Salvando Vidas: Compreendendo a Manobra de Heimlich


Compreendendo a Manobra de Heimlich


A Manobra de Heimlich é uma técnica que salva vidas e tem sido usada há décadas para ajudar pessoas que estão sufocadas. É um método simples, mas eficaz, de desalojar alimentos ou outras obstruções das vias aéreas, permitindo ao indivíduo respirar novamente. Neste ensaio, exploraremos as origens e definição da Manobra de Heimlich, bem como sua importância e eficácia no salvamento de vidas. Também discutiremos quando e como realizar a Manobra de Heimlich, bem como os cuidados a serem tomados ao fazê-lo.



A Manobra de Heimlich, também conhecida como compressões abdominais, é uma técnica usada para desalojar um objeto que está bloqueando as vias aéreas. Foi introduzido pela primeira vez pelo Dr. Henry Heimlich em 1974 e desde então se tornou uma técnica amplamente reconhecida e praticada para salvar vidas. A Manobra de Heimlich funciona criando um aumento repentino de pressão no tórax e abdômen, que força o objeto para fora das vias aéreas.





As etapas para realizar a Manobra de Heimlich


A manobra de Heimlich é uma técnica usada para desalojar um objeto preso nas vias aéreas de uma pessoa, evitando asfixia e potencialmente salvando sua vida. Para realizar a manobra, o primeiro passo é ficar de pé ou ajoelhar-se atrás da pessoa que está sufocando. Em seguida, passe os braços em volta da cintura deles, posicionando-se diretamente atrás deles. Isso permite que você tenha uma pegada segura e aplique pressão suficiente para desalojar o objeto.





Depois de segurar com segurança, feche o punho com uma das mãos e coloque-o acima do umbigo da pessoa, entre o umbigo e a caixa torácica. Com a outra mão, segure o punho e empurre-o rápida e vigorosamente para cima, em direção ao abdômen da pessoa. Essa pressão repentina aumenta a pressão intra-abdominal, empurrando o objeto obstrutivo para fora das vias aéreas. É importante empurrar para cima e para dentro, como se estivesse levantando a pessoa do chão. Repita este movimento até que o objeto seja desalojado.






É importante ressaltar que a manobra de Heimlich só deve ser realizada em adultos e crianças maiores de três anos. Além disso, se a pessoa estiver grávida, a técnica deve ser modificada para evitar pressão sobre o útero. Se a pessoa estiver inconsciente ou incapaz de ficar em pé, a manobra pode ser realizada enquanto ela estiver deitada. É essencial agir com rapidez e confiança ao realizar a manobra de Heimlich, pois o tempo é essencial em uma emergência de asfixia.




Referências
Manobras de Desengasgo | Secretaria da Saúde. (n.d.) Recuperado November 9, 2023, de www.saude.pr.gov.br/Pagina/Manobras-de-Desengasgo
Como fazer a manobra de Heimlich em adultos ou .... (n.d.) Recuperado November 9, 2023, de www.msdmanuals.com
Manobra de Heimlich: Samu Fortaleza incentiva .... (n.d.) Recuperado November 9, 2023, de www.fortaleza.ce.gov.br
Resumo de manobra de Heimlich: diagnóstico, tratamento e .... (n.d.) Recuperado November 9, 2023, de med.estrategia.com
Manobra de Heimlich: Aprenda tudo sobre a técnica de .... (n.d.) Recuperado November 9, 2023, de blog.constamed.com.br
Desengasgo - Primeiros Socorros | Adolescentes. (n.d.) Recuperado November 9, 2023, de www.fcm.unicamp.br
Saiba como salvar uma vida ao fazer a manobra Heimlich .... (n.d.) Recuperado November 9, 2023, de www.saopaulo.sp.gov.br
Gestos que salvam! – Obstrução da Via Aérea. (n.d.) Recuperado November 9, 2023, de www.inem.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário