Relatório de aula temas : ARTROLOGIA, MIOLOGIA, SISTEMA DIGETÓRIO, CARDIOVASCULAR, OSTEOLOGIA

TEMA DE AULA: ARTROLOGIA 
RELATÓRIO:

1. Identificar as articulações, estruturas e componentes articulares abordados em aula.

Articulação ou juntura é  a conexão entre duas ou mais  peças esqueléticas (ossos ou cartilagens ). Essas  uniões não só colocam as peças do esqueleto  em contato, como também  permitem que o crescimento  ósseo o corra e que certas  partes do esqueleto  mudem de forma durante o parto. 

Além disso, capacitam que  partes  do  corpo  se  movi mentem  em  resposta  a  contração   muscular.  Embora  apresentem  consideráveis  variações  entre  e las,  as   articulações  possuem  certos  aspectos  estruturais  e  funcionais  em  com um  que  permitem  classificá -la s  em  três  grandes  grupos:  fibrosas,  cartilagíneas  e  sinoviais .  O  critério  para  esta  divisão é o da  natureza do elemento  que  se  interpõe às  peças que se articulam .


TEMA DE AULA: MIOLOGIA
RELATÓRIO:

1. Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.

Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções. O músculo é definido  como uma  estrutura anatômica capaz  de se contrair  quando  devidamente  estimulado, em outras palavras , é capaz de diminuir sua longitude me diante  um  estímulo.  

Os músculos são divididos entres grupos com relação a sua função fisiológica:

  • Pelo sistema nervoso autônomo e sua contratilidade é exercida aos poucos e por períodos de tempos mais espaçados sendo que seu relaxamento também se dá de forma muito mais lenta. Esse tipo de músculos é encontrado nas vísceras
  • Músculos involuntários de contração rápida: constitui o músculo do coração, o miocárdio, de contração involuntária e acelerada 
  • Músculo voluntário de contração rápida: a contração desse tipo de músculo responde a um exercício da vontade consciente compreende o músculo  estriado esquelético, responsável pela locomoção humana.
Os músculos são também classificados quanto a sua localização:
Músculos superficiais ou cutâneos e músculos profundos ou aponevróticos.Este primeiro tipo encontra-se logo abaixo das peles, possuindo inserções na parte profunda da derme. Já o segundo tipo ( músculos profundos ) encontra-se abaixo de bainhas aponevróticas de revestimento. A maioria desses músculos, ligados á órgãos dos sentidos, ou em associação com órgãos do digestivo.
Os músculos que se encontram paralelos ao eixo lingitudinal do corpo, recebem o nome de rectilíneos. Ao passo que vão se inclinando sobre esse eixo, recebem o nome de oblíquos e transversos.

TEMA DE AULA: SISTEMA DIGETÓRIO 
RELATÓRIO:

1. Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.

A digestão transforma as macromoléculas do alimento em moléculas simples. Esse processo é executado pelo sistema digestório. Ele também absorve e entrega as moléculas simples para o sangue, que adistribue a todas as moléculas do nosso corpo.

O sistema digestório (ou digestivo) nos seres humanos é constituído de;
  • Boca 
  • Faringe 
  • Esôfago
  • Estomago
  • Intestino delgado
  • Intestino grosso 
  • Ânus 
Anexos ao sistema existem os órgãos: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua.

Boca

A boca é a porta de entrada dos alimentos e a primeira do processo digestivo. Ao ingerirmos alimentos, estes chegam á boca serão mastigados pelos dentes e movimentos pela língua, Acontece a digestão química dos carboidratos, onde o amido é decomposto em moléculas e glicose e maltose.

Faringe 

A faringe é um tubo que conduz os alimentos até o esôfago.

Esôfago

O esôfago continua o trabalho da faringe, transportando os alimentos até o estomago, devido aos seus movimentos peristálticos (contração involuntária)

Estômago 

No estomago, órgãos mais musculoso do canal alimentar, continua as contrações, misturando aos alimentos uma solução denominada suco gástrico, realizando a digestão doa alimentos protéicos. O suco gástrico em um liquido transparente e bastante acido produzido pelo estomago para fazer a digestão.

Intestino delgado 

O intestino delgado é um órgão dividido em três partes; duodeno, jejuno e íleo. A primeira parte do intestino delgado é formada pelo duodeno que é a seção responsável por receber o bolo alimentar ácido vindo do estômago, denominado quimo. Para auxiliar o duodeno no processo digestivo, o pâncreas e o fígado fornecem secreções antiácidas.

O pâncreas produz e fornece ao intestino delgado, suco pancreático, constituído de íons bicarbonato, neutralizando assim a acidez do quimo.

O fígado fornece a maior glândula do corpo, a bile, que é secretada continuamente armazenada em vesícula biliar.

Ao final desse processo no intestino, o bolo alimentar se transforma em um material escuro e pastoso denominado quilo, contendo os produtos finais da digestão de proteínas, carboidratos e lipídios.

As últimas partes do intestino delgado jejuno e lítio são formados por um canal longo onde são absorvidos os nutrientes. Apresenta em uma superfície interna, vilosidade que são vários dobramentos.

Intestino Grosso
O intestino grosso é um órgão dividido em três partes: ceco, colon e reto, onde ocorre a reabsorverão de água, absorção de eletrólitos (sódio e potássio), decomposição e fermentação dos restos alimentares, e formação e acúmolo das fezes.

O ceco é a primeira parte o intestino grosso recebe o nome de colon, subdividindo-se em cólon ascendente, cólon transverso, cólon sigmóide nus 

Ânus
A última e menor parte do intestino grosso é o reto, responsável por acumular as fezes, ate que o ânus a libere, finalizando o processo de digestão, Durante todo esse processo, o muco é secretado pela mucosa do intestino para facilitar o percurso das fezes até sua eliminação.


TEMA DE AULA: CARDIOVASCULAR 
RELATÓRIO:

1. Identificar as principais veias e artérias do corpo humano.
2. Identificar as partes que compõem o coração.

As veias são tubos formados por válvulas venosas que impedem o fluxo inverso do sangue. Elas possuem três camadas de parede chamadas: túnica intima (tecido conjuntivo), túnica média (tecido muscular e tecido elástico) e túnica adventícia (tecido conjuntivo flexivo).

Principais veias do corpo humano 

  • Veias pulmonares: essas veias se encarregam em  enviar sangue rico em oxigênio até o átrio esquerdo do coração.
  • Veia cava: As veias cavas (superior e inferior) são responsáveis por levar sangue pobre em oxigênio (rico em dióxido de carbono) do corpo até o átrio direito coração. Nesse ínterim, a veia cava superior transporta sangue para a parte inferior do corpo. Enquanto a veia cava inferior transporta sangue para a parte superior do corpo. Ou melhor da cabeça e dos membros superiores.
  • Veia jugular: Essa veia está localizada no pescoço e sua função é transportar o sangue venoso (rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio) do cranio para as partes do corpo.
  • Veia safena: principais veias do sistema venoso, as veias safenas são responsáveis pelo transporte de sangue de cima para baixo.

As artérias são um tipo de vasos sanguíneos que compõem o sistema cardiovascular. São responsáveis pelo transporte de sangue arterial (com oxigênio e nutrientes) do coração para todo o tecido do corpo.

A aorta é a principal artéria do corpo. É uma artéria de grande diâmetro de paredes elásticas, que contribui para estabelecer o fluxo sanguíneo. Recebe o sangue oxigenado dos pulmões, que é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração.

Identificar as partes que compõem o coração 

O coração humano é um órgão do sistema circulatório localizado na cavidade torácica com posição central levemente deslocada para a porção esquerda do peito  É formado por músculo cardíaco estriado [miocárdio], apresentando massa compreendida entre 300 a  400 gramas em pessoas adultas                    
Esse órgão possui fisiologia contrátil, coordenado por impulsos miogênicos, ou seja, originários do próprio músculo (nó sinoatrial e o nó atrioventricular), ou neurogênicos regulados a partir de estímulos nervosos emitidos pelo sistema nervoso autônomo simpático (acelerando as contrações) e parassimpático (desacelerando as contrações), impulsionando cerca de 70 a 80 pulsações por minuto. Internamente o coração é formado por quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos, sendo átrio e o ventrículo direito comunicante pela válvula atrioventricular esquerda ( tricúspide ) transportando sangue arterial ( circulação sistêmica ou grande circulação ) e o átrio ventricular esquerdo interligados pela válvula atrioventricular esquerda ( bicúspide ou mitral) transportando sangue venoso (circulação pulmonar ou pequena circulação )
Dessa forma o sangue é bombeado através do sincronismo dos átrios e ventrículos, realizando simultaneamente períodos de contrações (sístoles) e distendimento (diástole)

TEMA DE AULA: OSTEOLOGIA 


RELATÓRIO: 

1. Identificar os principais ossos componentes e suas funções  (esqueleto, pé, mão)

O esqueleto humano mais de 200 ossos que o constituem permitem que nosso corpo movimente-se e também garantem a proteção de órgãos vitais.

O esqueleto humano do tronco consta de três partes:Coluna vertebral, costelas e esterno.

Coluna vertebral 

Dentre suas funções no esqueleto humano, apresenta como principais:
  • Possibilita que a pessoa fique em pé de forma ereta
  • Movimentação membros superiores e inferiores 
  • Junto as costela promove a proteção dos órgãos  
  • Proteção da medula espinhal

A coluna vertebral, ou raque, é uma base óssea situada na região posterior do tronco, ao longo da linha mediana. Corresponde de cima para baixo, ao pescoço ( região cervical ), ao dorso (região dorsal), aos rins (região lombar ) e a bacia (região pélvica ou sacro-coccigiana). A coluna vertebral é formada por elementos ósseos superpostos as vértebras.

Mão

A mão quarto e ultimo segmento do membro superior, consta de três partes O capo ,metacarpo e os dedos.

O carpo é formado de oito ossos dispostos em duas fileira.Os da fileiras superior ( estando os dedos voltados para baixo ) são os seguinte, a contar de fora para dentro : escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. Os da segunda fileira na mesma ordem são: trapézio, trapezoid, grande osso e osso unciforme.

O metacarpo que constitui o esqueleto da palma da mão é formado por cinco ossos metacarpianos.
Os dedos (falanges), em número de cinco ( polegar,indicador, médio , anular e auricular), Cada dedo apresenta três falanges.


O pé é o quarto e ultimo segmento do membro inferior apresenta três partes: tarso, metatarso, e dedos.

TARSO – O tarso consta de sete ossos um menos que o carpo. Dois destes ossos estão situados na parte posterior do pé:o astrágalo em cima articulando-se com a tíbia  e  o  perônio; o calcâneo, em baixo,  o  mais  volumoso  dos ossos do tarso formando o calcanhar, que repousa sobre o solo. Os outros cinco ossos do tarso colocados adiante dos dois primeiros, são: o cubóide, do lado de fora, prolongado para frente o calcâneo; o escafóide, para o lado de dentro; e os três cuneiformes adiante do escafóide.

METATARSO--- O metatarso é formado de cinco ossos, os meta tarsianos prolongados, na frente, pelos dedos do pé

DEDOS- Os dedos do pé, também chamados pedartículos, são cinco, possuindo cada um três falanges. O grande pedartículo, homólogo do polegar, não tem, como este, se não duas falanges.




Nenhum comentário:

Postar um comentário