Farmacognosia Aplicada Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

O parênquima é um tecido de preenchimento amplamente distribuído pelo corpo da planta (raiz, caule, flor e folhas), constituído por células vivas e com o vacúolo grande. Esse tecido pode armazenar diversas substâncias em suas células, de acordo com a espécie. Alguns compostos podem ser utilizados para fins terapêuticos ou alimentícios, como por exemplo, na batata doce, em que ocorre o acúmulo de grande quantidade de amido.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a histologia vegetal, pode-se afirmar que o colênquima e esclerênquima formam o/a:




sustentação vegetal: o colênquima formado por células vivas em pleno crescimento e o esclerênquima formado por células mortas em plantas adultas. Resposta correta


preenchimento: o colênquima formado por células de paredes finas que acumulam amido e o esclerênquima constituído de tecidos que armazenam água.



Incorreta:

condução: o colênquima formado por células que conduzem água e sais minerais e esclerênquima constituído por células que conduzem seiva elaborada.



meristemático: o colênquima formado por células que darão origem às raízes e esclerênquima por células precursoras do caule adulto.



meristema secundário: o colênquima formado por células responsáveis pela oxigenação do xilema secundário e esclerênquima formado por células responsáveis por originar o floema secundário, também conhecido por líber.



Pergunta 2


O cultivo pelo processo de domesticação das plantas medicinais pode ser uma atividade de resgate das populações vulneráveis por meio de suas práticas e da ligação com o ambiente, ou seja, possibilita a manutenção do saber popular atrelado ao desenvolvimento econômico. Para estabelecer um cultivo e transformá-lo em matéria-prima, faz-se necessário conhecer uma gama de fases da cadeia produtiva.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o cultivo das plantas medicinais, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante o processo de cultivo, colheita e pós-colheita:


( ) Secagem.


( ) Preparo da área para o cultivo.


( ) Beneficiamento.


( ) Escolha da espécie.


( ) Colheita.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




4, 2, 5, 1, 3. Resposta correta



5, 1, 3, 2, 4.



3, 1, 5, 2, 4.



5, 4, 2, 1, 3.



1, 4, 2, 3, 5.



Pergunta 3


Leia o excerto a seguir:


“Nas últimas décadas, o uso de plantas medicinais cresceu em território nacional e o valor mundial desse mercado está cada vez maior. No que tange a segurança, eficácia e qualidade dos produtos, tem se tornado preocupação constante das autoridades reguladoras. Para o bom entendimento do mercado de plantas medicinais e da farmacobotânica, faz-se necessário entender diversos termos essenciais.” 


Fonte: CARVALHO, B. C.; SILVEIRA, D. Drogas vegetais: uma antiga nova forma de utilização de plantas medicinais. Brasília Med., v. 48, n. 2, p.219-237. 2010. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/282672848_Drogas_vegetais_uma_antiga_nova_forma_de_utilizacao_de_plantas_medicinais>. Acesso em: 17 jun. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a farmacobotânica, analise as afirmativas a seguir:


I. Drogas vegetais são plantas medicinais, ou parte delas, que apresentam as substâncias ou classes de compostos ativos responsáveis pela ação terapêutica após a estabilização e secagem.


II. Farmacógeno e droga vegetal são sinônimas, podendo ser utilizados sem distinção nas prescrições.


III. Princípio ativo é a substância que potencializa a ação terapêutica do remédio, principalmente quando fortificamos a forma farmacêutica.


IV. Produtos naturais podem ser obtidos de fontes vegetais, animais, microrganismos ou até mesmo mineral. Esses compostos são utilizados com finalidade terapêutica.


Está correto apenas o que se afirma em:


Ocultar opções de resposta 


I e IV. Resposta correta



I, II e III.



II e III.



III e IV.



I, II e IV.



Pergunta 4


Quanto à origem, as plantas do mangue são o elo de quando as plantas estavam em processo de transição do ambiente aquático para terra firme. Essa vegetação desenvolveu diversas adaptações que permitem sua sobrevivência, incluindo, principalmente, a fixação em solos pouco firmes. Os manguezais apresentam características muito específicas que condicionam a presença de um pequeno número de espécies vegetais.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos de raízes em anatomia vegetal, analise as afirmativas a seguir:


I. As chamadas raízes escoras são projeções do caule que ampliam a área de sustentação das plantas permitindo a fixação em solos lamacentos.


II. As raízes escandentes propiciam a fixação em superfícies pouco firmes, assim como as raízes tuberosas.


III. Plantas adaptadas aos ambientes desérticos podem possuir caule tipo cladódio.


IV. O rizoma é um tipo de raiz que cresce horizontalmente ao solo e é subterrâneo, podendo apresentar partes aéreas. O gengibre é um exemplo de rizoma.


Está correto apenas o que se afirma em:



I e III. Resposta correta



I e IV.



II e III.



II e IV.



I, III e IV.



Pergunta 5


Os seres vivos são constituídos por células, consideradas a unidade fundamental da vida. As células são diferentes conforme o organismo. Em seres procariontes, por exemplo, não possuem núcleo definido. Já nos eucariontes, o material genético é envolvido por membrana, formando um núcleo individualizado. Entre as células eucariontes, podemos destacar dois tipos: a célula animal e a célula vegetal. Esses tipos celulares possuem características estruturais e funcionais que permitem sua diferenciação.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que a célula vegetal é diferente da célula animal, porque:


Ocultar opções de resposta 


possui a parede celular (confere resistência), o vacúolo (controla a entrada e saída de água) e os cloroplastos (responsáveis pelo processo fotossintético). Resposta correta


Incorreta:

possui o retículo endoplasmático rugoso (sintetiza as proteínas), lisossomos (produzem e estocam os lipídeos) e DNA (isolado no núcleo por uma membrana).



apresenta o citoesqueleto (conjunto de fibras e túbulos proteicos), o RNA (envolto por proteínas histonas) e retículo endoplasmático liso (armazena os lipídeos).



demonstra mitocôndrias (produção energética da célula), algo observado somente nos vegetais que são fotossintetizantes, cloroplastos (responsáveis pelo processo fotossintético) e o núcleo separado por membrana.



apresenta microtúbulos (conferem a forma de cubo, observado nos vegetais), membrana plasmática (fornece a rigidez necessária para delimitar o crescimento) e o aparelho de Golgi.



Pergunta 6


Leia o excerto a seguir:


“Os óleos essenciais são empregados e explorados há cerca de 3.500 anos pela humanidade com ampla utilização, principalmente, na perfumaria e cosméticos, tais substâncias encontram também significativa aplicabilidade na indústria alimentícia por contribuir no reforço ou na melhora da qualidade sensorial dos alimentos. Apesar da variedade de estruturas que compõem os terpenos, eles são constituídos por unidades base chamados de isopreno (5C).” 


Fonte: FELIPE, L. O.; BICAS, J. L. Terpenos, aromas e a química dos compostos naturais. Quím. nova esc. São Paulo, v. 39, n.2, p. 120-130, 2017. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_2/04-QS-09-16.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o metabolismo primário e secundário, analise as afirmativas a seguir:


I. Os diterpenos são assim denominados por serem formados por duas unidades de isopreno.


II. Os terpenos são oriundos do ácido mevalônico e do piruvato/3-fosfoglicerato.


III. Os terpenos podem atrair polinizadores e entram na constituição de hormônios.


IV. Os terpenos podem ser armazenados em tricomas glandulares e no parênquima.


Está correto apenas o que se afirma em:




II, III e IV. Resposta correta



II e IV.



I e II.



I, III e IV.



III e IV.



Pergunta 7


Leia o excerto a seguir:


“A camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert], destaca-se pelas propriedades farmacológicas da flor, especialmente, aquelas relacionadas ao óleo essencial, tais como atividades anti-inflamatória e calmante. A ação terapêutica e cosmética de um extrato vegetal deve-se, principalmente, à concentração das substâncias presentes. São inúmeros os fatores que podem influenciar a presença das mesmas, e dentre eles podemos citar a genética na indução das rotas biossintéticas, a variabilidade morfogenética e os estádios de desenvolvimento da planta.”


Fonte: PEREIRA, N.P.; MIGUEL, O. G.; MIGUEL, M. D. Composição química do óleo fixo obtido dos frutos secos da [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] produzida no município de Mandirituba, PR. Revista Brasileira de Farmacognosia. V. 15, n.4, p. 334-337, out./dez. 2005. <https://www.scielo.br/pdf/rbfar/v15n4/a13v15n4.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a morfologia vegetal externa e o metabolismo secundário, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):


I. ( ) A parte masculina da flor é chamada de androceu, formada pelos estames.


II. ( ) A flor da camomila possui inflorescência tipo capítulo.


III. ( ) A maioria das flores são monoicas, evitando a autofecundação e garantindo a variabilidade genética.


IV. ( ) A concentração dos compostos ativos podem sofrer variações intraplanta, dificultando a utilização da planta herbácea como um todo.


V. ( ) Os fenólicos são formados por, pelo menos, dois anéis aromáticos, onde um hidrogênio é substituído pelo grupo hidroxila.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Ocultar opções de resposta 


V, V, F, V, F. Resposta correta



V, F, F, V, V.



V, V, F, F, F.



F, V, F, F, F.



F, V, V, F, V.



Pergunta 8


Leia o excerto a seguir:


“A qualidade das plantas medicinais e aromáticas é de fundamental importância, e esses parâmetros são obtidos mediante o processo produtivo que devem apresentar aspectos técnicos que definem a viabilidade econômica da prima para a indústria farmacêutica e/ou alimentícia”.


Fonte: MARCHESE, J. A.; FIGUEIRA, G. M. O uso de tecnologias pré e pós-colheita e boas práticas agrícolas na produção de plantas medicinais e aromáticas. Rev. Bras. Med., Botucatu, v.7, n.3, p.86-96, 2005. Disponível em: <http://www.sbpmed.org.br/download/issn_05_3/artigo_revisao.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a farmacoérgasia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):


I. ( ) O plantio das plantas medicinais pode ser realizado em qualquer local, desde que seja distante de fontes de contaminação, como fossas e esgotos.


II. ( ) É possível fazer o uso de herbicidas e inseticidas em plantas medicinais desde que seja efetuada a retirada de sujidades provenientes da aplicação.


III. ( ) A colheita do material vegetal deve ser realizado com instrumentos afiados para evitar maiores danos aos tecidos da planta.


IV. ( ) A seleção de linhagens, variedades ou quimiótipos altamente produtivos são alguns dos métodos utilizados para obtenção de plantas com elevada concentração de metabolitos secundários.


V. ( ) A tecnologia de transformação genética direcionada às plantas medicinais trouxe grandes avanços na indústria farmacêutica, principalmente por aumentar a produção do metabolito.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:




F, F, V, V, F. Resposta correta



V, V, F, F, F.



F, F, F, V, V.



F, V, F, V, F.



V, F, F, V, F.



Pergunta 9


Leia o excerto a seguir:


“A síntese de metabólitos secundários em uvas, principalmente resvetrol, está associado aos fatores ambientes que podem ativar os mecanismos de defesa da planta. Esses fatores podem ter origem biótica, como os agentes microbianos ou abióticos, como os elicitores que podem envolver vários estímulos físicos e mecânicos. Dessa maneira, o ultrassom atua como elicitor abiótico aumentando a quantidade de metabolito secundário.”


Fonte: COMARELLA, C. G. et al., Polifenóis totais e avaliação sensorial de suco de uvas Isabel tratadas com ultrassom. Braz. J. Food Technol., v. 4, mai. 2012, p. 69-73. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/bjft/v15nspe/aop_bjft_15e0112.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2020.


O metabolismo secundário em plantas pode ser estimulado de várias formas com o objetivo de aumentar a síntese da substância de interesse. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o metabolismo, analise as afirmativas a seguir:


I. Folhas ricas em compostos fenólicos podem ser secas a pleno sol, uma vez que os compostos protegem os tecidos da radiação solar.


II. Existem três tipos de reações que compõem o metabolismo dos seres vivos, que são: anabólicas, catabólicas ou de biotransformação.


III. Os alcaloides são compostos orgânicos cíclicos que possuem um átomo de nitrogênio inserido no anel principal como característica básica.


IV. Ao contrário dos alcaloides, os compostos fenólicos são desprovidos de cheiro, sendo esse um fator de distinção entre os grupos de metabolitos.


V. Ritmo circadiano é o mesmo que ciclo de 24 horas (dia e noite).


Está correto apenas o que se afirma em:




II, III e V. Resposta correta



I, IV e V.



III, IV e V.



I, II e III.



I, II, III e IV.



Pergunta 10


As plantas produzem grande variedade de substâncias químicas que, para facilitar a compreensão, são divididos em duas vertentes: metabólitos primários e secundários. O metabolismo primário é considerado essencial à manutenção da vida, enquanto o metabolismo secundário produz compostos atrelados à competição ambiental.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a constituição e função do metabolismo secundário, pode-se afirmar que o metabolismo secundário se distingue do primário, porque:


Ocultar opções de resposta 


confere valor adaptativo em relação ao ambiente, sendo restrito a determinados grupos de plantas e não é considerado essencial para que a planta complete seu ciclo.Resposta correta



é fundamental para a produção de carboidratos e proteínas nos vegetais, propiciando, ainda, o desenvolvimento das partes submersas e emersas de árvores de grande porte.



é considerado essencial para a planta, uma vez que produz alcaloides, fundamentais para o catabolismo das macromoléculas.



é dispensável para a planta, entretanto, distribui hormônios ao longo de seu corpo.



é considerado essencial para que a planta sintetize os ácidos nucleicos como RNA e DNA.






Nenhum comentário:

Postar um comentário