Guia completo sobre como desenhar mangá

Novo para desenhar Manga? Procurando alguma inspiração ou para enfeitar seu processo? O Guia Completo sobre Como Desenhar Mangá é um dos principais recursos da arte de mangá na Internet e fornece uma visão bastante abrangente sobre como começar a desenhar os caracteres de estilo Mangá. Comece nesta página com nossa visão geral ou vá direto para um dos tutoriais específicos abaixo.

Então você é fã de mangá e tem paixão pelo desenho?

Ótimo! Você está no lugar certo.

Este guia é voltado para o iniciante ao artista intermediário que quer mergulhar de cabeça no mundo da criação de personagens de mangá. Primeiro, vamos ver algumas ferramentas que você precisará. É recomendável uma mesa digitalizadora ou algum tipo de bloco de desenho digital, bem como software de arte digital, como o Corel Painter . Você também precisará de um lápis e papel para fazer seu esboço inicial e um scanner para colocar a imagem no seu PC. É sobre isso, realmente ... Além do tempo, motivação e determinação.

O que esperar deste tutorial?
Eu vou dividi-lo em algumas seções, então é mais fácil de seguir. Nós estaremos cobrindo tudo, desde o design inicial do seu personagem , passando por esboços e pinturas, até sombreamento e coloração. Nem todos os mangás são criados iguais - há toneladas de nuances dependendo do tipo de estilo em que você está. Por causa disso, estaremos nos concentrando (ao menos em mais detalhes) em desenhar olhos, rostos e diferenças em personagens masculinos e femininos. Para manter as coisas simples, este tutorial irá se concentrar em desenhar a cabeça de um personagem. Confira outros tutoriais mais tarde para dicas mais avançadas sobre corpos, poses, mãos, pés, etc.

Então você vai. Depois de reunir todas as ferramentas, você está pronto para começar.

Seção 1 - Criando uma ideia para o seu personagem de mangá
Esta parte deve ser um pedaço de bolo, certo? Você tem um milhão de idéias flutuando em sua cabeça - tudo que você precisa fazer é escolher uma.

Mais fácil falar do que fazer, eu sei. Mas para este tutorial, vamos começar com um simples humano (masculino ou feminino).

Uma vez que você tenha algo em mente, comece a colocar alguns rabiscos muito ásperos de como você quer que as coisas pareçam. É aqui que você descobre as características, a expressão, o estilo geral do personagem, etc. Não se concentre no trabalho de linha de qualidade ou em nada aqui - você só precisa de algo como base para o seu esboço real. É uma ótima idéia usar algo como referência ao descobrir como você deseja que os recursos do seu personagem sejam vistos. Encontre algumas imagens on-line de personagens de mangá que você gosta, ou até mesmo use fotos de pessoas reais. Tudo o que funciona melhor para você.

Alguns ótimos recursos para encontrar uma boa variedade de personagens são Pinterest , Anime Planet e My Anime List .



Seção 2 - Esboçando seu personagem
Agora vem a parte divertida. Pegue um pedaço de papel novo e limpo, seu lápis favorito e faça desenhos. Se você não gosta de métodos tradicionais, você pode usar um tablet ou um bloco de desenho e fazer o seu esboço diretamente no seu computador. Não é o futuro grande?




Como este tutorial foca na cabeça, parece um bom lugar para começar.

Usando uma leve pressão, comece com o formato básico da face (não se preocupe com o cabelo ou com quaisquer outros recursos). Quando estiver satisfeito com o tamanho, o ângulo e a forma, você pode começar a traçar onde deseja que os olhos, ouvidos, nariz e boca fiquem de pé.

Agora, você pensaria que os olhos seriam bastante intuitivos para desenhar, visto como todos os têm e você os vê o tempo todo. Eles são, na verdade, uma das partes mais difíceis para os artistas caírem com habilidade - especialmente em personagens de mangá, já que tendem a ser muito mais expressivos.


Por causa disso, os olhos recebem sua própria pequena seção neste tutorial.

Seção 2.1 - Desenho de olhos de mangá
Existem provavelmente centenas de estilos diferentes que você pode usar para os olhos, mas vamos apenas passar por cima do básico. Por razões óbvias, os olhos masculinos diferem muito dos olhos femininos, assim como os olhos “maus” parecem muito diferentes dos olhos de “bons rapazes”. Poderíamos passar horas examinando cada nuance, então, para este tutorial, vamos simplificar.

Se você estiver interessado, este quora anwser é uma explicação razoavelmente abrangente (se não completa) do que diferentes aspectos dos olhos poderiam significar ao desenhar seu mangá.

Vamos começar com um olho de mangá feminino básico primeiro. Comece desenhando uma linha curva (lembre-se de pressionar levemente), onde a parte superior da pálpebra e os cílios se assentarão. A partir daqui, você vai querer desenhar uma grande forma oval por baixo, aproximadamente a mesma largura e a primeira linha que você fez. Deixe um lado do oval aberto (este será preenchido mais tarde durante o processo de coloração).

Agora você deve ter algo que está começando a parecer um olho. Se por algum motivo você não estiver feliz com isso até agora, apenas apague e comece novamente. É por isso que você está pressionando tão levemente com o lápis. Quando a tinta começa, não há como voltar atrás.

Dentro deste primeiro oval, você vai querer desenhar outro oval menor que é ligeiramente sobreposto no topo pelos cílios. Em seguida, desenhe outra oval ao redor da pupila para representar a íris (a parte colorida do olho). Se você está cansado de desenhar ovais, muito ruim ... Há mais vindo.

Esta próxima parte é algo muito comum entre os olhos de personagens de mangá e anime.

Reflexos de luz.

Para os interessados, essas reflexões são chamadas de “ catchlights ” tanto no cinema quanto na fotografia.

Faça um pequeno oval perto do topo do olho, cobrindo principalmente a íris, mas também um pouco da pupila. Desenhe um segundo, deve oval menor no lado oposto do olho, cobrindo a área onde a íris encontra o branco do olho.


Vamos fazer as pestanas parecerem um pouco mais… lascivas. Na parte de baixo da linha que você fez inicialmente para os cílios, desenhe algumas curvas menores perto do lado de fora do olho para dar mais detalhes.

Agora estamos chegando a algum lugar. O que é um bom olho sem uma sobrancelha? Desenhe outra linha curva mais grossa acima do contorno dos olhos até a forma de sua primeira linha de cílios. Quanto de uma curva você desenha e em que ângulo depende inteiramente de você, dependendo de qual expressão você está procurando. Brinque com algumas idéias diferentes em algum papel para ter uma idéia. A partir daqui, sinta-se à vontade para adicionar mais alguns cílios ou linhas de detalhes onde quiser.

E aí você tem - a arte do olho de mangá feminino.

Agora vamos tentar desenhar um olho masculino. O conceito geral é praticamente o mesmo, mas você verá as diferenças.

Primeiro, desenhe sua linha curva de cílios como fez para o olho feminino. Em seguida, desenhe uma segunda linha curva (um pouco mais fina desta vez) por baixo para representar os cílios inferiores. Esta linha não deve ser tão longa quanto a que está no topo.

Perto do meio do topo, desenhe um pequeno círculo para a pupila e envolva-o com um meio círculo maior para a íris. Mais uma vez, a expressão é inteiramente sua. Você notará que a quantidade de íris exposta pode mudar drasticamente a emoção que o personagem está mostrando. Para dar a este olho uma aparência mais masculina, desenhe algumas curvas ao redor dos cantos dos olhos para enfatizar as rugas na pele, e uma linha longa e fina acima dos cílios para fazer a pálpebra se destacar.

Tudo o que resta agora é a sobrancelha. Faça uma linha grossa e curvada acima da pálpebra superior e posicione-a no ângulo que achar melhor. Para as sobrancelhas masculinas, elas tendem a variar de espessura - geralmente são mais largas no meio, com pontas muito estreitas, mas sinta-se à vontade para estilizá-las como quiser.

E isso é como desenhar olhos de mangá padrão. Mais uma vez, existem centenas de estilos diferentes, mas todos parecem seguir um método bastante rudimentar. Brinque com diferentes abordagens para ver o que funciona melhor para você.



Seção 2.2 - Desenho de Rostos
Seu personagem tem uma cabeça? Verifica.

Seu personagem tem olhos incríveis? Verifica.

Seu personagem tem alguma outra característica que a maioria dos seres humanos tem? Não, então vamos consertar isso.

Comece desenhando linhas muito fracas na cabeça para marcar onde você quer colocar o nariz e a boca. Como os olhos, existem várias maneiras de desenhar um nariz. Para a maioria dos personagens de mangá e anime, narizes são compostos de apenas uma linha ou duas e alguns sombreados. Não há detalhes pesados ​​em narinas ou pontes ou qualquer coisa assim - uma linha vertical simples que se curva levemente para um lado é tudo que você precisa.



A boca é um pouco mais complicada, já que é quase tão expressiva quanto os olhos. Vamos em frente e desenhe uma boca fechada básica com um pequeno sorriso. Novamente, isso consistirá apenas em algumas linhas e alguns sombreamentos, mas você pode experimentar um pouco mais com ele. Desenhe uma linha sob o nariz em torno do comprimento de uma pupila até a outra e faça uma ligeira curva. Em seguida, mantendo a mesma forma, desenhe uma linha curva mais curta e mais grossa sob a primeira. Isso distingue o lábio inferior.

Isso é realmente sobre tudo o que há para narizes e bocas simples. Para outros recursos, como restolho, rugas, cicatrizes ou manchas, você pode brincar com várias técnicas. Apenas lembre-se de manter suas linhas fracas para poder fazer alterações facilmente.

Agora que você tem a cabeça do seu personagem com todos os recursos faciais necessários, é provavelmente um bom momento para adicionar algumas orelhas e cabelos (a menos que você goste de careca… Bald também é legal).

As orelhas são relativamente simples, a menos que você as mostre bem de perto. Para este tutorial, eles serão bem básicos. Normalmente, as orelhas devem ir de cerca do topo dos olhos para a parte inferior do nariz. Normalmente, é uma boa ideia olhar para uma imagem de uma orelha como referência durante essa parte, para que você possa ter uma ideia mais sólida da forma. Obviamente, o lóbulo da orelha será mais espesso do que a ponta da orelha, mas depende inteiramente de você decidir o tamanho que deve ter ou a forma que parece melhor.

Cabelo de mangá - é onde você pode realmente usar sua imaginação. Curto, longo, encaracolado, reto, pontudo, franja, amarrado para trás. As opções são quase infinitas. Vamos simplificar, no entanto.

Muito levemente, desenhe um contorno áspero do cabelo. Não se preocupe com partes ou pontos ou algo parecido ainda. Apenas se concentre em onde você quer que a linha do cabelo se acomode e como ela deve ficar em volta dos ouvidos. A partir daqui, você pode começar a experimentar comprimentos, franjas e mais detalhes. Ao contrário do cabelo realista que é composto de milhões de fios individuais, o cabelo manga é desenhado em várias seções ou aglomerados. Uma vez que a forma do cabelo é como você gosta, você pode começar a adicionar algumas linhas mais finas ao longo das diferentes seções do cabelo para indicar a maneira como ele flui e onde as sombras vão estar.

Seção 3 - Pintando Seu Desenho
Tudo bem - as coisas devem estar muito boas neste momento. Você tem seu personagem desenhado do jeito que você gosta e você está pronto para mergulhar na tinta. Não há como voltar atrás neste passo.


Pegue uma caneta de ponta fina de qualidade (ou uma caneta mais escura se estiver usando um tablet) e, muito devagar e com cuidado, examine suas linhas. É melhor não levantar a caneta até a metade de uma linha - tente manter um traçado de caneta firme e estável. Depois que tudo estiver bem delineado, deixe secar um pouco e depois apague cuidadosamente as linhas de croqui que restarem. Se feito corretamente, você deve ficar com um desenho muito limpo do seu personagem.

Se você está usando uma mídia digital ou caneta e papel, Tom Richmond tem um ótimo tutorial de tinta se você quiser dar uma olhada.

Seção 4 - Coloração e sombreamento
Você está chegando perto de terminar. Animado ainda?

Se você usou um tablet ou bloco de desenho, sua imagem já deve estar no seu computador. Você pode ir em frente e abri-lo em Painter ou qualquer outro programa que você preferir usar para sombrear e colorir.

Se você criou seu esboço no papel, certifique-se de que ele esteja livre de qualquer fragmento e digitalize-o no seu PC.

Quando se trata de software de edição de imagens, as possibilidades são infinitas. Há centenas de livros por aí que abordam todos os recursos e oferecem milhares de dicas e truques, mas vamos mantê-lo básico para este tutorial e fornecer uma visão geral muito ampla do que é aplicado em coloração e sombreamento digitalmente.

Então, agora você deve ter sua imagem no seu computador. Vá em frente e abra seu desenho no seu programa de escolha.

É uma boa ideia separar áreas do desenho em várias camadas. Crie uma camada para o fundo, uma camada para o cabelo, uma camada para a pele e uma camada para os olhos. Isso facilita as coisas se você cometer um erro e precisar desfazer algo.



Escolha a área com a qual gostaria de começar e, com a ferramenta pincel e a cor de sua preferência, comece a preencher o espaço em branco. Leve o seu tempo para que você não saia das linhas (a ferramenta de ampliação ajuda a preencher esses lugares pequenos e difíceis de alcançar). Repita este passo para cada camada até que toda a sua imagem seja colorida como você gosta.

Se você está satisfeito com as cores do seu personagem, você pode passar para o sombreamento. O sombreamento é bem parecido com o que você acabou de fazer, mas você vai querer usar uma ferramenta de pincel maior e mais macia e passar por cima da seção do cabelo que deve ser mais clara que o restante. Acertar a iluminação pode ser muito desafiador, então use uma imagem para referência ou continue brincando até conseguir algo que goste.



Como eu disse, usar o software de edição de imagens pode ser muito, muito complicado. Então, aproveite o tempo para experimentar coisas novas e ver o que você pode criar.

Quando terminar, você poderá recolher todas as camadas e exportar sua imagem para um formato .img, .png ou qualquer outro formato de arquivo de sua preferência.

Então, como foi? Se esta foi a primeira vez que você desenhou mangá, continue praticando. Quanto mais você desenhar e editar, melhor você se tornará. Uma vez que você sente que tem o básico, confira alguns tutoriais mais avançados e talvez um dia você publique seu próprio mangá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário