Kimono - curiosidades da cultura japonesa.

No Mundo Oriental a muitas culturas e costumes bem diferentes do que nos conhecemos conheça algumas curiosidades da cultura japonesa:


O kimono e uma roupa tradicional do Japão, usada há décadas por ancestrais e passada a diante.

Kimono significa em japonês ‘’coisa de vestir’’, o kimono e usado quanto por homens quanto por mulheres. 


A palavra Kimono começou a ser usada no ocidente no século 16, espanhóis e portugueses que chegavam ao Japão procuravam o que os japoneses estavam vestindo, e eles respondia apenas Kimono ( coisa de vestir ). 


Geralmente os kimonos masculinos tem as cores sóbrias e são amarrados com uma tira de tecido , os femininos são fechados com uma faixa largas.


Tipos de kimono.


Existem vários tipos de kimonos, ate parece brincadeira para nos mas no Japão kimono e coisa seria representa muito na cultura japonesa, e que é passado de geração a geração.


Kurotomesode - “mangas curtas preto”, kimono preto com profusa decoração das coxas para baixo e com 5 kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas.


Irotomesode - “mangas curtas colorido”, kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com profusa decoração das coxas para baixo e com 5 kamons (escudos de família) impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Usado com um obi de brocado dourado, é um kimono menos formal que o kurotomesode, e é usado por mulheres casadas que são parentes próximas dos noivo e da noiva num casamento.


Furisode - “mangas que balançam”, kosode feminino cujas mangas possuem 70 cm a 90 cm de comprimento. É o kimono formal das moças solteiras, ricamente estampado, fechado com obi em brocado multicolorido e brilhante amarrado em grandes laços nas costas.


Houmongi - “traje de visita”, kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com profusa decoração em um dos ombros e uma das mangas, e das coxas para baixo, sem kamons (escudos de família).


Tsukesage - Comparado ao houmongi, o tsukesage tem uma decoração um pouco mais discreta e é considerado menos formal que o houmongi.


Iromuji - kimono de uma só cor, que pode ter textura mas sem decoração em outra cor, usado principalmente em Cerimônias do Chá. Pode ter um pequeno bordado decorativo ou um kamon (escudo de família) nas costas.


Komon - “estampa pequena”, kimono feito com seda estampada com desenhos pequenos repetidos por toda a peça.


Tomesode - “mangas encurtadas”, kosode feminino de seda, forrado em seda de cor diferente, cujas mangas possuem 50 cm a 70 cm de comprimento.


Yukata - kimono informal de algodão estampado, sem forro. Mulheres usam os de grandes estampas, geralmente de flores, com obi largo, e os homens usam os de pequenas estampas, com obi estreito.


Personagens de animes que usam kimonos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário