Remodelamento Ósseo e fatores que estimulam a mineralização

Remodelamento Ósseo


O Metabolismo ósseo ou também conhecido remodelação óssea é um processo onde o tecido antigo é removido e um tecido novo e saudável é formado. Esse processo do tecido maduro sendo retirado é chamado de ressorção óssea, e o do tecido novo formado é chamado de ossificação. Esses processos controlam a substituição e formato de ossos após danos sofridos como fraturas e lesões, e também serve para que o osso sirva como uma reserva de cálcio para o organismo.

A remodelação óssea acontece de diferentes velocidades nas várias partes do corpo. Por exemplo, a porção distal do fêmur é substituída a cada quatro meses ,enquanto isso, os ossos da mão são completamente substituídos durante toda a vida. No primeiro ano de vida a remodelação óssea é de quase cem por cento, enquanto nos adultos a remodelação é de aproximadamente dez por cento a cada ano.

Importante lembrar que em um adulto saudável a um equilíbrio, entre reabsorção e deposição de cálcio, caso seja depositado muito cálcio pode se formar calos ou esporas ósseas, causando dores nas articulações e dificuldades de mobilidade, caso muito cálcio seja retirado há um enfraquecimento ósseo podendo levar a fraturas.

Com o envelhecimento, nosso sistema esquelético acaba perdendo cálcio, deixando nossos ossos mais fracos. Isso acontece mais rápido com as mulheres que por volta dos 40 anos de idade por conta da perda de hormônios, e continua até que 30% do cálcio sejam perdidos nos ossos. Já nos homens  acontece por volta dos 70 anos, e essa perda não acontece antes dos 60. A perda e enfraquecimento ósseo são conhecidos com osteoporose.

Você acredita que existem fatores que estimulam a mineralização óssea? Quais? 

Sim com certeza, existem vários fatores que influenciam na remodelação óssea, a remodelação é um processo fisiológico e constante, que é regulada como mecanismos regulatórios intracelulares, influência hormonal, fatores locais e externos.

A remodelação e crescimento dependem de vários fatores. Os fatores importantes que influenciam diretamente no crescimento dos ossos, são: fatores genéticos,nutricionais,físicos e fatores hormonais.

  • Quantidade suficiente de cálcio e fósforo absorvido na alimentação do individuo
  • Obter uma quantidade suficiente de vitaminas, principalmente vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio ingerido
  • E também  o corpo precisa produzir hormônios que são responsáveis pela atividade do tecido ósseo.

Referencia bibliográficas :

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio20.php

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442006000100003

Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo.

GRUPO DE ESTUDOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário