Microbiologia e Imunologia Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

Pergunta 1
1 ponto

O ____________________ foi utilizado por Antony Van Leeuwenhoek para descoberta dos microrganismos. Marque a alternativa que melhor preencheria esta lacuna.

Antibiótico.

Vírus;

Método redutor;

Fungo;

Microscópio; Resposta correta

Pergunta 2
1 ponto

Estima-se que exista milhares de espécies de fungos no planeta, são encontrados em quase todos os lugares do planeta, no solo, nas águas, nas plantas, em outros animais, e até nos seres humanos, alguns podem ser patogênicos enquanto outros não. Uma de suas funções principais é a decomposição da matéria orgânica, sendo importantes para o bom funcionamento dos ecossistemas. Sobre os fungos assinale a alternativa correta.

São seres eucarióticos e acelulares;

São seres procarióticos e unicelulares;

São procarióticos e multicelulares.

São seres eucarióticos, unicelulares ou multicelulares; Resposta correta

Se reproduzem dentro de uma célula hospedeira;

Pergunta 3
1 ponto

Alguns vírus são responsáveis por causar inúmeras doenças graves no ser humano, algumas são até então são incuráveis, no caso do HIV. Entre as alternativas abaixo, assinale a que representa a estrutura de um vírus.

São formados por duas fitas de ácido nucleico, RNA e DNA;

Não possuem nenhum tipo de ácido nucleico;

Não possuem capsídeo e envelope.

São formados por uma membrana celular que reveste a parede celular;

São formados por um ácido nucleico, revistos pelo capsídeo e alguns possuem ainda um envelope; Resposta correta

Pergunta 4
1 ponto

Os métodos de cultura são produtos desenvolvidos artificialmente em laboratório para que possam proporcionar a nutrição necessária para que os microrganismos consigam crescer e se desenvolver fora do seu ambiente originário. Assinale a alternativa que descreve corretamente o meio diferencial.

O meio diferencial é aquele que evita que bactérias indesejadas cresçam e beneficia o crescimento dos micro-organismos de interesse;

O meio diferencial tem como objetivo facilitar a diferenciação das colônias de um microrganismo desejado em relação a outras colônias que crescem na mesma placa; Resposta correta

O meio diferencial é aquele onde sua composição é exatamente conhecida;

O meio diferencial é aquele que promove o crescimento apenas de fungos.

O meio diferencial é aquele que é utilizado quando se pretende aumentar até níveis satisfatórios aqueles microrganismos que são extremamente pequenos;

Pergunta 5
1 ponto

A parede celular é uma estrutura muito importante da célula bacteriana, uma de suas características principais é a rigidez, se não fosse essa propriedade da parede celular o que acontecia com as células?

Acumulariam água, por conta da pressão osmótica no interior da célula;

Não acontecia nada, a pressão osmótica não está relacionada com a parede celular;

Estourariam, por conta da pressão osmótica no interior da célula; Resposta correta

A célula perderia sua capacidade de ser procariótica;

As células perderiam suas organelas.

Pergunta 6
1 ponto

O reino protista é formado por seres unicelulares e multicelulares. Esses seres se encontram no solo e nas águas, alguns podem ser nocivos para os seres humanos. Marque a alternativa que apresenta os seres que fazem parte do reino protista.

Fungos e vírus.

Protozoários e microalgas; Resposta correta

Protozoários e fungos;

Bactéria e microalgas;

Fungos e bactérias;

Pergunta 7
1 ponto

O_______________, é uma membrana formada por lipídeos e proteínas, que reveste o capsídeo, essa estrutura está presente em alguns tipos de vírus. Assinale a alternativa que preenche corretamente esta lacuna.

Capsômero;

DNA;

Bacteriófago.

Ácido nucleico;

Envelope; Resposta correta

Pergunta 8
1 ponto

Os flagelos estão presentes em algumas células bacterianas, é formado por três partes diferentes, o filamento, o gancho e o corpo basal, entre as afirmativas abaixo, marque a que descreve a principal função dos flagelos.

Proteção;

Reprodução;

Locomoção e mobilidade; Resposta correta

Síntese de proteínas;

Transporte de substâncias.

Pergunta 9
1 ponto

Algumas estruturas das bactérias estão relacionadas com a capacidade das bactérias se aderir umas às outras, como também a superfícies, o que explica a formação dos biofilmes. Assinale a alternativa de descreve a estrutura a qual o enunciado menciona.

Pili;

Membrana celular.

Parede celular;

Fímbrias; Resposta correta

Flagelo;

Pergunta 10
1 ponto

Em relação a morfologia, os fungos apresentam-se sob duas formas: __________e __________. As _________ são unicelulares e possuem forma oval e esférica. Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Leveduras, filamentosos e filamentosos, respectivamente;

Esféricos, bastonetes e filamentosos, respectivamente;

Filamentosos, bastonetes e bastonetes, respectivamente;

Bastonetes, leveduras e bastonetes, respectivamente;

Levedura; filamentosos e leveduras, respectivamente.

Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês.
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo.

GRUPO DE ESTUDOS