Responsabilidade Socioambiental Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

“‘[...] Há um entendimento, equivocado, de que os seres humanos estão afastados dessa natureza e que não depende da biodiversidade e nem dos ciclos [da matéria e do fluxo de energia]. A Educação ambiental entra como uma ferramenta de extrema importância para que nós possamos compreender o nível de dependência do funcionamento do ecossistema e tentar reequilibrar o relacionamento do ser humano com o seu meio’, explicou a pesquisadora.”


Fonte: Só Notícias. Universidade fará debate on-line sobre educação e conservação ambiental em Mato Grosso. Mato Grosso, [s. d.]. Disponível em: <https://www.sonoticias.com.br/educacao/universidade-fara-debate-on-line-sobre-educacao-e-conservacao-ambiental-em-mato-grosso/>. Acesso em: 23 out. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).


I. ( ) As discussões sobre educação ambiental remetem a um antigo e amplo histórico nacional e internacional.


II. ( ) O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado na Rio-92.


.


III. ( ) A educação ambiental não é neutra, e sim ideológica, constituindo-se como ato político.


IV. ( ) A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, promovendo a transformação e a construção da sociedade.


V. ( ) A educação ambiental trata das questões nacionais críticas e de suas causas internas sob uma perspectiva horizontal.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:



V, V, F, V, F.



F, V, F, F, V.



F, F, V, F, V.



V, V, V, V, F.



V, F, V, V, F. Resposta correta



Pergunta 2

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“A falta de articulação entre as diversas partes do complexo administrativo para a elaboração, monitoramento e avaliação das políticas públicas é ainda um grande problema a ser enfrentado. A articulação é necessária pela busca da eficiência, do uso racional dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos.”


Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf>. Acesso em: 19 out. 2020.


Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, pode-se afirmar que a adoção de ferramentas de coordenação e efetivação das práticas de responsabilidade socioambiental:



prejudica o uso de recursos orçamentários, pois se torna mais difícil de evitar a corrupção entre os grupos de trabalho;



resulta no uso exagerado de matéria-prima, força de trabalho e infraestrutura, entre eles, equipamentos e imóveis.



estimula a construção e organização do conhecimento e dos objetivos de aprendizagem. Resposta correta



constrói espaços que prejudicam a comunicação e a troca de experiências, dificultando o estabelecimento de conceitos, objetivos e direções comuns.



fomenta as hierarquias institucionais e as relações de poder entre setores, políticas e segmentos sociais.



Pergunta 3

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Aspectos como ideologia, valores éticos, cultura e conhecimentos, entre outros, exercem grande influência na atuação dos formuladores e executores de políticas públicas, sejam entes governamentais ou da sociedade civil. Disso depreende-se que o processo de formulação e execução de políticas públicas sofre grande influência do grau de consciência, conhecimento e formação política que cada integrante tem da realidade social em que vive e do papel que exerce.”


Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf>. Acesso em: 19 out. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Os setores públicos são influenciados indiretamente pelas políticas socioambientais.


Porque:


II. Os conflitos de interesse sobre a implementação e estabelecimento das políticas públicas podem prejudicar a sua real efetivação.


A seguir, assinale a alternativa correta:



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Resposta correta



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



As asserções I e II são proposições falsas.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



Pergunta 4

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Cooperativa é uma organização constituída por membros de um determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. As premissas do cooperativismo são Identidade de propósitos e interesses, ação conjunta, voluntária e objetiva para coordenação de contribuição e serviços, obtenção de resultado útil e comum a todos.”


Fonte: SEBRAE. Cooperativa: o que é, para que serve, como funciona. Sebrae Nacional. [s. l.], 2017. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/cooperativa-o-que-e-para-que-serve-como-funciona,7e519bda15617410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 22 out. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. O sistema cooperativista faz o controle democrático de suas decisões no qual um homem vale um voto.


Porque:


II. As grandes empresas tradicionais operam com dividendo proporcional ao valor das ações.


A seguir, assinale a alternativa correta:



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



As asserções I e II são proposições falsas.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Resposta correta



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



Pergunta 5

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Os cientistas se dão conta que, além do avanço da ciência e de suas aplicações que são apropriadas para atingir o desenvolvimento sustentável, a ciência deva estabelecer parcerias com outros setores da sociedade: com a engenharia e as ciências sociais, com o comércio e a indústria, com organizações governamentais e intergovernamentais, e principalmente, com os setores não governamentais voluntários e independentes que atuam diretamente na sociedade.”


Fonte: MENON, M. G. K. O papel da ciência no desenvolvimento sustentável. Estudos avançados, São Paulo, v. 6, n. 15, 1992.


Considerando as informações acima e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, pode-se afirmar que a articulação intersetorial e o progresso científico:



impactam a economia, a sociedade e o meio ambiente. Resposta correta



promovem a difusão da pseudociência entre os cidadãos.



estão relacionados com a retenção das informações por parte da comunidade científica.



estão relacionados com a necessidade de linguagem técnica entre os diversos setores sociais.



resultam em pesquisas que aceleram a crise ambiental.



Pergunta 6

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Embora cada uma das correntes apresente um conjunto de características específicas que a distingue das outras, as correntes não são, no entanto, mutuamente excludentes em todos os planos: certas correntes compartilham características comuns.”


Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em:


<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf>. Acesso em: 21 de out 2020.


Considerando a importância das ações de responsabilidade socioambiental e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características:


1) Naturalista.


2) Conservacionista.


3) Resolutiva.


4) Científica.


5) Humanista.


( ) Corrente de educação ambiental centrada nas relações com a natureza.


( ) Corrente de educação ambiental que busca associar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades com a solução dos problemas ambientais.


( ) Corrente de educação ambiental baseada no estabelecimento de sua função social gerando consciência ambiental.


( ) Corrente de educação ambiental que considera as conexões entre natureza, sociedade e processos históricos.


( ) Corrente de educação ambiental que usa a crise ambiental como razão para a busca de informação social.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:



5, 3, 1, 4, 2.



1, 4, 2, 5, 3. Resposta correta



4, 3, 2, 5, 1.



4, 1, 5, 2, 3.



1, 4, 3, 5, 2.



Pergunta 7

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Na introdução desse trabalho de pesquisa é realizada uma breve apresentação sobre o importante papel do terceiro setor: ‘Desde a doação combinada de bilhões de dólares para o desenvolvimento de uma vacina até a abertura de escolas e o fornecimento de recursos para a melhoria da educação, são exemplo do trabalho de organizações do terceiro setor que tem atuado no avanço do desenvolvimento sustentável de muitas regiões e atraído muita atenção [...]’.”


Fonte: JORNAL DO COMÉRCIO. Fórum Terceiro Setor trata das boas práticas em governança. [s. l.], 2020. Disponível em:


<https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2020/10/762144-forum-terceiro-setor-trata-das-boas-praticas-em-governanca.html>. Acesso em: 23 out. 2020. (Adaptado).


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir.


I. O termo terceiro setor se refere às organizações públicas e privadas, sem fins lucrativos, que prestam serviços de interesse público.


II. As instituições e associações estão fora do chamado terceiro setor, pois possuem fins lucrativos.


III. A articulação intersetorial é vista pelo terceiro setor como uma prática que resulta na desvalorização das minorias e da cidadania.


IV. O terceiro setor assume o papel de auxiliar, cobrar, fiscalizar e direcionar o trabalho do Estado pela melhoria da qualidade de vida da população.


Está correto apenas o que se afirma em:



II e III.



I e III.



I e IV. Resposta correta



I e II.



III e IV.



Pergunta 8

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“O retrocesso dos temas ambientais, mudança do clima em destaque, não é só paulistano, mas também estadual, nacional e global. Por quase toda parte os governos abordam o problema com relutância, e só alguns setores empresariais o levam a sério.”


Fonte: MARCELO, L. Análise: governos pelo mundo tratam o tema ambiental com relutância. Folha de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1425969-analise-governos-pelo-mundo-tratam-o-tema-ambiental-com-relutancia.shtml>. Acesso em: 23 out. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desafios da prática e tendências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Ainda que seja o século XXI, ainda é preciso ultrapassar questões sobre o tradicionalismo de ideias e a desinformação para a adoção das práticas de responsabilidade socioambiental.


Porque:


II. Muitos cidadãos e governantes acham que a pauta socioambiental faz parte de um contexto utópico e extremista.


A seguir, assinale a alternativa correta:



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



As asserções I e II são proposições falsas.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta



Pergunta 9

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“A noção de corrente se refere aqui a uma maneira geral de conceber e de praticar a educação ambiental. Podem se incorporar, a uma mesma corrente, uma pluralidade e uma diversidade de proposições. Por outro lado, uma mesma proposição pode corresponder a duas ou três correntes diferentes, segundo o ângulo sob o qual é analisada.”


Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em:


<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf>. Acesso em: 21 de out 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir.


I. As correntes de educação ambiental estão divididas em dois grupos: tradicional e recente, que se subdividem em vinte correntes.


II. As correntes de educação ambiental apresentam uma pluralidade de proposições inerentes a cada contexto em que foram criadas, mas todas possuem em comum a preocupação com o meio ambiente.


.


III. As correntes de educação ambiental reconhecem a importância da educação para promover o equilibro ambiental.


IV. As correntes de educação ambiental discutem os meios de promover o desenvolvimento sustentável sob um viés capitalista.


Está correto apenas o que se afirma em:



III e IV.



I e II.



I e III.



II e IV.



II e III. Resposta correta



Pergunta 10

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“A falta de articulação entre as diversas partes do complexo administrativo para a elaboração, monitoramento e avaliação das políticas públicas é ainda um grande problema a ser enfrentado. A articulação é necessária pela busca da eficiência, do uso racional dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos.”


Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf>. Acesso em: 19 out. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. A criação de grupos de trabalho pode auxiliar na construção de um importante instrumento de coordenação e efetivação das práticas de responsabilidade socioambiental.


Porque:


II. O trabalho intersetorial é um instrumento para a operacionalização do conceito e de ações de responsabilidade socioambiental em prol do desenvolvimento sustentável.


A seguir, assinale a alternativa correta:



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I. Resposta correta 



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



As asserções I e II são proposições falsas.



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira




Nenhum comentário:

Postar um comentário