O POPStarter é um emulador capaz de fazer com que você consiga jogar jogos do antigo PS1 no nosso PS2. Antes era possível jogar no POPStarter via USB e HD interno, hoje já é possível jogar via rede.

INTRODUÇÃO

   O POPStarter foi inicialmente

um executável com certos arquivos necessários que foram retirados de um CD de demonstração do PS2, esse CD era de um jogo, certamente, de PS1, que quando retirado foi modificado por alguns desenvolvedores e lançado oficialmente como emulador, e que antes recebeu o nome de POPS-0001.
   Veja um postagem sobre o POPS-0001 (ancestral do POPStarter) no Homebrew Addict:
    Antigamente existia a PBBN ( Playstation BroadBand Navigator) que era como um antecessor da PSN, e nessa PBBN existia uma demo do jogo Bishi Bashi Special 3 que continha o tal emulador. Então, hackers da época descobriram uma maneira de conseguir "modificar" e retirar o emulador da demo. O que posteriormente veio a ser o POPStarter.

OBSERVAÇÕES
  •    Poste dúvidas nos comentários.
  •    Links quebrados é só chamar.
  •    Ideia, correções, complementos, tudo nos comentários.
  •    Leia atentamente ou não irá aprender.
  •    Downloads serão encontrados no final da postagem.
  •    Os arquivos do pack são:
  •    Conversor de CUE para VCD: Contém o CUE2POPS_2_0.EXE
  •    Memory Card: Contém as pastas que tem que estar no MC.
  •    POPS: Contém os arquivos que tem que estar dentro da pasta POPS na compartilhada.
RESUMO DO TUTORIAL
   Como todo POPStarter, você irá converter o bin/cue para VCD e depois renomear o ELF, sendo que agora o prefixo para rede é SB, então veja um exemplo:
   Para arquivo VCD "Crash Bandicoot.VCD"
   Temos o nome do ELF "SB.Crash Bandicoot.ELF"
   E para podermos jogar via rede, agora é necessário alguns arquivos no MC, como arquivos IRX, e uns dois arquivos demonstrando o endereço do PC, e o IP do PS2.
   Feito isso somente execute o ELF pelo OPL.

TUTORIAL

   Parte 1: Preparando o emulador.

   Baixe, ou ripe seu jogo de PS1 para o formato BIN/CUE, e depois converta para VCD com o CUE2POPS_2_0.EXE arrastando o .cue para o programa.

   Depois de terminado o processo, pegue o POPSTARTER.ELF, que estará a disposição no pack disponibilizado ao final do tutorial, e renomeie para o mesmo nome que o VCD, mas com duas letras antes do nome: "SB.". Veja:


   Já convertemos os arquivos BIN/CUE para VCD e renomeamos o ELF, mas agora nos resta editar os dois arquivos para que o POPStarter consiga executar os jogos via rede, esses dois são arquivos são o SMBCONFIG.DAT e o IPCONFIG.DAT. Para editarmos ele basta abrir eles com qualquer editor de texto, pode ser até com o Bloco de Notas. Esses arquivos estão na pasta POPSTARTER que estão na pasta Memory Card
   Quando for editar o SMBCONFIG.DAT preste atenção em pequeno detalhes, como a pasta que você usa pra compartilhar os jogos, e o IP de seu PC. Para saber o IP do seu PC, basta ir no CMD. Normalmente é possível apertar a tecla Windows + R, depois digite cmd. Ou também é possível pesquisar "Prompt de Comando":



   Agora que já sabemos o IP do PC, vamos editar o SMBCONFIG.DAT com o IP e com o nome de sua pasta compartilhada.

   Agora somente edite o IPCONFIG.DAT com o alguma configuração:


   Parte 2: Rodando o emulador.
   
   Como vocês sabem, o OPL suporta rodar aplicativos em ELF, e é com esse propósito que vamos fazer um arquivo chamado "conf_apps.cfg" para que o OPL possa rodar esses jogos com mais clareza. Esse arquivo é basicamente assim:  Nome do aplicativo=dispositivo:\caminho_do_aplicativo\aplicativo.ELF, então no meu exemplo vamos ter:



   Bem já temos então nosso arquivo conf_apps.cfg. E, na mais nova versão, é possível que OPL leia esse arquivo mesmo ele estando na raiz de algum dispositivo. Como por exemplo de um Pen Drive.
  Então copie-o para a raiz de algum Pen Drive, e irá aparecer na tela de aplicativos, os jogos. Mas lembrando que, como é por rede, temos de obrigatoriamente conectar ao PC antes de poder rodar os jogos.

   Parte 3: Colocando capas nos jogos:
   
   Bem, para colocarmos cara nos jogos, as capas tem de estar no formato 140x140, e os Background tem de estar no formato 640x480. E deve estar nomeados dessa nomeado:
   Para as capas, no meu exemplo:
   SB.Tomb Raider 2.ELF_COV2.JPG
   Para os backgrounds:
   SB.Tomb Raider 2.ELF_BG.JPG

   Veja: