Desenho de olhos de mangá

Como funciona um olho real
Para desenhar olhos de mangá, é importante que primeiro entendamos a estrutura dos olhos reais.

Primeiro nós começamos com o globo ocular. O globo ocular é uma esfera 3D dentro da cabeça humana. Há uma íris na ponta do olho e uma pupila localizada no centro dela. A imagem abaixo mostra como os globos oculares se parecem do lado, da frente e como é girado parcialmente para o lado.

Na realidade, o globo ocular não é perfeitamente redondo, uma vez que a lente dos olhos está ligeiramente levantada do globo ocular. Para testar isso sozinho, feche os olhos e coloque gentilmente um dedo nas pálpebras fechadas. Mova seus olhos ao redor e você será capaz de sentir um ponto ligeiramente elevado.









Observe a área frontal do olho cortada com as linhas pontilhadas acima? Essa é a área plana onde a lente dos olhos vai, criando o ligeiro solavanco. A pupila do olho está localizada no ponto plano.

Mais depois do salto.




Todo mundo tem dois olhos trabalhando juntos, então você pode pensar no par como dois globos oculares trabalhando juntos em uma vara. Quando você vira o pau, você também vira os olhos. Olhos de mangá também funcionam assim.









Os globos oculares são cobertos por pálpebras que envolvem a área. Na realidade, as pálpebras não ficam ao redor dos globos oculares, mas a parte importante a ser observada aqui é a forma como as pálpebras superiores e inferiores envolvem o olho.












As pálpebras também têm uma espessura.







Ao olhar para os olhos de baixo, a pálpebra superior é desenhada com linhas duplas para indicar a espessura. Ao olhar para os olhos de cima, a pálpebra inferior é desenhada com linhas duplas para indicar a espessura.



Uma coisa importante a lembrar é que os olhos e sua área circundante não são planos.









Os cílios são pêlos muito curtos que crescem a partir da borda da pálpebra. Ambos os olhos mangás e olhos reais têm estes, mas eles são especialmente pronunciados nos olhos de mangá. A direção de seus movimentos é mostrada na figura acima. Os cílios na pálpebra superior desce um pouco antes de saltar para longe do globo ocular.















Às vezes, nos olhos de mangá, normalmente não desenhamos todos os cílios. Em vez disso, ele pode ser desenhado como uma única linha grossa e depois colorido de preto, como mostrado no desenho à esquerda.







O primeiro passo é começar construindo linhas para formar a forma do olho. Nesta fase, use apenas marcas de lápis de luz. Em seguida, delineie a forma dos cílios e, em seguida, encha-a de preto.




Cílios grossos são comumente desenhados para os olhos das garotas de mangá.



















Abaixo está como o olho esquerdo se parece de diferentes ângulos.






Continua na parte II.



COMO DESENHAR OLHOS DE MANGÁ

Os olhos são uma parte importante do rosto. Dá personalidade aos seus personagens, transmite emoções e basicamente muda a aparência do seu personagem. É também a parte em que você pode injetar mais vida do que em qualquer outro lugar.


Partes do olho

A imagem acima compara um olho humano realisticamente desenhado a um típico olho mangá. Ambos os tipos de olhos têm as mesmas partes, embora as formas sejam desenhadas de maneira diferente. Nos olhos mangás, as pálpebras superiores e inferiores nem sempre se juntam, e assim a esclera (a parte branca do olho) nem sempre tem um contorno claro. Além disso, mesmo que ambas as íris acima sejam redondas, os olhos de mangá também podem ser desenhados de forma oval, como você pode ver nas seções a seguir.


Formas básicas dos olhos


Aqui estão algumas formas básicas comuns usadas para desenhar olhos de mangá.



Olhos retangulares são comumente usados ​​para personagens masculinos em mangás shonen. Você pode brincar com o retângulo inclinando-o para cima ou para baixo, alterando seu comprimento / largura ou variando a nitidez dos cantos dos olhos.


Os olhos arredondados têm uma aparência mais suave e, assim, você descobrirá que muitas personagens femininas são desenhadas com esses olhos. Você também pode desenhar olhos arredondados para seus personagens masculinos mais jovens.

Há muitas maneiras pelas quais os olhos podem ser desenhados, por exemplo, os olhos de gato desenhados acima. Então, da próxima vez que você estiver lendo mangá ou assistindo a um anime, comece a observar as muitas maneiras pelas quais os olhos podem ser desenhados.





É claro que essas diretrizes não são definidas, portanto sinta-se à vontade para experimentar desenhando seus personagens com diferentes formas de olho.

Mais depois do salto.



Observe como você não precisa delinear o olho inteiro conectando as pálpebras superiores e inferiores. No entanto, você sempre pode se juntar a eles para criar os olhos de gato.

Dica: Certifique-se de que a íris toque ou esteja ligeiramente coberta pela pálpebra superior. Não deixe um espaço em branco entre a íris e a pálpebra superior, a menos que queira transmitir certas expressões, como choque ou surpresa.



Os olhos também podem ser desenhados em um ângulo para dar uma sensação diferente. A imagem da esquerda mostra olhos normais, olhos em ângulo descendente e olhos em ângulo ascendente.

Ao criar um personagem de mangá, escolha um tipo de olho que esteja de acordo com a personalidade do seu personagem.










Cílios


Para as pálpebras, desenhe muitas linhas sobrepostas para criar cílios grossos. Adicione alguns fios individuais para um efeito extra. Esse tipo de cílios é comumente usado para desenhar os olhos das garotas de mangá para deixá-las bonitas.





Dica: Ao desenhar os olhos das meninas, desenhe o contorno da íris também.


Há cílios nas pálpebras superiores e inferiores, mas os da pálpebra superior são mais longos. As direções do seu movimento são mostradas na figura acima. Os cílios na pálpebra superior se curvam para cima e para longe dos olhos, enquanto os cílios na pálpebra inferior se curvam para baixo e para longe.


Você nem sempre tem que desenhar os cílios com destaque, ou mesmo em tudo. Por exemplo, ao desenhar os olhos dos meninos, basta simplesmente engrossar a pálpebra superior, deixando a pálpebra inferior fina. Você pode então adicionar um pequeno cílio na pálpebra superior para uma aparência limpa.


Sombreando a íris
Depois de desenhar a forma dos olhos, você pode pensar em como deseja colorir a íris.

Você pode adicionar vários destaques (as bolhas brancas) de tamanhos variados.


Você pode sombrear a parte superior dos olhos para criar uma sombra.




Há muitas maneiras de a íris ser sombreada. Algumas das coisas que você pode brincar incluem:


Variando o tamanho do aluno,
Fazendo o aluno oval em vez de redondo,
Adicionando diferentes números de destaque (as bolhas brancas) no olho,
Quão escuras são as diferentes partes do olho, etc.
Desde o primeiro olho que eu desenhei, você pode ver que é até possível simplesmente deixar a íris branca. Fazendo isso, dê ao personagem uma aparência única.

O olho nº 2 tem dois destaques, um no topo e outro no fundo. O olho nº 3 é desenhado com uma pequena pupila, um pequeno destaque no canto superior esquerdo e uma íris levemente sombreada. Observe que o contorno da íris deixa uma abertura onde o destaque é. O olho nº 4 tem o seu canto inferior direito desenhado parcialmente fora da íris. O olho nº 5 tem sombreamento preto e branco simples. O olho nº 6 tem uma pequena bolha branca sobrepondo a pupila.


Estas são apenas algumas das muitas maneiras de colorir os olhos, então comece a observar como seus artistas de mangá favoritos o fazem e desenvolva seu próprio estilo!

Também preparei uma imagem de um conjunto de olhos em branco, repetido 12 vezes em um papel de tamanho A4, que pode ser impresso para prática (clique na imagem para aumentá-la). Você pode usar isso para praticar diferentes maneiras de sombrear a íris sem ter que continuar redesenhando os olhos.


Passo a passo


Aqui está um guia passo a passo de como você pode desenhar um olho de mangá.






Etapa 1
Pense na forma do olho que você deseja e desenhe levemente o contorno.

Etapa 2
Desenhe a íris no meio do olho.

Passo 3
Escureça a parte superior e inferior das pálpebras, assim como a íris. Em seguida, apague a parte da luz das pálpebras.

Etapa 4
Esboce o padrão da íris que você deseja. Em seguida, desenhe os destaques, sombras, a pupila. Além disso, desenhe uma única linha curva acima da pálpebra superior, se quiser pálpebras com dupla camada.

Passo 5
Colora ou sombreie a íris.

6
Desenhe os cílios e adicione os últimos retoques nos olhos.



COMO DESENHAR OLHOS DE MANGÁ


Olhos De Diferentes Ângulos





Os olhos parecem diferentes quando vistos de diferentes ângulos. À medida que a vista se desloca da frente para a vista de perfil (da esquerda para a direita na imagem acima), o olho que está mais longe desaparece lentamente atrás do nariz até que já não consiga vê-lo na vista de perfil.


Geralmente, os dois olhos devem ser desenhados com a mesma altura, independentemente do ângulo de visão. Isso é verdade para os olhos de garotas de mangá.

O desenho abaixo mostra a visão de cima dos globos oculares e como eles são colocados ao longo da superfície curva da cabeça.



Os globos oculares estão localizados nas órbitas dos olhos da cabeça, que são basicamente buracos ao longo da superfície curva da cabeça. Agora, porque essas superfícies são curvas, o contorno do olho muda dependendo se elas são vistas de frente, ou em um ângulo baixo ou alto.


Quando visto de um ângulo baixo, a linha dos olhos inclina-se para baixo em ambas as extremidades. Como resultado, os cantos internos de ambos os olhos são mais altos que os cantos externos dos olhos.

Quando visto diretamente da frente, os olhos formam uma linha reta.

Quando vista a partir de um ângulo elevado, a linha dos olhos inclina-se para cima em ambas as extremidades, o que resulta no canto interior do olho desenhado abaixo dos cantos exteriores dos olhos.


Os desenhos abaixo de uma garota manga são um exemplo de como os olhos devem ser desenhados quando vistos a partir de um ângulo baixo, ângulo normal e ângulo alto.

As diretrizes mencionadas acima aplicam-se não apenas quando o ângulo de visão é alto ou baixo, mas também quando seu personagem é desenhado olhando para cima ou olhando para baixo. Por exemplo, o ângulo baixo também pode ser usado se seu personagem estiver olhando para cima, e o ângulo alto também pode ser usado para quando seu personagem estiver olhando para baixo.







Os olhos, pálpebras, sobrancelhas e cílios parecem diferentes quando extraídos de vários ângulos. O desenho acima de uma garota de mangá mostra como seus olhos se parecem do lado, as vistas de 3/4, e diretamente da frente. Você pode se referir ao desenho acima como um gráfico de ângulos, se desejar. Pratique isso, desenhando os olhos a partir dos ângulos comuns a princípio, e depois progredindo para os ângulos mais complexos e incomumente usados.



Manga Olhos - Vista Lateral

A forma básica de um olho de mangá visto de lado é a forma de um triângulo.

As pálpebras cobrem uma superfície curva no globo ocular, uma vez que o próprio globo ocular é esférico. Portanto, ao desenhar o triângulo, desenhe as laterais do olho levemente curvadas para sugerir a redondez dos olhos.

Abaixo estão algumas variações da forma triangular básica que pode ser usada para dar aos seus personagens de mangá visuais distintos. Brincar com o triângulo, alterando o comprimento de seus lados, o grau de inclinação, ou até mesmo a redondeza dos cantos.


Observe também que no terceiro exemplo da vista lateral dos olhos de mangá acima, você não precisa delinear o triângulo inteiro do olho. Isso, no entanto, depende de você decidir pelo visual do seu personagem.


Fechamento dos Olhos


Você pode notar que no mangá é comum ter personagens que são desenhados com os olhos fechados. Desenhar personagens com os olhos fechados é uma maneira eficaz de retratar uma variedade de expressões, como alegria, tristeza ou mais. Eu já vi alguns personagens que são desenhados com os olhos permanentemente fechados o tempo todo.





Quando o olho fecha, as pálpebras superiores se movem para baixo até tocar a pálpebra inferior. Observe que a pálpebra inferior não se move para cima. A íris é lentamente coberta pela pálpebra superior quando ela se fecha.



A mesma regra se aplica ao desenhar os olhos fechados tanto na vista lateral quanto na vista frontal.



Observe como a curva dos olhos fechados do mangá afeta as emoções da garota mangá acima. Uma curva descendente das pálpebras significa que os olhos estão simplesmente fechados, enquanto uma curva para cima mostra felicidade e alegria.


Procurando direção




As pessoas normalmente olham para frente, e assim a íris e a pupila estarão no meio dos olhos. Para fazê-los parecer à esquerda ou à direita, simplesmente desenhe a íris na direção que você quer que seu personagem olhe. Lembre-se de fazer isso para os dois olhos, ou seu personagem ficará com os olhos vesgos.

Onde seu personagem está olhando dá uma indicação do que ele está sentindo / pensando, então use-o apropriadamente. Quando seu personagem está olhando para longe, ele é possivelmente tímido, olhando para o seu entorno, ou talvez se lembrando de algo. Misturar isso com as posições da sobrancelha dá uma variedade de expressões.








Continua na Parte IV


http://johnnydrawsmanga.blogspot.com/2012/09/drawing-manga-eyes-part-i.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário