Química Analítica Quantitativa Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário


ALVES, L. Titulação. Brasil Escola, 5 jan. 2007. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/titulacao.htm. Acesso em: 14 fev. 2020.

“A titulação, também conhecida como titulometria, é um método realizado em laboratório e pode determinar a concentração de uma solução. A titulometria, ou titulação, é um método de análise quantitativa que determina a concentração de uma solução. Dosar uma solução é determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida.Essa é uma operação feita em laboratório e pode ser realizada de várias maneiras. A titulação ácido-base é importante para análises em indústrias e é dividida em acidimetria, alcalimetria e indicadores ácido-base” (ALVES, 2007).


Sobre as titulometrias ácido-base, assinale a alternativa que descreve corretamente suas características.



A estequiometria da reação deve ser conhecida e reprodutível. Nessa titulação, é obtido o volume do agente titulante necessário para reagir completamente com o analito. Resposta correta



Todas as soluções-padrão adotadas devem ser padrão primário. Se não houver a solução padrão primário, o laboratório deve se recusar a fazer a análise.



São usadas para diversas análises químicas, podendo determinar espécies ácidas, básicas, redutoras e oxidantes.



Ocorre uma reação química entre o agente titulante, normalmente ácido de concentração a ser descoberta, e o analito, que apresenta concentração definida



Esse tipo de titulação requer, obrigatoriamente, equipamento instrumental avançado para ser realizado, como um eletrodo de hidrogênio.



Pergunta 2

1 ponto

LORENA, S. Titulação ácido-base. Infoescola, 28 fev. 2012. Disponível em: https://www.infoescola.com/quimica/titulacao-acido-base/. Acesso em: 14 fev. 2020.
“A técnica da titulação ácido-base é uma das mais comuns para a análise quantitativa de diversos componentes. Ela consiste em usar uma reação imediata da qual a estequiometria é conhecida para se conhecer a quantidade de uma substância. Um exemplo muito simples e muito utilizado para explicar o princípio da titulação é a titulação de um ácido forte com uma base forte e a fenolftaleína como indicador. A reação do ácido com a base tem uma estequiometria de 1:1, ou seja, cada mol de HCl reage com um mol de NaOH. Se você sabe a concentração da solução de NaOH usada, e se você puder saber o ponto em que o NaOH adicionado consumiu todo o HCl, você saberá a concentração do HCl. Agora, como pode-se saber esse ponto e quanto de NaOH será usado?” (LORENA, 2012).


Sobre a titulação ácido-base descrita no texto, assinale a alternativa a seguir que apresenta corretamente o procedimento experimental adotado nesse tipo de análise.



As soluções de HCl e NaOH, neste caso, devem ser preparadas usando padrão primário, obrigatoriamente.



O ponto final dessa reação está acompanhado da mudança de cor da solução contendo o analito, processo observado graças à presença do indicador fenolftaleína. Resposta correta



Ao se observar liberação de gases do meio reacional, observa-se o fim da titulação, que é considerado o ponto final.



Essa titulação poderia ser realizada a partir de qualquer outro indicador ácido-base disponível comercialmente.



Como o NaOH é o titulante, ele deve ser colocado no erlenmeyer, enquanto o HCl deve transferido para a bureta.



Pergunta 3

1 ponto

FERREIRA, R. Q.; RIBEIRO, J. Química analítica 2. Vitória: Educação Aberta e a Distância, 2011.
“Apesar do constante desenvolvimento científico e tecnológico, as reações por via úmida ainda desempenham um papel importantíssimo para a química analítica moderna. Em alguns campos da química, as análises volumétricas são insubstituíveis, devido, dentre outros fatores: sua simplicidade, praticidade, precisão, excelente relação custo/benefício, possibilidade de automatização dos ensaios e utilização na calibração ou validação de análises de rotina. Na volumetria, a solução do reagente cuja concentração é conhecida é denominada titulante, já a solução formada pelo analito é denominada titulado. O processo pelo qual a solução padrão é adicionada à solução de um analito até que a reação entre as duas soluções seja completa é denominado de titulação. Por definição, uma titulação do tipo redox é aquela que ocorre usando uma reação de oxirredução entre o titulante e analito. Uma das vantagens em utilizar a titulação redox está no fato de que ela é capaz de revelar qual o estado de oxidação do elemento investigado” (FERREIRA; RIBEIRO, 2011).


De acordo com o texto, marque a alternativa que descreve corretamente os principais aspectos da titulação do tipo redox.



As curvas de titulação redox podem ser obtidas plotando o pH da solução titulada contra o excesso relativo de redutor ou oxidante no eixo x.



Antes do ponto de equivalência, a mistura de titulação consiste em quantidades apreciáveis das formas oxidada e reduzida do analito e pouco titulante que não reagiu. Resposta correta



O potencial eletroquímico da reação é diferente para as duas semirreações apenas no ponto estequiométrico.



A utilização rotineira da titulação redox apresenta como vantagem uma vasta gama de indicadores adequados para essa finalidade.



Após o ponto de equivalência, observa-se o excesso de analito e baixas concentrações do titulante, que foi consumido por completo na reação.



Pergunta 4

1 ponto

QUEVEDO, R. T. Titulometria. Infoescola, 05 mai. 2017. Disponível em: https://www.infoescola.com/quimica/titulometria/. Acesso em: 12 fev. 2020.
“Os métodos titulométricos, ou titulometria, são procedimentos quantitativos que se baseiam na medição de quantidade de um reagente, que possui concentração conhecida e é consumido pelo analito até a sua completa reação. A titulometria por precipitação baseia-se na formação de compostos pouco solúveis. Normalmente, utiliza-se soluções argentimétricas, como a solução padrão de nitrato de prata e uma solução de tiocianato de potássio ou amônio. Esse tipo de titulometria pode ser utilizado desde que a reação se processe em velocidade adequada e possa se determinar o momento em que o ponto de equivalência for atingido. Os principais indicadores utilizados nas titulações por precipitação são normalmente indicadores específicos, podem ser corantes orgânicos que possuam caráter ácido ou básico” (QUEVEDO, 2017).


De acordo com o texto, assinale a alternativa correta sobre os fundamentos e o emprego da titulometria por precipitação.



Para aumentar a taxa de precipitação, às vezes é benéfico adicionar solventes e reduzir a temperatura.



Na titulometria por precipitação, o ponto de equivalência pode ser obtido medindo o pH do meio reacional.



A titulação por precipitação pode ser definida como uma titulação onde o analito e o titulante formam um precipitado insolúvel. Resposta correta



Devido à alta velocidade de formação da maioria de precipitados, muitos agentes precipitantes podem ser usados em titulometria.



O ponto final pode ser observado quando a adição de titulante faz gerar um precipitado.



Pergunta 5

1 ponto

DIAS, D. L. Pureza dos reagentes. Brasil Escola, 27 dez. 2012. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/pureza-dos-reagentes.htm. Acesso em: 14 fev. 2020.
“O cálculo e a determinação da pureza dos reagentes utilizados em uma reação química é procedimento e preocupação rotineira em indústrias que trabalham com a produção de novas substâncias (resultado de toda reação química). Há preocupação com a pureza dos reagentes porque, infelizmente, grande parte das matérias-primas utilizadas em escala industrial possui certo grau (porcentagem) de impureza, ou seja, uma parte da massa da matéria-prima é formada por outras substâncias que não participam da reação química de interesse da indústria.


Assim, os químicos da indústria utilizam uma massa qualquer de matéria-prima e realizam uma reação química, verificando, ao seu término, qual foi a massa de produto obtida” (DIAS, 2012).


Considerando medidas que visam a garantir a pureza dos reagentes utilizados em análises quantitativas, marque a opção que descreve corretamente medidas adotadas para minimizar a contaminação dos reagentes.



Deixar destampado os frascos para liberar um pouco de vapor.



Usar a mesma espátula para pesar diferentes reagentes sólidos.



Colocar reagente excedente de volta no frasco do reagente.



Colocar uma espátula úmida no frasco do reagente.



Armazenar os reagentes em local fresco, escuro e longe da luz solar. Resposta correta



Pergunta 6

1 ponto

SILVA, A. L. S. Substâncias e soluções padrões. Infoescola, 10 jul. 2012. Disponível em: https://www.infoescola.com/quimica/substancias-e-solucoes-padroes/. Acesso em: 12 fev. 2020.
“São consideradas soluções padrão aquelas que possuem concentração exatamente conhecida. A preparação de uma solução requer, direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Quando o reagente com que se tem de preparar a solução é uma substância padrão primário, recorre-se à técnica direta, pesando uma fração definida ou medindo seu volume para dissolução, normalmente em solvente universal. A solução assim obtida é uma solução padrão primário. Quando o reagente não é disponível em sua forma mais pura, recorre-se à técnica indireta, que consiste em preparar inicialmente uma solução com concentração próxima à desejada e após, padronizá-la, isto é, determinar sua concentração exata em relação a um padrão primário adequado. A solução assim obtida será então denominada” (SILVA, 2012).


De acordo com o texto, marque a alternativa que descreve corretamente as principais características das soluções padrão.



Reagentes padrão secundários podem ser pesados e usados diretamente.



A precisão do método está diretamente ligada ao uso de reagentes de maior pureza disponível. Resposta correta



A concentração de uma solução padrão deve ser obrigatoriamente aferida após o preparo, independentemente de ser padrão primário ou secundário.



O reagente padrão primário deve apresentar elevada pureza e baixa estabilidade na atmosfera.



Apenas alguns reagentes usados como titulantes não estão disponíveis como padrões primários.



Pergunta 7

1 ponto

FOGAÇA, J. R. V. Indicadores ácido-base. Mundo educação, 26 ago. 2013. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/indicadores-acido-base.htm. Acesso em: 12 fev. 2020.
“Os indicadores são muito usados em titulações, técnica de laboratório para descobrir a concentração de uma solução por meio do gotejamento de outra solução de concentração conhecida. Os indicadores ácido-base são substâncias, naturais ou sintéticas, que têm a propriedade de mudarem de cor em função do pH do meio, desta forma, os indicadores apresentam uma cor quando estão em meio ácido e outra cor quando estão em meio básico. O sistema de funcionamento dos indicadores é o seguinte: geralmente eles são um ácido fraco ou uma base fraca que entra em equilíbrio com a sua base ou ácido conjugado, respectivamente, que apresenta coloração diferente. Existem vários indicadores artificiais usados em laboratório, sendo que os três mais usados são a fenolftaleína, o papel de tornassol e o indicador universal” (FOGAÇA, 2013).


De acordo com o texto apresentado, assinale a alternativa que descreve corretamente o uso de indicadores em titulações ácido-base.



A fenolftaleína, que apresenta um ponto estequiométrico próximo de 9, pode ser usada na titulação de um ácido forte com uma base fraca



Para as titulações envolvendo ácidos e bases fortes, sugere-se indicadores que apresentem ponto final próximo de pH 3.



O alaranjado de metila, que muda de cor em um pH de 3,2 a 4,4, pode ser utilizado na titulação de bases fracas com ácidos fortes. Resposta correta



O alaranjado de metila muda de cor em um pH de 3,2 a 4,4, portanto, pode ser utilizado na titulação de bases fortes com ácidos fortes.



O indicador deve ser escolhido após verificar se o seu ponto final está próximo ao ponto estequiométrico da titulação.



Pergunta 8

1 ponto

ALVES, A. I. et al. Revalidação do método titulométrico para determinação do ácido ascórbico. Revista ceres, v. 61, n. 2, p. 155-161, 2014.
“A análise de alimentos apresenta necessidade crescente de métodos de ensaio que permitam atender aos constantes avanços tecnológicos na produção, processamento, embalagem e armazenamento de alimentos. Além dessa questão, os laboratórios de análises necessitam demonstrar competência técnica para garantir a qualidade dos ensaios que realizam, assegurando a confiabilidade e comparabilidade dos resultados que emitem, os quais, na maioria das vezes, subsidiam tomadas de decisão relativas a aspectos econômicos, de saúde pública e de defesa do consumidor” (ALVES, 2014, p. 156).


De acordo com o texto, assinale a alternativa que descreve corretamente medidas adotadas em laboratórios de análises de referência e com competência técnica.



O preparo de soluções é diário, e devem ser utilizadas, sempre que possível, soluções padrão primário, quando não, são utilizadas soluções padrão secundário. Resposta correta



Nesses laboratórios, o uso de instrumentação é facultativo, porém, isso torna as análises mais dispendiosas e mais lentas.



As mais elevadas precisão e sensibilidade em análises químicas são obtidas pelo uso de técnicas clássicas.



Necessariamente necessitam de instrumentação sofisticada para atender aos requisitos mínimos de análise de confiabilidade e comparabilidade



As soluções podem ser preparadas utilizando reagentes disponíveis em lojas locais, porém, o processo de pesagem deve ser feito com rigor analítico



Pergunta 9

1 ponto

GARCIA, F. M. S. Determinação indireta de ranelato de estrôncio em formulação farmacêutica para tratamento da osteoporose por complexometria. 2015. 68p. Monografia (Bacharelado em química industrial) – Universidade federal fluminense, Niterói.
“Largamente utilizadas há mais de um século, não só no meio da química analítica, as reações de complexação, tiveram suas primeiras descrições de uso na titulação de cátions. Esse tipo de reação pode gerar vários tipos de produtos, o que justifica sua vasta aplicabilidade. Normalmente, utilizam-se agentes complexantes polidentados, contendo quatro ou seis grupos doadores, como titulantes, primeiramente pela vantagem acerca da constante de formação quando comparado a um ligante monodentado, como visto anteriormente, que garantirá que todo íon do metal no meio irá se complexar. Também se torna mais nítida a visualização do ponto final, bem como a forma de calcular a concentração do analito, visto que a reação se processará em uma etapa apenas. Como a maior parte dos agentes complexantes inorgânicos são monodentados, eles são pouco utilizados, sendo mais comum o uso de agentes complexantes orgânicos” (GARCIA, 2015).


Considerando os métodos titulométricos baseados na formação de complexos, marque a alternativa correta sobre a técnica titulométrica.



Tem como fundamento a reação estequiométrica de um agente complexante com outra espécie para formar um complexo. Resposta correta



Foi uma técnica que apresentou um crescimento notável com a implementação de instrumentos para verificar o pH durante as análises.



Neste tipo de titulação apenas a concentração do analito pode ser acompanhada.



O ácido etilenodiaminotetracético (EDT) é o titulante menos utilizado na titulação complexométrica.



A titulação complexométrica não requer o uso de instrumentação para acompanhar o andamento da reação e o ponto final.



Pergunta 10

1 ponto

ZANIN, T. Como fazer o soro caseiro, para que serve e como tomar. Tua saúde, 20 nov. 2012. Disponível em: https://www.tuasaude.com/receita-de-soro-caseiro/. Acesso em: 12 fev. 2020.
“O soro caseiro é feito misturando água, sal e açúcar e é muito utilizado para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia. Ele pode ser usado para adultos, crianças bebês e, até mesmo, animais domésticos. Há duas formas de preparar o soro caseiro, no entanto, em ambas as formas, deve-se ter cuidado e seguir rigorosamente as quantidades indicadas, pois um erro na preparação pode resultar em complicações para crianças desidratadas, como convulsões, por exemplo. A receita para 1L de soro caseiro consiste em utilizar 20g de açúcar e 3,5g de sal (cloreto de sódio) em 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada” (ZANIN, 2012).


Considerando essa receita para preparar uma solução de soro caseiro de 1L, marque a alternativa que descreve a concentração molar de cloreto de sódio presente nessa solução. Dados: massa molar NaCl: 58,4g/mol.



16,58 M.



0,05 M.



58,4 M.



0,06 M. Resposta correta



0,03 M






Nenhum comentário:

Postar um comentário