Metodologia da Pesquisa: Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) normatiza a elaboração de trabalhos acadêmicos; isto quer dizer que todos os trabalhos de caráter científico devem ser padronizados de acordo com suas orientações, garantindo-lhes uniformidade e, ao mesmo tempo, credibilidade.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as normas metodológicas e os elementos da estrutura do artigo científico, ordene as etapas a seguir de acordo com a metodologia para a organização dos elementos pré-textuais de um artigo científico.

( ) Autor(es).

( ) Palavras-chave.

( ) Resumo.

( ) Subtítulo.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1, 3, 2, 4.

3, 2, 4, 1.

4, 1, 2, 3.

1, 3, 4, 2.

2, 4, 3, 1. Resposta correta 


Pergunta 2
1 ponto

Conforme Hildebrando de André, a dissertação objetiva supõe um exame crítico de uma questão, transmitindo conhecimento, e tem como finalidade instruir e convencer; assim, deve apresentar caráter universal, abstrato, científico, com exposição impessoal.

Fonte: ANDRÉ, H. A. Curso de redação: técnicas de redação, produção de textos. São Paulo: Moderna, 1998. (Adaptado).

Considerando essas informações sobre a dissertação objetiva e o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as afirmativas a seguir sobre as características da redação científica.

I. A redação científica deve ter uma produção que se diferencie pela objetividade.

II. A redação científica deve ter como destaque a presença do enunciador.

III. A redação científica apresenta verbos que indicam a primeira pessoa do singular.

IV. A redação científica explora expressões da norma culta com valor denotativo.

Está correto o que se afirma em:

I e IV.  Resposta correta

I, II e III.

III e IV.

II e III.

I e III.


Pergunta 3
1 ponto

A redação técnico-científica, como qualquer forma de comunicação, deve apresentar aspectos que permitam que o leitor consiga acompanhar os raciocínios organizados, no caso, pelo pesquisador, e alguns cuidados durante a elaboração precisam ser observados tendo em vista esse receptor.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos que devem ser observados na redação técnico-científica, analise os aspectos a seguir e associe-os com as suas respectivas características.

1) Clareza.

2) Coerência.

3) Objetividade.

4) Concisão.

( ) Refere-se ao texto que apresenta máxima informação com o mínimo de palavras.

( ) Refere-se ao texto que deixa de lado significados dúbios e evasivas.

( ) Refere-se ao texto que permite apenas uma interpretação.

( ) Refere-se ao texto que traz ideias nas quais falta contradição.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1, 2, 4, 3.

4, 1, 3, 2.

3, 4, 2, 1.

2, 4, 3, 1.

4, 3, 1, 2. Resposta correta


Pergunta 4
1 ponto

No dicionário, encontramos para o termo “pesquisa” informações como “busca”, “indagação”, “investigação”, “geralmente de cunho científico”. Desta maneira, quem realiza uma pesquisa está à procura de algo, pois precisa fazer uma averiguação a partir de ideia, de um problema, de uma determinada questão.

Fonte: MICHAELLIS. Dicionário de língua portuguesa. Pesquisa. São Paulo: Melhoramentos, 2008.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de estudo, analise as técnicas disponíveis a seguir e associe-as com suas respectivas características.

1) pesquisa teórica.

2) pesquisa metodológica.

3) pesquisa empírica.

4) pesquisa prática.

( ) Trata-se da pesquisa voltada para a interferência, representando uma intervenção na realidade da sociedade vigente.

( ) Trata-se daquela dedicada às maneiras de se fazer a ciência, às suas formas de realização.

( ) Trata-se daquela dedicada a medições dentro da realidade de uma determinada sociedade.

( ) Trata-se daquela que se dedica ao estudo de preceitos, suposições, hipóteses e proposições.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

3, 1, 2, 4.

4, 2, 3, 1. Resposta correta 

3, 2, 4, 1.

2, 3, 1, 4.

4, 1, 2, 3.


Pergunta 5
1 ponto

Segundo Andrade, a NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define artigo como “texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas de conhecimento”. A NBR 14724 da ABNT especifica qual a estrutura e os elementos que o trabalho um trabalho científico deve conter.

Fonte: ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. São Paulo: Atlas, 2002. p. 82.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a estrutura do artigo científico, analise os elementos a seguir e associe-os com alguns de seus respectivos itens.

1) Elementos pré-textuais.

2) Elementos textuais.

3) Elementos pós-textuais.

( ) Referências, anexos.

( ) Resumo, palavras-chave.

( ) Desenvolvimento.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1, 3, 2.

1, 2, 3.

2, 3, 1.

3, 2, 1.

3, 1, 2. Resposta correta


Pergunta 6
1 ponto

Leia o excerto a seguir:

“A relação entre o plano da expressão e o plano de conteúdo configura aquilo que chamamos de denotação. Desse modo, significado denotativo é aquele conceito que um certo significante evoca no receptor. Em outras palavras, é o conceito ao qual nos remete um certo significado.”

Fonte: FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2005. p. 113.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estilo de redação do texto técnico-científico, pode-se afirmar que a linguagem em artigos científicos:

diferencia-se daquela encontrada em textos literários. Resposta correta

segue as mesmas características dos textos jornalísticos.

diferencia-se daquela encontrada em comunicações científicas.

identifica-se com aquela encontrada em textos publicitários.

é determinada pela figuração e pela subjetividade.


Pergunta 7
1 ponto

A intertextualidade é um procedimento que ocorre quando há uma relação estabelecida entre dois textos e o novo texto é criado sob a influência do anterior; essa relação pode ocorrer de forma explícita ou de modo implícito, e seu entendimento depende do repertório do receptor.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre compreensão de contextos e compreensão de intertextos, pode-se afirmar que a leitura de textos científicos exige que o leitor:

tenha capacidade de desenvolver raciocínios, representantes de manifestações da individualidade do seu produtor.

consiga entender ideias de texto isoladas por si só, marcadas por uma posição individual e desvinculadas de situações específicas.

consiga identificar frases, orações e períodos descontextualizados, deslocados de uma situação de produção específica.

tenha capacidade de entender os trechos dos textos, relacionando-os ao todo, considerando a situação de produção, o seu contexto e outros textos. Resposta correta

tenha condições de compreender ideias desligadas de recortes históricos e de contextos específicos.


Pergunta 8
1 ponto

Leia o trecho abaixo.

“Segundo o dicionário, um esquema é uma representação gráfica, resumida, de coisas e suas relações ou funções – um diagrama, um resumo. Trazendo uma síntese das ideias principais de um texto através de palavras-chave; através do esquema, é possível adquirir conhecimentos em maior quantidade em relação àquela apresentada.”

Fonte: MICHAELLIS. Dicionário de língua portuguesa. Esquema. São Paulo: Melhoramentos, 2008. (Adaptado).

Considerando essas informações e os estudos realizados a respeito dos gêneros acadêmicos, analise os tipos de esquemas a seguir e associe-os com suas respectivas características.

1) Lineares.

2) Circulares.

3) Piramidais.

4) Sistemáticos.

( ) A organização das informações ocorre com interdependência.

( ) A organização das informações pode ter ocorrência horizontal ou vertical.

( ) A organização das informações ocorre de forma hierárquica.

( ) A organização das informações ocorre de forma cíclica.

2, 4, 1, 3.

2, 1, 3, 4.

1, 3, 4, 2.

4, 1, 3, 2. Resposta correta

3, 2, 4, 1.


Pergunta 9
1 ponto

De acordo com a demanda de informações e de conhecimentos, entre os gêneros que circulam na esfera acadêmica, são solicitados aos estudantes diferentes tipos de texto, ou seja, de gêneros acadêmicos, sendo que cada um deles atende a uma determinada necessidade de acordo com a atividade exercida, devendo seguir as características estabelecidas.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os gêneros acadêmicos, pode-se afirmar que, ocorrendo a necessidade de elaboração de uma resenha, o estudante deve:

apresentar um texto de interpretação livre a partir de uma ideia geral de um trabalho inicial.

apresentar uma descrição sobre um trabalho, trazendo um exame e uma crítica sobre ele, com posicionamento sobre sua importância. Resposta correta

o estudante deve esquematizar as ideias localizadas em um trabalho, recomendando esse trabalho.

apresentar um texto de caráter subjetivo a partir de um trabalho, elaborando uma produção que traga intertextualidade.

apresentar uma síntese sobre um trabalho, sem julgamento sobre seu conteúdo e sua importância.


Pergunta 10
1 ponto

O registro de informações feito em fichas é chamado de “fichamento”. Como procedimento dentro de uma situação de pesquisa de caráter científico, no fichamento, são resumidas as principais ideias e informações de um texto; nesse caso, o fichamento pode ser feito a partir de um artigo de revista, um livro ou uma parte dele, uma reportagem, uma notícia, entre outros.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gêneros acadêmicos e as características do fichamento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) O fichamento é utilizado em relação a obras de diferentes esferas de conhecimento.

II. ( ) O fichamento limita o aprimoramento dos estudos.

III. ( ) O fichamento exige transcrições exatas.

IV. ( ) O fichamento rejeita o uso de resumos e de esboços.

V. ( ) O fichamento necessita de informação bibliográfica.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

V, F, V, F, V. Resposta correta

V, F, F, V, V.

F, V, F, V, F.

F, V, V, V, F.

V, V, V, F, F.
Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
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