Classificação de risco Mnchester


O Protocolo de Manchester é um dos métodos de triagem mais eficazes do mundo, pois ele permite que os atendimentos em hospitais sejam realizados de maneira muito mais rápida e eficaz, de acordo com a real necessidade dos pacientes, de forma justa e com tratamento imparcial para todos.


Os primeiros momentos do paciente em hospitais e unidades de saúde são imprescindíveis para a garantia de um atendimento eficiente e com menos riscos de transtornos e erros médicos. 


É por isso que muitos hospitais aplicam o Protocolo de Manchester, um método para triagem de pacientes logo após sua chegada na unidade, que são classificados por cores conforme a gravidade de cada caso.

Fonte : https://www.facebook.com/raquelmelloenf


Classificação de risco Manchester consiste em uma triagem de classificação de risco, na qual a gravidade dos casos é determinada por cores. 


Os profissionais de saúde responsáveis devem realizar uma avaliação sobre o quadro clínico em que o paciente se encontra para colocar nele uma pulseira com a cor correspondente à gravidade do caso.


Nesta etapa não se deve buscar um diagnóstico, somente a identificação do risco daquele quadro. Essa triagem é feita por um profissional de nível superior, Médico ou Enfermeiro, que possua boa comunicação, capacitação e conhecimento clínico.


Cores e Prioridades


Após a primeira avaliação os pacientes são classificados por cores, que representam suas prioridades:


Vermelho (emergência): o paciente necessita atendimento imediato (não há espera);


Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais prontamente possível (espera de até 10 minutos);


Amarelo (urgente): não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas para aguardar (espera de até 60 minutos);


Verde (pouco urgente): é o caso menos grave, que exige atendimento médico, mas pode ser assistido no consultório médico (espera de até 120 minutos); e


Azul (não urgente): é o caso de menor complexidade e sem problemas recentes. Este paciente deve ser acompanhado no consultório médico ambulatorialmente (espera de até 240 minutos).


**Caso ocorra mudança no quadro, o paciente deve informar a equipe, para que ele receba uma nova classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário