Hachuras o que são e como usa-las - Arte no Papel Online
TUTORIAL DESENHOS
Hachuras o que são e como usa-las

Hachuras o que são e como usa-las

TUTORIAL DESENHOS

DESCRIÇÃO

Hachuras são linhas paralelas dispostas umas sobre as outras com o intuito de se criar uma diferenciação tonal ou textura num desenho. São muito utilizadas em vários mangás ( quase todos ).

Isso acontece porque elas são exatamente a solução de um grande problema para quem desenha mangá:

como fazer tonalidades e movimentos de ação em um desenho totalmente em preto e branco?

As hachuras possuem três planos principais ( alguns desenhistas desenham quatro no máximo ), observe:





Há pessoas que acham o uso de hachuras muito difícil, e provavelmente por bons motivos: desenhar linhas lado-a-lado, e em seguida umas em cima das outras, exige bastante técnica.


Graças às ferramentas digitais à nossa disposição, e através do uso de retículas (bastante utilizadas nos mangás), é fácil perceber porque o uso de hachuras é considerado antiquado.O importante mesmo é como o artista pode utilizar essa ferramenta e explorar novas possibilidades nos seus trabalhos. O uso de hachuras depende de desenhista para desenhista.

Abaixo estão alguns estilos simples de hachuras, para quem desejarem aprimorar seu estilo.
Observe antes esta página retirada de uma revista de desenho:



Como você pode observar, as hachuras devem ser feitas e rápidos e precisos movimentos para quando for desenhar uma imagem em movimento, e devem seguir uma ordem de desenho quando for desenhar sombreado e tonalidade.

TIPOS DE HACHURA

1) (TIGHT) Linhas precisas e bem próximas. Um plano é desenhado a 90 graus e outro a 45.

2) (ORGANIC) Traçado orgânico. Tem uma aparência mais suave, leve.

3) (WILD) Linhas rápidas, desorganizadas. Traçado agitado e cheio de energia.

4) (CONTOUR) Linhas que seguem os contornos da superfície.



PADRÃO “MOIRÉ”
Quando um plano sobreposto não possui muita variação direcional, você pode terminar com um efeito como o mostrado abaixo. Ele parece pouco harmonioso e tirará a atenção do seu desenho.

CONTORNOS
Quando você vai representar um objeto 3D como um crânio, você deve utilizar linhas de contorno (contour), evite ao máximo as linhas retas e qualquer outro tipo de lina simétrica para desenhar um objeto com contorno definido.

GRADIENTES
Há dois padrões de hachuras gradientes. O da esquerda, mostra as linhas que acabam de maneira curta e repentina. Entretanto, no da direita há um esforço maior de se aumentar a transição através do uso de linhas mais finas que se “dissolvem” a partir de um plano para o outro, criando assim diferentes efeitos degradé.

CONSISTÊNCIA
Não existe uma forma “correta” de se fazer hachuras, mas a consistência, em qualquer estilo que você decidir seguir já é mais que meio caminho andado para que seu trabalho tenha uma aparência e acabamento aceitáveis.

Espessura consistente. Manter uma linha reta é mais fácil com uma caneta de ponta não-flexível, como uma caneta técnica (nanquim). Caso você esteja utilizando um pincel ou uma caneta-tinteiro ou de ponta flexível, você terá maiores dificuldades em manter linhas retas.
Observe os exemplos abaixo:

Entretanto consistência no traço e alterações nas espessuras das linhas são dois aspectos que são trabalhados juntos, e que exigem bastante concentração dos artistas.

Veja também mais páginas da revista que você viu no começo deste tutorial:


0 AVALIAÇÕES:

Comentários