Química Orgânica Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Além das etapas envolvendo os mecanismos reacionais da síntese do AAS, o processo experimental da síntese deve ter suas etapas cuidadosamente elaboradas e executadas, para que o rendimento e a pureza do produto obtido sejam elevados.


Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre síntese do AAS, analise as afirmativas a seguir:


I. O ponto de fusão de uma substância pura tende a variar com o local no qual a análise é realizada.


II. A purificação do AAS é realizada na etapa de cristalização.


III. O rendimento teórico é dado pela razão entre a massa teórica e a massa obtida experimentalmente.


IV. O FeCℓ3 é utilizado como indicador de pureza qualitativo.


Está correto apenas o que se afirma em:


    III e IV.


    II e IV.    Resposta correta


    II e III.


    I e III.


    I e IV.


Pergunta 2

/1


Os haletos orgânicos são convenientemente utilizados em reações de eliminação. Na ruptura da ligação, o halogênio permanece com os elétrons da ligação e um íon é produzido no meio reacional. A depender do halogênio, a quebra da ligação pode mais fácil ou mais difícil.


De acordo com as informações apresentadas e seus estudos sobre eliminação, é possível afirmar que um haleto orgânico contendo como halogênio o átomo de iodo facilita a reação de eliminação porque:


    a força da base conjugada formada é menor.     Resposta correta


    o iodo já tem seu octeto completo, o que desestabiliza a ligação entre ele e ocarbono.



    o iodo possui alta eletronegatividade, o que facilita sua quebra, uma vez que atrai os elétrons da cadeia carbônica.


    o iodo é mais estável na forma de íon.

    Incorreta:


    o deslocamento da nuvem eletrônica por indução é mais intenso.


Pergunta 3

/1


As reações de substituição possuem mecanismo distintos. Entretanto, em determinados casos, pode haver competição entre os mecanismos de substituição SN2 e SN1, sendo que fatores como carga dos reagentes, concentração, estabilidade dos intermediários e solvente atuam favorecendo um mecanismo ou outro.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reações de substituição em haletos de alquila, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):


I. ( ) Em concentrações elevadas do nucleófilo, a substituição SN2 é favorecida.


II. ( ) O mecanismo SN1 é favorecido pelo aumento da reatividade do nucleófilo.


III. ( ) No mecanismo SN2, a reatividade do carbocátion reduz do carbocátion mais substituído para o menos substituído.


IV. ( ) No mecanismo de substituição SN1, o uso de solvente polar aumenta a velocidade da reação quando os precursores não são carregados.


V. ( ) Quando o haleto de alquila e o nucleófilo são neutros, a redução da polaridade do solvente favorece que a reação de substituição ocorra pelo mecanismo SN2.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    V, F, F, V, F.    Resposta correta


    F, F, V, V, F.


    F, V, F, V, V.


    V, F, V, F, V.


    V, V, F, F, V.


Pergunta 4

/1


Em uma reação, inúmeros parâmetros são relevantes, como concentração dos reagentes, tipo do solvente escolhido e métodos para a recuperação dos produtos. A alteração destes e de outros parâmetros pode resultar em tempos de reação diferentes, além de maior ou menor rendimento.


Considerando essas informações e o que foi estudado sobre mecanismos das reações orgânicas, analise os tópicos a seguir e associe-os a suas respectivas características.


1) Solvente.


2) Catalisador.


3) Destilação.


4) Equilíbrio.


( ) Forma de remover do meio racional o produto obtido.


( ) Permite o contato entre os reagentes.


( ) Setas em sentidos opostos.


( ) Aumenta a velocidade da reação.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    3, 4, 1, 2.


    2, 3, 4, 1.


    1, 4, 2, 3.


    3, 1, 4, 2.    Resposta correta


    4, 2, 3, 1.


Pergunta 5

/1


A observação de fenômenos químicos envolvendo compostos orgânicos, desde a Antiguidade até os dias de hoje, desperta curiosidade dos químicos, de modo que inúmeras reações são constantemente estudadas devido a sua grande importância.


Considerando o que foi estudado sobre reações orgânicas, pode-se dizer que, para compreender melhor as reações químicas, é imprescindível o conhecimento das funções orgânicas porque:


    se torna possível prever a pressão na qual a reação ocorre.


    dessa forma é possível prever como as moléculas irão interagir entre si.    Resposta correta


    os parâmetros reacionais, como temperatura, podem ser alterados e, assim, novos produtos são obtidos.


    assim a reação pode ser acelerada mesmo na ausência de catalisador.


    isso reduz a necessidade de determinação experimental dos produtos.


Pergunta 6

/1


A reação de substituição unimolecular SN1 possui uma cinética de primeira ordem, relacionada à concentração dos reagentes, ou seja, se houver aumento da concentração, a velocidade tende a aumentar proporcionalmente. Entretanto, esse mecanismo de substituição não é amplamente difundido em processos de síntese.


De acordo com as informações apresentadas e seus estudos sobre substituição, é possível afirmar que a substituição pelo mecanismo SN1 é lenta porque:


    a molécula orgânica possui ligações fracas, o que reduz a velocidade da reação, uma vez que a quebra deve ocorrer em um ponto específico da molécula.


    sua reação, na prática, precisa ser realizada lentamente para que se tenha maior pureza dos produtos.


    ocorre em solução anidra, sendo necessária a evaporação da água antes de iniciá-la.


    depende da ionização da molécula orgânica. 

    Resposta correta


    compete com a formação do carbocátion.


Pergunta 7

/1


As reações de adição ocorrem em moléculas biologicamente importantes, como nas enzimas. O mesmo tipo de reação também é utilizado na síntese de fármacos e cosméticos. Existem diferentes mecanismos para que tais reações ocorram, sendo os mais comuns a adição nucleofílica e a eletrofílica.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre reações de adição, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):


I. ( ) A velocidade da reação de adição depende da quantidade de substituintes.


II. ( ) O meio aquoso em uma reação de adição favorece a substituição de halogênios.


III. ( ) Aldeídos e cetonas sofrem adição eletrofílica.


IV. ( ) Um alquino, ao reagir com excesso de cloro, sofre duas adições.


Agora, assinale alternativa que apresenta a sequência correta:


    F, V, V, F.


    V, V, F, F.


    V, F, V, F.


    V, F, F, V.    Resposta correta


    F, F, V, V.


Pergunta 8

/1


Na prática, as reações de eliminação e substituição podem competir entre si. Para prever qual mecanismo prevalece, é fundamental o conhecimento dos diferentes aspectos de cada reação. Além disso, é necessária a avaliação dos reagentes que irão participar das reações.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre competitividade das reações de substituição e eliminação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).


I. ( ) Um haleto orgânico com um substituinte alquila é mais suscetível à eliminação pelo mecanismo E2.


II. ( ) Uma reação pode ter produtos de eliminação e substituição.


III. ( ) O tamanho da base pode influenciar no mecanismo de reação predominante.


IV. ( ) Em uma reação, os mecanismos SN1 e E1 têm interações distintas.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    F, V, V, F.    Resposta correta


    V, V, F, F.


    V, F, V, F.


    V, F, F, V.


    F, V, F, V.


Pergunta 9

/1


As reações de eliminação tendem a seguir alguns parâmetros, sendo possível a obtenção de mais de um alceno, no qual a posição da dupla ligação é alterada. Esse fato pode ser observado na reação de eliminação do butenol, na qual cerca de 88% do produto obtido é o 2-buteno e 12% é o 1-buteno.


Considerando essas informações e o que foi estudado sobre eliminação, analise os tópicos a seguir e os associe a suas com suas respectivas características.


1. Regiosseletividade.


2. Regra de Zaitsev.


3. Eliminação de dois halogênios.


4. Impedimento estérico.


( ) Dieno.


( ) Alceno mais substituído.


( ) Interação da base com o hidrogênio mais exposto.


( ) Diferentes produtos.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    3, 2, 4, 1.    Resposta correta


    2, 3, 1, 4.


    4, 2, 1, 3.


    4, 1, 3, 2.


    1, 4, 2, 3.


Pergunta 10

/1


Reações químicas podem ser classificadas de diferentes formas de acordo com o aspecto observado na reação, sendo comum que uma única reação possa ser classificada de mais de uma forma. Assim, ao final cabe ao químico escolher qual classificação é mais adequada em determinada situação.


Considerando essas informações e o que foi estudado sobre classificação das reações orgânicas, analise os tópicos a seguir e os associe a suas respectivas características:


1) Molecularidade.


2) Catálise.


3) Homólise.


4) Heterólise.


( ) A fração da molécula permanece com os elétrons da ligação.


( ) A distinção entre as fases é visível na reação.


( ) Produz radicais.


( ) Quantidade de reagentes que participam da reação.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


    2, 4, 1, 3.


    3, 1, 2, 4.


    4, 2, 3, 1.    Resposta correta


    1, 3, 4, 2.


    1, 4, 2, 3.






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