O aumento das graduações a distancia EaD

Crescimento do quantitativo de alunos matriculados em graduações a distância no Brasil nos últimos 5 anos

Pela primeira vez a graduação a distancia superou o numero de vagas das instituições presencias, isso se deve muito à intensificação do decreto que flexibilizou abertura de pólos de ensino a distância.

No ano de 2017, quando aportaria do MEC foi publicada o Brasil, tinha 4,7 milhões de vagas de ensino a distancia e já no ano seguinte 2018 teve um salto para 52%

Levando em conta os últimos cinco anos na modalidade EaD teve um aumento de 135%. A graduação presencial aumentou de cinco milhões para 6,3 milhões. Um aumento de 26% é pouco comprado ao grande aumento da educação a distancia.

O perfil requerido para o estudante que opta pela Educação a Distância.  

Os valores reduzidos das mensalidades e a flexibilidade nos horários junto com a comodidade se adéquam do perfil do aluno, que possuem uma realidade em sua grande maioria diferente dos demais que fazem faculdade integral. A realidade é outra, quem procura uma graduação a distancia vê nela uma oportunidade de conciliar trabalho, estudo, família e financeiro. Além de comodidade, uma ótima plataforma envolvendo um cenário mais tecnológico e auxilio de professores que tem a mesma qualidade das faculdades integrais .

Características que eu acredito mais importantes para o sucesso nos estudos na metodologia EAD.

  • Planejamento
  • Motivação
  • Habilidades e conhecimentos tecnológicos

Vejo pouca diferença na aprendizagem de quem faz uma graduação EaD para quem cursa uma faculdade tradicional, o estudo a distancia tem as vantagens de ter flexibilidade no horários e aulas gravadas que podem ser revistas quantas vezes for necessário, vai do empenho de aprender de cada aluno. Os conteúdos estudados e a carga horária a ser cumprida são os mesmos, temos aulas teóricas e praticas ,e no final o diploma é valido pelo MEC igual para todos.

Graças à EAD, matrículas do ensino superior voltam a crescer

Ead vs presencial : total de vagas

Por que a graduação EAD superou a modalidade presencial em número de vagas
Por que a graduação EAD superou a modalidade presencial em número de vagas

Números de matriculas na educação superior
Graças à EAD, matrículas do ensino superior voltam a crescer
Graças à EAD, matrículas do ensino superior voltam a crescer
Interação:

  1. Concordo com grande parte do que você escreveu minha amiga, a motivação e dedicação é o que nos faz conseguir nossos objetivos. Acredito muito que o ensino na modalidade EaD traz de melhor para o aprendizado do aluno é fazer ele pesquise corra atrás de aprender através de suas buscas na internet.
  2. Os cursos de graduação EAD estão no mesmo nível dos presenciais. Sim eu acredito nisso afinal depende da dedicação de cada aluno, tem muito estudante que nas aulas presencias não está prestando atenção,o corpo está na aula e a mente não.Depende do interesse de cada um em querer aprender para se tornar um bom profissional, não só cumprir carga horária e sim aprender.
  3. Antes existia um preconceito com o ensino a distancia, mas isso vem mudando com o tempo, acredito que o período de pandemia acelerou ainda processo de ensino EaD , imagino que no futura aumente ainda mais as procuras por graduações a distancia .
Referencias de buscas :desafiosdaeducacao

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-se-confirma-como-tendencia
Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo.

GRUPO DE ESTUDOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário