Imunologia Clinica Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Leia o trecho a seguir:

“Além disso, enquanto os números de células são mantidos dentro de limites bastante estreitos eles podem ser bastante amplificados sob demanda.Esses números enormes de células são descendentes imediatos de células precursoras em maturação que surgem de um conjunto menor de células progenitoras. As células progenitoras surgem de um conjunto ainda menor de células-tronco hematopoiéticas (HSCs), que se pensa estar principalmente em estado de repouso ou não-divisão e têm capacidade de se auto-renovar (e assim manter seus números).”


Fonte: SCIEFF, C. A. Overview of hematopoietic stem cells. UpToDate. 2020.Disponível em: <https://uptodate.com/contents/overview-of-hematopoietic-stem-cells>. Acesso em: 21 mai. 2020.




A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre a hematopoese, analise as afirmativas a seguir:




I. Células natural killer constituem a resposta específica do sistema imune.


II. Plasmócitos são responsáveis pela formação de imunoglobulinas.


III. Eritrócitos são responsáveis pela defesa contra bactérias e vírus.


IV. A doença renal pode causar anemia através da deficiência de eritropoetina.




Está no correto apenas o que se afirma em:


Ocultar opções de resposta 


I e IV.



III e IV.



II e III.



I e II.



II e IV.


Resposta correta


Pergunta 2

1

/

1

O medicamento Filgrastim ou fator estimulador de colônias, ao estimular a leucopoese, é indicado para diminuir a incidência de infecção, como evidenciado na neutropenia febril em pacientes com neoplasias não mielóides que recebem medicamentos anticancerígenos mielossupressores associados a uma incidência significativa de neutropenia grave com febre.




Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imunohematologia e hematopoese, pode-se afirmar que a perda da primeira linha de defesa do sistema imunológico ou resposta inata envolve a deficiência principalmente de:


Ocultar opções de resposta 


Linfócitos B, Linfócitos T citotóxicos e imunoglobulinas.



Epitélio íntegro, macrófagos e neutrófilos.


Resposta correta


Linfócitos B, Linfócitos T citotóxicos e plasmócitos.



Linfócitos B, plasmócitos e imunoglobulinas.



Linfócitos T citotóxicos, plasmócitos e imunoglobulinas.



Pergunta 3

1

/

1

Leia o trecho a seguir:


“A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança. A crise de dor é o sintoma mais frequente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais frequente nos ossos e nas articulações, porém, pode atingir qualquer parte do corpo. Possui duração variável, podendo ocorrer várias vezes ao ano e geralmente é associada ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez.”


Fonte: BIBLICOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Anemia Falciforme. Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/437-anemia-falciforme#:~:text=Anemia%20falciforme%20%C3%A9%20uma%20doen%C3%A7a,se%20mais%20facilmente%2C%20causando%20anemia.> . Acesso em: 10 jun. 2020. (adaptado).




A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre imuno-hematologia, analise as afirmativas a seguir:




I. A anemia é uma doença caracterizada pela queda de hemoglobina que pode originar comprometimento no transporte de oxigênio aos tecidos.


II. A anemia falciforme pode ser diagnosticada a partir da alteração nos valores de hemoglobina e RDW evidenciados no eritrograma.


III. A anemia é uma doença definida pelo aumento do número de trombócitos ou plaquetas durante a eritropoiese.


IV. O leucograma corresponde ao principal exame para avaliar a ocorrência de anemias ou outros distúrbios relativos aos glóbulos vermelhos.




Está no correto apenas o que se afirma em:


Ocultar opções de resposta 


II e IV.



I e II.


Resposta correta


III e IV.



I e IV.



II e III.



Pergunta 4

1

/

1

Leia o trecho a seguir:


“A mensuração sérica das imunoglobulinas IgG, IgA e IgM é útil em todos os casos nos quais existe a deficiência dos anticorpos, ao passo que os níveis de IgE são usados na identificação de numerosas causas monogênicas de deficiência de anticorpos e a imunoglobulina IgD sérica não é utilizada no diagnóstico de imunodeficiência.”


Fonte: BUTTE, M.J., STIEHM, E.R. Laboratory evaluation of the immune system. UpToDate.2019. Disponível em: <https://uptodate.com/contents/laboratory-evaluation-of-the-immune>. Acesso em: 21 mai. 2020.




Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as funções das imunoglobulinas, pode-se afirmar que imunodeficiências de IgM podem afetar a resposta imunológica principalmente em:


Ocultar opções de resposta 


infecções crônicas, pois o IgM apresenta alta especificidade e capacidade de danificar alvos do próprio organismo.



parasitoses, pois promovem a vasodilatação do tecido afetado e permitem o recrutamento de anticorpos específicos ao local.



infecções agudas, visto que estão em níveis aumentados nesses processos e apresentam com alta avidez.


Resposta correta


infecções relacionadas à presença agentes infecciosos nas “portas de entrada” do organismo, visto que são elas que atuam nas mucosas e secreções.



processos alérgicos, pois possuem capacidade de sensibilizar mastócitos e estimular a liberação de histamina.



Pergunta 5

1

/

1

Leia o trecho a seguir:


“A sensibilidade e a especificidade de um teste não podem ser usadas para estimar a probabilidade de doença em pacientes individuais. No entanto, eles podem ser combinados em uma única medida chamada razão de verossimilhança, clinicamente mais útil que sensibilidade ou especificidade. As taxas de probabilidade fornecem um resumo de quantas vezes mais (ou menos) os pacientes com uma doença provavelmente terão um resultado específico do que os pacientes sem a doença.”


Fonte: AKOBENG, A.K., Understanding diagnostic tests 2: likelihood ratios, pre‐ and post‐test probabilities and their use in clinical practice. Wiley on line Library, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1651-2227.2006.00179.x>. Acesso em: 06 jun. 2020.




Considerando o texto apresentado e o conteúdo abordado sobre a avaliação de testes diagnósticos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:




I. A razão de verossimilhança ou likelihood ratio agrega maior confiança ao resultado de um teste diagnóstico ao ser comparada com o valor preditivo.


Porque:


II. O valor preditivo está relacionado com a prevalência da enfermidade em uma determinada população estudada.




Agora, assinale a alternativa correta:


Ocultar opções de resposta 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.



As asserções I e II são proposições falsas.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


Resposta correta


Pergunta 6

1

/

1

Leia o trecho a seguir:


“Os principais achados ao exame foram lesões exulceradas na mucosa oral, semelhantes a aftas. Biópsia foi utilizada em 95% dos casos, imunofluorescência direta em 17,4% e indireta em 8,7%. A prednisona foi a opção terapêutica em 78% dos pacientes, enquanto o deflazacort foi usado em 22%. A dapsona foi associada em 4 casos. Obtivemos controle da doença em 74% dos casos e perda do seguimento após melhora parcial em 13% dos pacientes. Observamos maior dificuldade no controle da doença no sexo masculino (p=0,04).”


Fonte: MIZIARA, I. D.; FILHOII, J. A. X.; RIBEIRO, F. C.; BRANDÃO, A. L., Acometimento oral no pênfigo vulgar. Rev. Bras. Otorrinolaringol. vol. 69, no. 3 São Paulo, maio/Jun. 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-72992003000300005>. Acesso em: 13 jun. 2020.




Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre ensaios conjugados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):




I.  ( ) A rodamina é um tipo de radioisótopo usado em radioimunoensaios para identificar a presença de reação/positividade do teste.


II.  ( ) Na imunofluorescência indireta ocorre a adição de um anticorpo secundário marcado para ligação no anticorpo antígeno de interesse.


III. ( ) A aplicação de um fluorocromo está relacionada com a capacidade de formar ligações covalentes com moléculas proteicas.


IV. ( ) O carbono 14 possui aplicação em radioimunoensaios, sendo útil para identificar reações positivas através de leituras de radioatividade.


V. ( ) A positividade da reação a partir de marcadores, como o FITC, é avaliada através da leitura pelo microscópio de fluorescência.




Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Ocultar opções de resposta 


V, F, V, F, V.



V, F, V, V, F.



F, V, V, V, V.


Resposta correta


F, V, F, V, V.



F, V, V, F, F.



Pergunta 7

1

/

1

Leia o trecho a seguir:


“O impacto dos imunoensaios de diagnóstico, sejam eles RIA, EIA ou ELISA, em pacientes, clínicos e no sistema de saúde em geral é praticamente insuperável. As pesquisas adicionais de Perlmann incluíram citotoxicidade de linfócitos humanos e seleção de imunógenos e mapeamento de epítopos para o desenvolvimento da vacina contra a malária. O grupo de Engvall aplicou a ferramenta de medição ELISA à parasitologia (malária e triquinose), microbiologia e oncologia.”


Fonte: LEQUIN, R.L., Enzyme Immunoassay (EIA)/Enzyme-Linked Immunosorbent Assay (ELISA) Clinical Chemistry, V. 51, N. 12, 1. dez. 2005, pp. 2415–2418. 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1373/clinchem.2005.051532>. Acesso em: 13 jun. 2020.




Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre ensaios conjugados, é correto afirmar que, em relação aos radioimunoensaios, os ensaios imunoenzimáticos apresentam:


Ocultar opções de resposta 


maior estabilidade de reagentes e superioridade quanto à especificidade.


Resposta correta


superioridade quanto ao LR+ devido ao uso de Carbono 14.



maior especificidade devido à utilização de 135Iodo.



superioridade quanto à sensibilidade, que permite descartar a ausência de doenças e classificar o indivíduo como sadio.



maior sensibilidade devido à leitura de radioatividade se a reação for positiva.



Pergunta 8

1

/

1

Durante a avaliação da relevância de um método diagnóstico, foram observados os seguintes resultados dentro de uma população de 100 indivíduos infectados: verdadeiros positivos (VP)= 70; falso negativo (FN) = 30; verdadeiro negativo (VN) = 20; falso positivo (FP)= 80.




Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a avaliação de testes diagnósticos, é correto afirmar que o teste acima apresenta respectivamente:


Ocultar opções de resposta 


sensibilidade= 80% e especificidade= 70%.



sensibilidade= 20% e especificidade=30%.



sensibilidade= 70% e especificidade= 20%.


Resposta correta


sensibilidade= 30% e especificidade= 80%.



sensibilidade= 20% e especificidade= 80%.



Pergunta 9

1

/

1

Leia o trecho a seguir:


“A solução para esse problema aguardaria a descoberta do fator Rh, ocorrida em 1937, por Wiener e Landsteiner, sendo importante também para elucidar a causa da doença hemolítica perinatal. O novo fator de sangue foi nomeado fator Rh, pela maneira como foi descoberto: utilizou-se coelhos imunizados com hemácias do macaco Rhesus, produzindo então um soro anti Rhesus. Como os anticorpos são produzidos especificamente contra determinado antígeno, estudos mostraram que o anti Rh originalmente observado é diferente do anti Rh humano.”


Fonte: BATISTETI, C.B.; CALUZI, J.J., ; ARAUJO, E.S.N., LIMA, S.G., O sistema de grupo sanguíneo Rh, 2007. Disponível em: <http://www.abfhib.org/FHB/FHB-02/FHB-v02-06.html>. Acesso em: 13 jun. 2020.




Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre tipagem sanguínea, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):




I.  ( ) Indivíduos Rh D+ podem receber doação de sangue tipo Rh D+ e Rh D-.


II.  ( ) A hemólise pode ocasionar lesões no sistema nervoso e icterícia no feto após nascimento.


III. ( ) Mulheres com potencial para engravidar são limitadas a receber hemácias Rh D negativas para transfusão.


IV. ( ) Indivíduos Rh D negativos podem receber doação de sangue do tipo Rh D+


V. ( ) A eritroblastose fetal é caracterizada por anemia falciforme severa cujo diagnóstico ocorre no nascimento.




Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Ocultar opções de resposta 


F, V, F, V, V.



F, V, V, F, F.



V, F, V, F, V.



V, V, V, F, F.


Resposta correta


V, F, V, V, F.



Pergunta 10

1

/

1

Leia o trecho a seguir:


“Todo ano a Agência Mundial Antidoping publica uma lista atualizada com as substâncias proibidas, ou seja, define qualquer substância farmacológica que não é abordada por qualquer uma das secções subsequentes da lista e sem aprovação atual por qualquer regulamentação governamental autoridade de saúde para uso terapêutico humano (por exemplo, drogas em desenvolvimento pré-clínico ou clínico ou descontinuada, drogas sintéticas, substâncias aprovada apenas para uso veterinário é proibida em todos os momentos.


Fonte: BOPPRE, G.F. Agentes dopantes no esporte: o uso da eritropoetina (EPO). Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, ano 21, Nº 225, fev. 2017.Disponível em: <https://efdeportes.com/efd225/agentes-dopantes-no-esporte-o-uso-da-epo.htm>. Acesso em: 09 jun. 2020.




Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre imunohematologia, analise as afirmativas a seguir:




I. A eritropoetina possui ação no processo de maturação e de proliferação dos glóbulos vermelhos. 


II. A eritropoetina produzida pela medula óssea possui papel essencial na hematopoese, visto que induz a maturação de trombócitos. 


III. A eritropoetina promove indiretamente maior oferta de oxigênio nos tecidos, o que justificaria seu uso no esporte.  


IV. A suplementação adequada de aminoácidos, vitamina B12 e ácido fólico pode substituir a deficiência de eritropoetina.




Está no correto apenas o que se afirma em:


Ocultar opções de resposta 


I e II.



II e III.



III e IV.



II e IV.



I e III.





Nenhum comentário:

Postar um comentário