Microbiologia e Imunologia Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Pergunta 1
1 ponto

No ano de 1889, o bacteriologista Hans Christian Gram, desenvolveu a coloração que ganhou o seu nome, coloração de gram, para diferenciar as bactérias em dois grupos, o grupo que apresentava a coloração violeta escuro ou purpura foram chamadas de ___________e as que não coloração rosa ou vermelha foram chamadas de____________. Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Gram positivas e gram bactérias, respectivamente.

Gram positivas e gram negativas, respectivamente; Resposta correta

Gram negativas e gram positivas, respectivamente;

Gram coradas e gram não coradas, respectivamente;

Gram bactérias e gram negativas, respectivamente;

Pergunta 2
1 ponto

Os bastonetes gram negativos entéricos são aqueles que afetam o trato digestivo e intestinal dos seres humanos. Inúmeros microrganismos possuem essa capacidade e causam diversas doenças. Assinale a alternativa que apresenta representantes dos bacilos gram negativos entéricos.

Staphylococcus aureus e Escherichia coli;

Escherichia coli e Streptococcus.

Staphylococcus aureus e Shigella;

Staphylococcus aureus e Salmonella;

Escherichia coli, Salmonella e Shigella;

Pergunta 3
1 ponto

Em hospitais, os indices de colonização por ____________, está relacioado com o tempo de internação do paciente. Alguns estudos mostram que diversos procedimentos invasivos como cateterismo vesical e a ventilação mecânica estão relacionados com a colonização por esse agente patogênico. Assinale a alternativa que preenche corretamente esta lacuna.

Escherichia coli.

Salmonella;

Klebsiella pneumoniae; Resposta correta

Corynebacterium diphtheriae;

Listeria monocytogenes;

Pergunta 4
1 ponto

O Bacillus anthracis, é uma bactéria anaeróbica facultativa, muitas vezes forma cadeias em cultura, provoca uma doença que afeta animais como ovelhas, cavalos e alguns outros mamíferos e que pode ser transmitida para humanos. A bactéria descrita no enunciado da questão provoca qual doença?

Pneumonia;

Antraz. Resposta correta

Coqueluche;

Tuberculose;

Hanseníase;

Pergunta 5
1 ponto

Essas drogas agem de cinco modos diferentes na célula bacteriana, inibindo a síntese de parede celular, inibindo a síntese de proteínas, inibindo a replicação do ácido nucleico, danificando a membrana plasmática ou inibindo a síntese de metabólitos essenciais. Assinale a alternativa que apresenta a droga a qual o enunciado refere-se.

Antitérmicos;

Antimicrobianos; Resposta correta

Anti-inflamatório.

Analgésicos;

Antifúngicos;

Pergunta 6
1 ponto

Os gêneros: Citrobacter; Edwardsiella; Enterobacter; Escherichia; Hafnia; Klebsiella; Morganella; Proteus; Providencia; Salmonella; Shigella; Serratia e Yersinia, fazem parte de qual família de bactéria?

Família Enterococeae;

Família enterobacteriaceae; Resposta correta

Família Streptococcus.

Família Staphylococcus;

Família Micrococcaceae;

Pergunta 7
1 ponto

As drogas antimicrobianas atuam inibindo o crescimento dos microrganismos ou matando-os. Os medicamentos antimicrobianos podem ser classificados de duas formas, assinale entre as alternativas abaixo a que descreve corretamente as formas de classificação dos antimicrobianos.

Bactericidas e bacteriostático; Resposta correta

Bacteremicida e bacteriófago;

Bacteriostático e bacteriófago.

Bactericidas e bacteriófago;

Antibacteria e bacteriostático;

Pergunta 8
1 ponto

A febre tifoide é uma doença sistêmica que afeta humanos, principalmente, crianças, entre os sinais e sintomas da doença verifica-se a presença de febre, dor de cabeça, dor abdominal, diarreia ou constipação, podendo evoluir e causar prejuízos respiratórios, hepáticos e neurológicos. Quais o agente etiológico pode estar envolvido no surgimento da febre tifoide?

Corynebacterium diphtheriae;

klebsiella pneumoniae;

Staphylococcus aureus;

Salmonella Typhi. Resposta correta

Escherichia coli;

Pergunta 9
1 ponto

A capacidade que um agente infeccioso tem de produzir sintomas quando instalado em um organismo em maior ou menor grau, chama-se_____________. Assinale a alternativa que preenche corretamente esta lacuna.

Contaminação.

Adoecimento;

Colonização;

Virulência;

Patogenicidade;

Pergunta 10
1 ponto

A resistência dos micróbios aos antibióticos ou agentes antimicrobianos tem sido uma grande preocupação para a medicina, uma vez que dificulta o tratamento das doenças e eleva a taxa de mortalidade. A origem da resistência microbiana deve-se a que?

A características das células do hospedeiro;

Ao uso prévio pela pessoa do antibiótico.

A características fisiológicas e anatômicas do hospedeiro;

Ao tipo de doença que as bactérias ocasionam;

As modificações genéticas e mutações ocasionadas na célula microbiana; Resposta correta

Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês.
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo.

GRUPO DE ESTUDOS