Metodologia da Pesquisa Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

“O desenvolvimento de modelos experimentais torna-se importante na medida em que estes auxiliam na compreensão dos fenômenos naturais. Na ciência médica permitem o melhor conhecimento da fisiologia, da etiopatogenia das doenças, da ação de medicamentos ou dos efeitos das intervenções cirúrgicas.”

Fonte: FERREIRA, L. M.; HOCHMAN, B.; BARBOSA, M. V. J. Modelos experimentais em pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, Vol 20 (Supl. 2) 2005. Disponível em: <http://www.repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/2353/S0102-86502005000800008.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 06 jan. 2019.




Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, em pesquisa experimental, o cientista:

seleciona variáveis para o fenômeno e verifica os efeitos produzidos no objeto. Resposta correta

desenvolve a metodologia que será usado na experiência.

foca sua atividade de pesquisa na revisão de bibliografias afins

realiza o estudo de caso.

aplica questionários sem estrutura específica, dando abertura para seus entrevistados. 


Pergunta 2
1 ponto

Inicialmente, o investigador deve se preocupar com as três primeiras etapas que são fundamentais para começar a pesquisa e compõem o projeto de trabalho, seja em grupo ou individualmente, dentro ou fora da instituição acadêmica.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre pesquisa científica, é correto afirmar que as etapas iniciais de estudos científicos são:

tema, problemas e referências.

tema, problema e objetivos. Resposta correta

tomada de dados, análise e referências.

objetivos, análise de dados e referências.

tema, objetivo e análise de dados.


Pergunta 3
1 ponto


Leia o trecho a seguir:

“Testar os procedimentos significa saber se as rotinas e técnicas que vamos utilizar são possíveis de execução com os recursos que dispomos ou iremos necessitar de novos recursos. Ex.: Na realização de pesquisa experimental com cão, é necessário que saibamos manipular o animal, anestesiar e os outros procedimentos da pesquisa. Apenas poderemos começar a pesquisa quando tivermos habilitados o suficiente com os procedimentos e questionários.”

Fonte: CASTRO, A. A.; CLARK, O. A. C. Planejamento da pesquisa, 2001. Disponível em <https://www.univates.br/media/Etica/leituras/Planejamento-da-pesquisa.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.

De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos, analise as afirmativas a seguir:

I. O Método Histórico investiga eventos do passado a fim de compreender os modos de vida do presente.

II. No Método Estatístico os dados, depois de coletados, são reduzidos a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, gráficos, quadros, etc.

III. O Método Etnográfico se refere a aspectos culturais e consiste no levantamento e na descrição de todos os dados possíveis sobre as sociedades e grupos, com a finalidade de conhecer melhor seus estilos de vida e cultura específica.

IV. Estudo de caso consiste em comparar padrões, costumes, estilos de vida, culturas.

Está correto apenas o que se afirma em:

I, II e IV.

I, II e III. Resposta correta

II e III.

I, III e IV.

I e IV.


Pergunta 4
1 ponto


Leia o trecho a seguir:

“Descartes, por meio do método [...], buscou apresentar uma nova forma de se realizar uma pesquisa científica, abstendo-se do sobrenatural e tentando, ao máximo, ater-se ao seu método, para, por meio da razão buscar um conhecimento que ele intitulou como verdadeiro. Para ele, não existe um pensamento comum. Verdadeiro. Nem alma elevada suficiente que obtenha o dom da clarividência.”

Fonte: BORGES, D. M. Método dedutivo, indutivo ou comparativo. Qual o mais adequado

à pesquisa do direito internacional do meio ambiente? Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, Macapá, n. 6, p. 85-101, 2014. Disponível em: <https://periodicos.unifap.br/index.php/planeta/article/download/1146/DanielN6.pdf>. Acesso em: 06 Jan. 2020.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre modalidade de pesquisa, podemos afirmar que, ao partir de um conhecimento geral para entender algo específico, o cientista lança mão do método:

qualitativo.

indutivo.

dialético.

quantitativo.

dedutivo. Resposta correta


Pergunta 5
1 ponto

Leia o excerto a seguir:

“A entrevista como coleta de dados sobre um determinado tema científico é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de campo. Através dela, os pesquisadores buscam obter informações, ou seja, coletar dados objetivos e subjetivos. Os dados objetivos podem ser obtidos também através de fontes secundárias tais como: censos, estatísticas, etc. Já os dados subjetivos só poderão ser obtidos através da entrevista, pois que, eles se relacionam com os valores, às atitudes e às opiniões dos sujeitos entrevistados.”

Fonte: BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/viewFile/18027/16976+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 06 jan. 2020.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre entrevista, pode-se afirmar que, se o pesquisador visa abordar realidades pouco conhecidas, recomenda-se o tipo de entrevista:

menos estruturada possível, a fim de coletar os dados junto a informantes-chave que podem ser especialistas no tema em estudo. Resposta correta

sem qualquer estrutura, pois oferece linhas de pensamento, argumentação e categorias ao entrevistado.

por pauta, a fim de que o entrevistado possa preencher o questionário e suas opções restritas.

semiestruturada a fim de preencher as categorias pré-definidas em uma planilha.

mais estruturada possível, contando com todas as categorias e níveis pré-definidos.



Pergunta 6
1 ponto

Leia o trecho a seguir:

“A partir de uma experiência de pesquisa participante realizada em duas comunidades de japoneses localizadas no noroeste do estado de São Paulo, as Comunidades Sinsei e Yuba […]. [Discutiremos] questões como a forma de realização da pesquisa, o compromisso do pesquisador com a comunidade estudada, a postura do pesquisador durante sua aproximação da comunidade, a diferença da compreensão da dimensão temporal para o pesquisador e a comunidade que estuda, e a importância do olhar na realização da pesquisa.”

Fonte: MARCOS, V. de. Trabalho de Campo em Geografia: Reflexões sobre uma Experiência de Pesquisa Participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 105-136, 2006. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/731/614>. Acesso em: 06 Jan. 2020.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre pesquisas de campo, pode-se afirmar que, ao buscar aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo:

a presença de familiares atrapalhará o levantamento de dados.

a presença de lideranças políticas é indispensável.

pode-se criar rotas através do conhecimento dos moradores daquela região. Resposta correta

o cientista deve manter o distanciamento das pessoas da comunidade.

cidades rurais possuem mais vantagens do que cidades urbanas.


Pergunta 7
1 ponto

Leia o trecho a seguir:

“Esta pesquisa objetivou analisar os estímulos dos pesquisadores universitários a seguirem a carreira científica. [...] A pesquisa foi construída relacionando o referencial teórico aos relatos dos cientistas sobre o que estimulou o interesse por pesquisas, e qual foi o fator fundamental para impulsionar a criatividade e curiosidade nesta área. Neste estudo foram analisadas as causas internas e externas denominadas motivação intrínsecas e extrínsecas, respectivamente.”

Fonte: SOUZA, M. A. B. de; KASSEBOEHMER, A. C. A motivação dos pesquisadores em ciências para a carreira científica. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2013. Disponível em <http://eventos.ufabc.edu.br/eppeq2013/anais/resumos/68.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.

Analise as variáveis a seguir e associe-as com suas respectivas categorias:

1) Interesse pessoal do pesquisador.

2) Relevância Científica.

3) Aumento da viabilidade de realização da pesquisa.

4) Relevância Social.

( ) Novos métodos para purificação da água salgada.

( ) Água de maior qualidade entregue aos cidadãos.

( ) Comprometimento no fornecimento de água potável e corrente durante a infância do cientista.

( ) Há financiamentos em instituições de fornecimento de água para pesquisas afins.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1, 3, 2, 4.

3, 4, 2, 1.

2, 4, 3, 1.

2, 4, 1, 3. Resposta correta

4, 3, 1, 2.



Pergunta 8
1 ponto

Leia o trecho a seguir:

“Este trabalho tem como motivação básica redirecionar a pesquisa em administração, tomando mais efetiva sua contribuição ao desenvolvimento. Propõe-se uma estratégia de pesquisa que procura reorientar o esforço acadêmico para o entendimento de problemas e a melhoria de condições sociais através da aproximação e do comprometimento dos pesquisadores com as comunidades pesquisadas.”

Fonte: CAMPOS, A. M. Pesquisa: relevância social, cooperação e abertura a aprendizagem. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 24, n. 4, p. 141-145, Dez. 1984. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901984000400023&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2020.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Interesses e motivações de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A justificativa para a realização de uma pesquisa será plausível quando revelar os interesses pessoais do pesquisador.

Porque:

II. Isso é o suficiente para o financiamento público e/ou privado de uma pesquisa.

A seguir, assinale a alternativa correta:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições falsas. Resposta correta

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



Pergunta 9
1 ponto

Leia o trecho a seguir:

“Talvez a reflexão mais importante seja a de que qualquer método apresenta prós e contras. O pesquisador deve, sempre, estudar bem o método, porém sem ficar tão preso às normas de conduta metodológicas que, como na fábula indiana, se atenha de tal forma às partes – tromba com uma mangueira, cauda com ponta peluda como uma vassoura, pata grossa como um tronco –, que se esqueça de perceber o todo: o elefante.”

Fonte: MARTINEZ, M.; SILVA, P. C. Fenomenologia: o uso como método em Comunicação. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.2, mai./ago. 2014. Disponível em: <https://e-compos.org.br/e-compos/article/download/1012/762>. Acesso em 06 jan. 2020. (adaptado).

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, ao estudar com método científico um objeto a partir de como ele se mostra, sem categorizações prévias, um pesquisador:

está utilizando o método fenomenológico.

está utilizando o método de campo.

está utilizando o método indutivo.

está utilizando o método dialético.

está utilizando o método dedutivo.


Pergunta 10
1 ponto

A pesquisa científica se traduz como uma sequência de métodos que contribuem para a evolução de uma linha de pensamento. Isso significa que esses processos de investigação norteiam o pesquisador sobre quais caminhos seguir para que seu estudo seja relevante.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre pesquisa científica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

I. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um adolescente que apresenta introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências.

II. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um adulto na qual, mesmo cumprindo as formalidades do método científico, encontra resultados contrários à hipótese inicial.

III. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por um estudante que escreve um texto inovador sobre cultura escolar em uma avaliação de vestibular.

IV. ( ) Podemos considerar pesquisa científica a atividade realizada por grupos de pesquisa acadêmicos no desenvolvimento de fórmulas inovadoras.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

F, V, V, F.

F, F, V, F.

F, V, V, V.

V, V, F, V.

V, F, V, F.

Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo.

GRUPO DE ESTUDOS 

3 comentários: