Responsabilidade Socioambiental Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

“A identificação dos elementos concretos pressupõe um caminho que passa pela esfera de atividade humana, a posterior apreensão desta atividade na relação sujeito objeto e, por fim, a reprodução conceitual do objeto. Este caminho deve possibilitar que os diversos elementos que determinam a forma de ser do objeto apareçam plenamente integrados as várias esferas possíveis de existência.”


Fonte: ZAGO, L. H. O método dialético e a análise do real. Kriterion: Revista de Filosofia, v. 54, n. 127, p. 109-124, 2013.


A dialética se apresenta como um dos métodos fundamentais para a produção do conhecimento ambientalista. Considerando o texto abordado e os conteúdos estudados sobre os fundamentos introdutórios da temática ambiental, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I, O método dialético tem como foco a contradição e contraposição de ideias.


Porque:


II. Seu objetivo é a formulação de novas ideias, que são cruciais para o entendimento das problemáticas ambientais.


A seguir, assinale a alternativa correta:



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira;



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I. Resposta correta.



As asserções I e II são proposições falsas.



Pergunta 2

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“O Brasil talvez seja o único "grande" país que vivenciou um profundo e complexo processo de crescimento e desenvolvimento econômico sem promover substanciais mudanças na questão da propriedade fundiária. Desde a colonização portuguesa, passando pela Lei de Terras de 1850 e por todo o processo de industrialização vivenciado no ­século XX e ainda em curso, a questão agrária permaneceu quase que inalterada, a despeito de avanços decorrentes das crescentes contradições sociais e econômicas e da correlata violência verificadas no campo.”


Fonte: NAKATANI, P.; FALEIROS, R. N.; VARGAS, N. C. Histórico e os limites da reforma agrária na contemporaneidade brasileira. Serviço Social & Sociedade, n. 110, p. 213-240, 2012.


O debate acerca do movimento agrário é de suma importância para o Brasil. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema do histórico dos debates de responsabilidade social, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. A reforma agrária é um movimento de base social que procura a distribuição de terras para pequenos agricultores, sendo de suma importância para o Brasil.


Porque:


II. Os pequenos agricultores são os principais responsáveis pelo abastecimento alimentício no mercado nacional.


A seguir, assinale a alternativa correta:



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta



As asserções I e II são proposições falsas.



Pergunta 3

1 ponto

Um professor acaba de assumir o cargo efetivo em uma universidade pública no departamento de tecnologias nucleares. A agência de fomento do estado abre um edital com o objetivo de fomentar pesquisas ambientais, que envolvam aspectos físicos e sociais. Para elaboração da proposta, o pesquisador percebe que deverá procurar integrantes de outras áreas do conhecimento, incluindo as ciências humanas.


A ação do professor é necessária para elaboração de um projeto competitivo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a interdisciplinaridade na temática ambiental, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. A multidisciplinariedade é a principal ferramenta para produção do conhecimento na área ambiental.


Porque:


II. O conhecimento das diferentes áreas é interligado, fazendo com que ocorra a produção e o surgimento de novas ideias.


A seguir, assinale a alternativa correta:



As asserções I e II são proposições falsas.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Resposta correta.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



Pergunta 4

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Um evento como a II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento pode, deve e precisa ser visto por muitos ângulos. Cada um deles revelará um pedaço da história e ajudará a entender nuances e minúcias importantes para a apreensão das grandes questões globais.”


Fonte: NOVAES, W. Eco-92: avanços e interrogações. Estudos Avançados, v. 6, n. 15, p. 79-93, 1992.


Os debates acerca das problemáticas ambientais foram responsáveis pela construção de importantes reuniões. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre movimentos mundiais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. A Eco 92, realizada no Rio de Janeiro, é considerada um dos principais eventos relacionado às questões ambientais.


Porque:


II. O evento procurava definir um plano de ação para o desenvolvimento sustentável e foi o início da ascensão das discussões sobre os problemas ambientais.


A seguir, assinale a alternativa correta:



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



As asserções I e II são proposições falsas.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta.



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



Pergunta 5

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“O panorama mundial está mudando rapidamente, por motivos ligados a três das grandes preocupações da humanidade nesse início de século: meio ambiente, energia e economia global. Embora à primeira vista possam parecer distintas, estas três áreas estão, na realidade, completamente interligadas. As duas primeiras estão já há mais tempo na percepção do cidadão comum, devido ao efeito estufa e ao aquecimento global associado ao uso de combustíveis fósseis.”


Fonte: VICHI, F. M.; MANSOR, M. T. C. Energia, meio ambiente e economia: o Brasil no contexto mundial. Química Nova, v. 32, n. 3, p. 757-767, 2009.


Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre bioenergia, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. A energias derivados do sol, vento e biomassa são fontes de matéria-prima para produção de bioenergia.


II. A produção de bioenergia visa a substituição parcial e/ou total do petróleo e carvão mineral.


III. A energia nuclear pode ser considerada uma fonte de energia renovável e limpa.


IV. O Brasil é um dos países que possuem em sua legislação a utilização obrigatória de bioenergia.


Está correto apenas o que se afirma em:



I e II.



I, III, IV.



I, II, IV. Resposta correta



II e IV.



I e III.



Pergunta 6

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Chegamos finalmente, neste 21º século da era cristã, a uma etapa histórica em que todos os povos da Terra, em maior ou menor grau, participam da mesma civilização: a capitalista. No entanto, poucos, no mundo todo, dão-se conta desse fenômeno único em toda a História.”


Fonte: COMPARATO, F. K. Capitalismo: civilização e poder. Estudos Avançados, v. 25, n. 72, p. 251- 276, 2011.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os debates acerca da teoria do capitalismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas(s).


I. ( ) As teorias capitalistas foram elaboradas por Marx durante a revolução industrial e são debatidas até hoje na comunidade científica.


II. ( ) A teoria capitalista buscava tratar das questões econômicas ligadas aos grades empresários.


III. ( ) Marx realiza críticas à forma de trabalho exploratório em sua teoria.


IV. ( ) O capitalismo debatido por Marx buscava realizar duras críticas aos baixos salários recebidos pelos operários.


A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:



V, F, V, V. Resposta correta 



V, F, V, F.



F, V, V, F.



V, V, F, F.



V, V, F, V.



Pergunta 7

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Os movimentos dos anos de 1960, seja na sua expressão mais propriamente política, seja na contracultural, ou mesmo nos modos em que combinaram essas expressividades, tiveram como traço característico a transgressão de padrões de valores estabelecidos. Transgressão não no sentido de uma pura negatividade, ou de uma negação absoluta dos limites estabelecidos, mas de um movimento que os atravessa afirmando novos limites.”


Fonte: CARDOSO, I. A geração dos anos de 1960: o peso de uma herança. Tempo Social, v. 17, n. 2, p. 93-107, 2005.


O movimento hippie, ocorrido nos anos de 1960, abre margem para o debate de problemas sociais. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o histórico de debates a respeito da responsabilidade social, analise as afirmativas a seguir:


I. A produção agrícola, devido à escassez de alimentos em todo planeta, acarretou o aumento da taxa de mortalidade e era um dos focos do movimento hippie.


II. O distanciamento do homem com as políticas públicas, principalmente aquelas voltadas para uma maior ampliação de oportunidades de emprego, era um dos focos do movimento hippie.


III. A discriminação racial existente na sociedade que deveria ser combatida por entidades governamentais e sociedade civil era um dos focos do movimento hippie.


IV. O pouco relacionamento harmônico existente entre o homem com o meio que acarretava na degradação ambiental era um dos focos do movimento hippie.


Está correto apenas o que se afirma em:



I e IV.



I, II e IV.



III e IV. Resposta correta



II e IV.



II e III.



Pergunta 8

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“O ano de 2015 marca o septuagésimo aniversário da criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Visando a tomada de decisões importantes para o desenvolvimento sustentável, a luta contra as mudanças climáticas e as crises humanitárias, foram construídos três grandes eventos para formatar a agenda internacional pós-2015.”


Fonte: ALVES, J. E. D. Os 70 anos da ONU e a agenda global para o segundo quindênio (2015-2030) do século XXI. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 32, n. 3, p. 587- 598, 215.


A ONU realiza um encontro importante para traçar os novos rumos de um mundo sustentável. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre movimentos mundiais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. Os esforços governamentais mundiais trouxeram avanços significativos para o desenvolvimento sustentável mundial.


Porque:


II. Acarretaram, por exemplo, no lançamento dos 17 objetivos que fundamentaram a agenda de sustentabilidade entre 2015-2030.


A seguir, assinale a alternativa correta:



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta 



As asserções I e II são proposições falsas.



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



Pergunta 9

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Segundo Lukács, o ser é fundamentalmente histórico. A esfera inorgânica se constituiu em base para o desenvolvimento posterior da vida, e esta se desdobrou como patamar ineliminável do ser social. Entre as três esferas do ser – a inorgânica, a biológica e a social – há, segundo Lukács, uma continuidade que se estende do desenvolvimento das primeiras formas materiais, simples e pouco articuladas, às mais ricas e capazes de desenvolver uma dinâmica reprodutiva muito complexa.”

Fonte: LESSA, S. Lukács: trabalho, objetivação, alienação. Trans/Form/Ação, v. 15, p. 39-51, 1992.


Considerando o texto abordado e os conteúdos estudados sobre as fundamentações que introduzem a temática ambiental, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. Essa dinâmica de reprodução, abordada por Lukács, pode ser denominada trabalho.


Porque:


II. As relações entre sociedade e o seu meio, o modo de produção do conhecimento e seu desenvolvimento como ser socioambiental são formas de trabalho.


A seguir, assinale a alternativa corretas:



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



As asserções I e II são proposições falsas.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I. Resposta correta 



Pergunta 10

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“A busca por um conceito de qualidade de vida tem possibilitado a discussão e o (re)conhecimento da importância de aspectos como: subjetividade, identidade, valores culturais, uso de espaços públicos e privados, bem estar coletivo e individual, relações sociais. Critérios como satisfação das necessidades básicas, acesso aos bens de consumo e ausência de doença têm sido questionados como indicadores de ‘boa’ qualidade de vida, a qual está para além de indicadores quantitativos.”


Fonte: LEMOS, S. M.; HIGUCHI, M. I. G. Compromisso socioambiental e vulnerabilidade. Ambiente & Sociedade, v. 14, n. 2, p. 123-138, 2011.


Os aspectos sociais passaram a ter importante destaque no debate ambiental do século XXI. Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as fundamentações introdutórias da temática ambiental, analise as afirmativas a seguir:


I. As análises ambientais se tornaram completas após o debate social ser considerado relevante na temática ambiental.


II. Aspectos como preconceitos e discriminação social também fazem partes dos debates ambientais.


III. O ambiente envolve a relação entre aspectos físicos e sociais.


IV. A problemática relacionada às classes econômicas possui pouca importância no discurso ambientalista.


Está correto o que se afirma apenas em:



II e III.



III e IV.



I, II e III. Resposta correta



II e IV.



I e II.






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