Pode tomar dipirona durante a gravidez ?

A Dipirona sódica é classificada como risco D durante a gravidez, o que significa que estudos mostram que ela traz um alto risco para a vida do feto. 


No entanto, se os benefícios superam os riscos, ele pode ser usado. Mas apenas com orientação médica, é importante manter seu médico ciente de quaisquer alterações. 


O uso pode causar agranulocitose, diminuição do número de granulócitos no sangue periférico (neutropenia), que pode predispor as mulheres grávidas a infecções. Portanto, não é um medicamento anti-inflamatório indicado durante a gravidez principalmente nos primeiros meses. 


Também é contra-indicado em mulheres lactantes devido ao seu alto risco para mulheres que estão amamentam. Depende do momento da gravidez e da saúde da mulher. Este medicamento deve ser evitado especialmente durante o primeiro e último trimestre de gravidez.


Em geral, por questões de segurança, o Dipirona não é recomendado para mulheres grávidas, pois a substância é conhecida por atravessar a barreira placentária. 


Dipirona tem vários nomes comerciais, alguns nomes conhecidos são: Novalgina, Anaador, Difebril e Nofebrin. Pode ser comprado sem receita médica e é facilmente encontrado em qualquer farmácia. A Dipirona é um medicamento muito eficaz para dor e febre. 


O que pode ser usado no lugar da Dipirona? 


O paracetamol é o analgésico de escolha durante a gravidez, sendo sempre evitadas altas doses devido à potencial hepatotoxicidade com risco classe B. Por outro lado a dipirona , por ser classificado como risco de gravidez de categoria D, e não deve ser usado ,somente quando indicado clinicamente pelo médico ).  com base em uma avaliação de risco-benefício. 


Nota: Os AINEs devem ser descontinuados antes do terceiro trimestre para evitar complicações como trabalho de parto prolongado, aumento do risco de hemorragia pós-parto, fechamento prematuro do canal arterial e hipertensão pulmonar fetal ou neonatal.


Categoria de riscos ;


  • Categoria A: em estudos controlados em mulheres grávidas, o fármaco não demonstrou risco para o feto no primeiro trimestre de gravidez. Não há evidências de risco nos trimestres posteriores, sendo remota a possibilidade de dano fetal;

  • Categoria B: os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas;

  • Categoria C: não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas;

  • Categoria D: o fármaco demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como, por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameaçam a vida, e para as quais não existam outras drogas mais seguras;

  • Categoria X: em estudos em animais e mulheres grávidas, o fármaco provocou anomalias fetais, havendo clara evidência de risco para o feto que é maior do que qualquer benefício possível para a paciente.


#informaçaoeomelhorremédio #farmaceutico #farmaceutica #farmacia #profissionaisdesaude 


Fonte e Referencias :minutosaudavel, farmaciaresumida 


Nenhum comentário:

Postar um comentário