Desafio Colaborativo Histologia

A doença mista do tecido conjuntivo é um termos utilizado por alguns médicos para descrever um distúrbio que apresenta características de lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica e polimiosite. É mais comum em mulheres do que em homens e afeta as pessoas de todas as idades, muitas vezes com um pico de incidência durante a adolescência e por volta dos 20 anos. A causa da doença mista do tecido conjuntivo é desconhecida, mas é uma doença autoimune. 


Faça uma pesquisa sobre essa doença e associe as manifestações da doença às funções e componentes do tecido conjuntivo.


A Doença Mista do Tecido Conjuntivo (DMTC) é uma doença crônica de difícil diagnóstico é mais comuns em mulheres  e afeta pessoas de todas as idades , mas possui uma taxa alta de incidência no período da adolescência por volta dos vinte anos de idade.


Apesar de sua causa ser desconhecida, ela é uma doença autoimune (que é quando há falha no sistema imunológico resultando em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo


Geralmente, os primeiros sintomas são artrite, principalmente em mãos e fenômeno de Raynaud. Também pode inflamar os músculos, causando uma miosite, com fraqueza em braços e pernas. Sintomas gerais como dores no corpo, fadiga, cansaço inexplicável, febre, podem ocorre no início. 

A pele pode apresentar alterações, como o espessamento e manchas avermelhadas, que ocorrem nas três doenças. As alterações cardíacas e pulmonares, especialmente a hipertensão pulmonar (aumento na pressão das veias que irrigam os pulmões) podem ser graves e incapacitantes. 



doença mista do tecido conectivo (DMTC) foi descrita no ano de 1972 feito com base em estudos com soro de pacientes que tinham altas taxas de anticorpo. O conceito original a caracteriza como uma entidade clínica com manifestações de lúpus eritematoso sistêmico (LES),  esclerose sistêmica (ES), dermatopolimiosite  (DPM) e pela presença do anti-RNP. Os principais achados dessa doença difusa costumam ser edema de mãos, artrite,  fenômeno de Raynaud , miosite inflamatória e esclerodactilia.


Os tecidos conjuntivos são compostos de dois tipos de moléculas de proteína: 

Colágeno – As proteínas de colágeno são classificadas em vários tipos e os tecidos do corpo constitui deles em várias quantidades.

Transtornos Herdados do Tecido Conjuntivo: São tipos de transtornos que um grupo diversificado de doenças que afetam principalmente as articulações, pele e sistemas cardiovasculares.


Esta doença é uma doença rara, por se tratar de uma combinação de doenças autoimunes o diagnóstico é bastante complexo. 


Fonte : https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1460/doenca_mista_do_tecido_conectivo.htm

Fonte: https://rheumatismo.com.br/doenca-mista-do-tecido-conjuntivo#:~:text=Geralmente%2C%20os%20primeiros%20sintomas%20s%C3%A3o,febre%2C%20podem%20ocorre%20no%20in%C3%ADcio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário