUTORIAL AQUI

Antes de começar este tutorial vocês necessariamente tera de entender o que é um loader, em termos leigo “loader” é um aplicativo (programa) para lançar (iniciar) jogos e aplicativos, existe alguns “loaders” para Playstation 2, sendo o principal deles o Open PS2 Loader, que é o mais atualizado e que possui a maior gama de funções entre eles, então consequentemente vou criar este tutorial imaginando que você esta usando a ultima versão do Open PS2 Loader. Agora que você entendeu que “loader” é o aplicativo que inicia os jogos que você transferiu para sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) através da entrada USB do seu console.

Vou listar abaixo “Vantagens” e “Desvantagens” de jogar através de uma Mídia USB (PenDrive ou HD Externo):
VANTAGENS
Este método funciona em qualquer modelo de Playstation 2 (FAT ou Slim).
Você só precisa de uma Mídia USB (PenDrive ou HD Externo).
Funciona acima de 90% dos jogos através deste método (esta estatística é um “chute” baseado nos meus testes).
É extremamente simples de ser feito.
DESVANTAGENS
Depois que você transferir qualquer jogo para sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo), obrigatoriamente devera desfragmentar a Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) utilizado.
O Sistema de partição FAT32 não oferece suporte a jogos maiores que 4 GIGA, então para colocar jogos acima de 4 GIGA na sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) obrigatoriamente você terá que usar o “USB Útil” ou qualquer outro programas do gênero.
Nos “CGs” (animações) dos jogos que estão rodando por Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) é comum acontecer pequenos atrasos (legs), porém quando você esta jogando (e não mais nos CGs) os atrasos (legs) dificilmente acontece.
O carregamento (loading) demora mais por USB que por HD Interno e Rede, em alguns jogos chega a ser massante.

Agora que vocês sabem quais as “vantagens” e “desvantagens” de jogar por Mídias USB (PenDrive ou HD Externo), vou explicar dois métodos comuns de transferir jogos para a sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo).

DICA: Recomendo que baixe os jogos de Playstation 2 através do site “EMUPARADISE“.

Característica Dos Loaders Que Possui Suporte a Jogos Por USB

Existe precisamente quatro loaders diferentes que suporta jogos por USB, o USBadvance (pode ser baixado AQUI), o Open PS2 Loader (pode ser baixado AQUI), o PS2ESDL (pode ser baixado AQUI) e o E2 Open PS2 Loader (poder ser baixado AQUI).
USBadvance: Este foi o primeiro loader a suportar jogos por USB no PLaystation 2, tem uma compatibilidade baixa e só reconhece jogos colocados em Mídias USB (PenDrive ou HD Externo) através do “MÉTODO DOIS” demonstrado a seguir neste tutorial, ou seja precisa necessariamente usar o “USB Útil” ou qualquer outro programas do gênero.
Open PS2 Loader: Este é o loader para Playstation 2 mais completo atualmente, possui ferramentas embutidas nele como VMC, GSM, PS2RD, PADEMU e IGS que ajuda muito na usabilidade, também oferece suporte para que você jogue por Rede e HD Interno (no caso de Playstation 2 FAT), além de Mídias USB (PenDrive e HD Externo). O Open PS2 Loader reconhece os jogos colocados em Mídias USB (PenDrive ou HD Externo) através do “MÉTODO UM” ou “MÉTODO DOIS” demonstrado a seguir neste tutorial.

PS2ESDL: Este loader foi desenvolvido pelo SP193, e tem uma compatibilidade tão boa quanto o Open PS2 Loader, em minhas jogatinas já teve alguns jogos que travou no Open PS2 Loader e funcionou no PS2ESDL, na minha opinião é obrigatório ter ele ao lado do Open PS2 Loader caso jogue por USB. O PS2ESDL reconhece os jogos colocados em Mídias USB (PenDrive ou HD Externo) através do “MÉTODO UM” ou “MÉTODO DOIS” demonstrado a seguir neste tutorial.
E2 Open PS2 Loader: Este loader nada mais é que um “fork” do Open PS2 Loader que oferece suporte a sistema de arquivos EXT2, para saber mais sobre ele acesse este poste AQUI.


MÉTODO UM: Transferindo Imagens (ISO De Jogos) Para a Pasta “DVD” Em Mídia USB (PenDrive ou HD Externo).

DICA: Você pode visualizar melhor as imagem (fotos) deste tutorial clicando em cima delas.

Vou listar abaixo “Vantagens” e “Desvantagens” presente no método que vou chamar de “Transferindo Imagens (ISO De Jogos) Para a Pasta “DVD” Em Mídia USB (PenDrive ou HD Externo)“, estou usando como como base o loader “Open PS2 Loader verão 0.9.3 Final e a versão WIP 0.9.4”:

VANTAGENS

É extremamente simples de ser feito.
“Não ha necessidade de usar aplicativos (programa)” algum para usufruir deste método.
Basta criar uma pasta chamada “DVD” na raiz da sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) formatada em FAT32 e arrastar a imagem (ISO) para dentro desta pasta (DVD) que o Open Ps2 Loader irá reconhecer.
DESVANTAGENS
Não tem como transferir jogos acima de 4 GIGA por este método.
Os jogos possui maior chance de fragmentar e consequentemente demora mais para serem desfragmentados.

IMPORTANTE

Antes de começar o “MÉTODO UM: Transferindo Imagens (ISO De Jogos) Para a Pasta “DVD” Em Mídia USB (PenDrive ou HD Externo)” eu preciso deixar claro que se você estiver utilizando uma versão do Open PS2 Loader anterior a 0.9.3 Final (ou seja versão 0.9.2, 0.9.1, 0.9.0, 0.8 …) ou o loader “PS2ESDL” para que o “MÉTODO UM” funcione corretamente e você possa jogar por USB no seu Playstation 2, você tera que adicionar antes do nome do jogo o “código do jogo”, para descobrir o código do jogo você terá que abrir o “ISO” do jogo ou o “.CUE e .BIN”. O “ISO” você pode abir com o 7zip (dando dois cliques em cima do jogo) ou com o Ultra ISO (disponibilizado no final do poste para ser baixado), já os jogos em “.CUE” e “.BIN” deverão ser abertos com o Ultra ISO.
O exemplo de um jogo que pode ser usado aqui é o “Disgaea Hour Of Darkness” que tem o código “SLUS_206.66”, então você deverá renomear a “ISO” colocando o código do jogo antes do nome do jogo, e para separar o código do jogo do nome do jogo, coloque um ponto, a “ISO” renomeada devera ficar assim “SLUS_206.66.Disgaea Hour Of Darkness” (o nome depois do código e do ponto pode ser qualquer coisa).


A imagem acima mostra a “ISO” aberta com o 7zip

Siga os exemplos das imagens abaixo para abrir tanto “ISO” quando “.CUE” e “.BIN” com o Ultra ISO







Para fazer o “MÉTODO UM” deste tutorial você ira precisar de uma Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) formatado em FAT32, um computador com a entrada USB funcionando, no computador você tera que instalar um desfragmentador, eu recomendo o “Auslogics Disk Defrag” que pode ser baixado no site oficial AQUI e possui um tutorial de uso AQUI.


Antes de começar a transferir a imagem (ISO) sera necessário você formatar a Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) que será usado no seu Playstation 2 em formato FAT32 (não vou explicar como fazer isso, procure na internet), após formatar crie uma pasta chamada “DVD” e outra chamada “CD” na raiz da sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo):

OBSERVAÇÃO: Se você iniciou o Open PS2 Loader alguma vez com uma Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) formatado em FAT32 no seu Playstation 2, as pastas “DVD” e “CD” serão criadas automaticamente.

Eu baixei dois jogos “Raiden III” e “Disgaea Hour Of Darkness” para usar como exemplo neste tutorial, o jogo “Raiden III” é um jogo originalmente vendido em formato físico de CD por isso quando extraído para formato digital (quase sempre) as extensões será de “.CUE e .BIN”, já o jogo “Disgaea Hour Of Darkness” foi um jogo oficialmente vendido em formato físico de DVD por isso quando extraído para formato digital (quase sempre) vai estar em extensão ISO.

Se você baixou o jogo de sua preferencia compactado, ou seja “.7z”, “.rar”, “.zip” e assim por diante, descompacte de preferencia com o 7-zip que você tera um nome (pode ser qualquer coisa) e no final a extensão “.ISO” ou “.CUE e .BIN”, claro a extensão do jogo (ou arquivo) vai depender inteiramente em qual formato de Mídia Física o jogo foi originalmente lançado.
Apos descompactar o jogo você pode renomear ele da maneira que quiser e arrasta o arquivo (jogo) para dentro da pasta “DVD” se for “.ISO” ou para a pasta “CD” se o arquivo for “.CUE e .BIN”, estas pastas deverão estar dentro da sua “Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) que devera estar em FAT32.

As duas imagens abaixo ilustra eu arrastando o jogo para dentro da pasta “DVD”, e como deve ficar o “.ISO” para ser aceito no Open PS2 Loder 0.9.3 ou 0.9.4 WIP.





As duas imagens abaixo ilustra eu arrastando o jogo para dentro da pasta “CD”, e como deve ficar o “.CUE e .BIN” para ser aceito no Open PS2 Loder 0.9.3 ou 0.9.4 WIP.

Pronto se o jogo escolhido já estiver dentro da pasta correta é só abrir o “loader” e jogar.

OBRIGATÓRIO: Depois de você passar qualquer jogo para a Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) independente do método, vai ser obrigatório fazer uma desfragmentação da Mídia USB (PenDrive ou HD Externo), se você não sabe como usar o Auslogics Disk Defrag para desfragmentar de uma olhada neste tutorial AQUI.

a
MÉTODO DOIS: Transferindo Imagens (ISO De Jogos) Para Sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) Através Do USB Útil.

Vou listar abaixo “Vantagens” e “Desvantagens” presente no método que vou chamar de “Transferindo Imagens (ISO De Jogos) Para Sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) Através Do USB Útil”. Estou usando como base para os testes do tutorial a versão do loader “Open PS2 Loader 0.9.3 Final e a WIP 0.9.4”:

VANTAGENS

Único método que oferece a solução para que jogos acima de 4 GIGA possa ser jogado através de uma Mídia USB (PenDrive ou HD Externo).
Os jogos possui menor chance de fragmentar e consequentemente demora menos para ser desfragmentados.
O aplicativo (programa) que você usar para passar o jogo cria toda a estrutura necessária automaticamente na sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo).
O “MÉTODO DOIS“ em comparação com o “MÉTODO UM” é compatível com um maior numero de loaders.
DESVANTAGENS
Possui necessidade de usar aplicativos (programa), como por exemplo o USB Útil para usufruir deste método.
Este “MÉTODO DOIS“ não é recomendado para jogos originalmente vendidos em mídia de CD (em geral no formato “.CUE e BIN”).

a

DICA: O “MÉTODO DOIS” consiste em passar o jogo (ISO) para a raiz da sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) e no processo dividir o jogo em partes de 1 GIGA, então não faz sentido passar jogos pequenos que quase sempre esta no formato “CUE e BIN” (jogos originalmente vendidos em mídia de CD), mas se você quiser usar o “MÉTODO DOIS“ para estes jogos leia o tutorial AQUIdo aplicativo USB Extreme .

Para fazer o “MÉTODO DOIS” deste tutorial você ira precisar de uma Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) formatado em FAT32, um computador com a entrada USB funcionando, no computador você tera que instalar um desfragmentador, eu recomendo o “Auslogics Disk Defrag” que pode ser baixado no site oficial AQUI e possui um tutorial de uso AQUI, baixe também o USB Útil AQUI(lembrando que o USB Útil é desenvolvido para Windows, mas pode ser usado no GNU/Linux através do Wine).
Antes de abrir o USB Útil e começar a transferir a imagem (ISO) será necessário você formatar a Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) que será usado no seu Playstation 2 em formato FAT32 (não vou explicar como fazer isso, procure na internet).

Com a Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) inserida e formatada em FAT32 inicie o USB Útil.

Após iniciar o USB Útil vá até o menu e escolha a opção “Archivo” (estou usando a versão em espanhol do USB Útil neste tutorial).

Dentro do menu “Archivo” procure a opção “Crear juego desde ISO” e entre nela.

Dentro da janela que abriu na opção “Crear juego desde ISO”, no lado direito desta janela (em Origen) você vai ter a opção para navegar até onde a ISO (jogo) que deseja transferir para a sua Mídia USB (PenDrive ou HD externo) está, quando você estiver dentro da pasta onde a ISO (jogo) está irá aparecer no lado inferior direito, embaixo de onde esta escrito “ISO(s) para convetir” o jogo (ISO) ou os jogos (ISOs) que estão no local, selecione o jogo (ISO) que você quer transferir. Agora no lado esquerdo da janela (em Destino) você vai selecionar onde a Mídia USB (PenDrive ou HD externo) que o jogo será destinado esta montada, a minha Mídia USB por exemplo é um PenDrive e esta montada como rotulo “F:/”.



Após selecionar o jogo (ISO) e a Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) para destino, perceba que na parte inferior da janela esta um botão chamado “Crear”, de um “clique” nele para o USB Útil começar o processo de transferência do jogo para a Mídia USB de sua escolha.

Quando o jogo começar a ser transferido vai aparecer uma outra janela chamada “Creando JUEGO…” que mostra em tempo real a porcentagem de transferência.

O processo de transferência irá chegar a “100%” quando o jogo terminar de ser transferido para a Mídia USB de sua escolha. Quando a porcentagem de transferência chegar a 100% na parte inferior da janela um botão chamado “Cancelar” vai passar a chamar “Cerrar”, de um “clique”.

Pronto o ISO (Jogo) escolhido esta dentro da sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo), agora é só você acessar o jogo através de um loader de sua escolha e que seja compatível com o”MÉTODO DOIS“.

DICA: Caso você tenha convertido a “ISO” (Jogo) nos seu computador e depois passou para sua Mídia USB, você tera que atualizar o “ul.cfg” que esta na raiz da sua Mídia USB, vá em “Utiles”, depois em “Recuperar Juegos”, aqui escolha sua Mídia USB (o local onde esta o jogo) e aperte o botão “Analizar”, quando terminar de “analisar a raiz da sua Mídia USB” aperte em “cerrar” e por fim “Cargar”!

OBSERVAÇÂO: Diferente do “Método Um” deste tutorial em que os jogos ficam dentro da pasta “DVD” na raiz da sua Mídia USB, no “Método Dois” os jogos ficam na raiz da sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo).

OBRIGATÓRIO: Depois de você passar qualquer jogo para a Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) independente do método, vai ser obrigatório fazer uma desfragmentação da Mídia USB (PenDrive ou HD Externo), se você não sabe como usar o Auslogics Disk Defrag para desfragmentar de uma olhada neste tutorial AQUI.


Leia este outro tutorial AQUI para saber como otimizar o tamanho dos jogos de Playstation 2


Baixar Servidor 1
Baixar Servidor 2