Farmacognosia Pura Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário

Os óleos essenciais são caracterizados por conter uma mistura de substâncias complexas e voláteis, lipofílicas, em geral odoríferas e líquidas. Por apresentarem uma mistura complexa, os constituintes dos óleos essenciais das plantas são variáveis, sendo que os terpenos e os fenilpropenos são as classes mais comumente encontradas na composição química. Assinale a alternativa INCORRETA:


    As diferentes classes de terpenoides são formadas com múltiplos de 5: os monoterpenoides são substâncias que têm 10 carbonos na estrutura química e os sesquiterpenoides têm 15 carbonos na estrutura química.


    Os terpenoides podem ser formados por duas rotas biossintéticas distin¬tas: a primeira ocorre no citoplasma, por meio da via do ácido mevalônico, formando os sesquiterpenoides, e a segunda ocorre nos plastídeos, pela rota do 2-C-metileritritol-4-fosfato (MEP), formando os monos e os diterpenoides.


    Esses óleos são insolúveis em solventes orgânicos apolares, como o éter, recebendo a denominação de óleos etéreos.


    Os terpenoides são predominantes na composição dos óleos essenciais vegetais, entretanto, muitos desses óleos também têm, em sua composição, outras substâncias, como os fenilpropanoides.


    Por apresentarem uma mistura complexa, os constituintes dos óleos essen¬ciais das plantas são variáveis, sendo que os terpenos e os fenilpropenos são as classes mais comumente encontradas na composição química.


Pergunta 2

1 ponto


Estudos sobre as atividades biológicas dos taninos têm demonstrado diversas ações importantes: ação contra determinados microrganismos, anticarcinogênica, hepatoprotetora, anti-inflamatória, cicatrizante, inibidora da transcriptase reversa em HIV (vírus da imunodeficiência humana, do inglês human immunodeficiency virus), entre outras. No entanto, as propriedades terapêuticas dos taninos, dependem do tipo e da dose utilizada. Assinale a alternativa CORRETA:


    Acredita-se que as atividades farmacológicas dos taninos se devem a 3 características gerais: formação de complexos com íons metálicos, atividade antioxidante por meio do sequestro de radicais livres e formação de complexos com outras moléculas, como proteínas e polissacarídeos.


    A granatina B é um tanino com um grupo HHDP que pode ser encontrado nas folhas de Mallotus japonicus, um remédio comum na Medicina popular para tratar úlcera gástrica.


    Os taninos hidrolisáveis condensados têm uma ampla atividade biológica e farmacológica, incluindo capacidade antioxidante, cardioprotetora, antitumoral, antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antinociceptiva e efeitos imunomoduladores.


    Os taninos condensados, assim como os ésteres de galoil glicose e elagitaninos, têm a capacidade de capturar radicais livres devido à presença dos grupos hidroxilas na sua estrutura química.


    Os taninos hidrolisáveis têm uma ampla atividade biológica e farmacológica, incluindo capacidade antioxidante, cardioprotetora, antitumoral, antibacteriana, antiviral, anti-inflamatória, antinociceptiva e efeitos imunomoduladores.


Pergunta 3

1 ponto


Os taninos são compostos fenólicos que são comumente encontrados em raízes, rizomas, lenho, cascas, sementes, frutos e folhas de vegetais. Tratam-se de substâncias que têm característica adstringente e são solúveis em água e capazes de se ligar e precipitar proteínas e outras macromoléculas. Sobre a Estrutura química, classificação dos taninos e biossíntese, assinale a alternativa CORRETA:


    O primeiro ramo da via dos taninos ocorre exclusivamente pela via do ácido chiquímico. Ambas as vias são importantes na biossíntese dos taninos condensados, enquanto os taninos hidrolisáveis são biossintetizados entre as vias de acetato/malonato e chiquimato.


    Conforme diminui o número de unidades galoil, consequentemente ocorre a diminuição da capacidade de precipitação de taninos, com isso, a capacidade oxidativa é reduzida.


    Os taninos condensados, ou proantocianidinas, são o grupo mais comum de taninos e têm a capacidade de produzir pigmentos vermelhos, como a classe das antocianidinas, após a degradação com ácido mineral diluído a quente.


    Os taninos hidrolisáveis são caracterizados por um poliol central (β-D-glicose), cujas hidroxilas são esterificadas com o ácido gálico (ácido 3,4,5-tri-hidroxibenzoico), o qual é formado na via do acetato/malonato.


    Os elagitaninos e os taninos condensados se acumulam em altas concentrações no mesmo tecido.


Pergunta 4

1 ponto


Analise as proposições abaixo e assinale os métodos de extração que podem ser utilizados para a extração de óleos essenciais de plantas:


I-ENFLORAÇÃO: Já foi muito usado, mas atualmente é mais utilizado em algumas indústrias de perfumes nos casos de plantas com baixo teor de óleo essencial e alto valor econômico;


II-MACERAÇÃO: designa a operação na qual a extração da matéria-prima vegetal é realizada em recipiente fechado, em temperatura ambiente, durante um período prolongado (horas ou dias), sob agitação ocasional e sem renovação do líquido extrator;


III-ARRASTE A VAPOR D’ÁGUA: O vapor produzido por uma caldeira flui até a parte superior do extrator, na qual se encontra o material vegetal que está armazenado em uma cesta perfurada;


IV-INFUSÃO: a extração se dá pela permanência, durante certo tempo do material vegetal em água fervente, num recipiente tapado. É aplicável a partes de vegetais de estrutura mole, que devem ser cortadas para que possam ser facilmente penetradas pela água.


    Apenas I, III e IV. 


    Apenas II e III. 


    Apenas I e III. 


    Apenas I.


    Apenas II e IV.


Pergunta 5

1 ponto


As saponinas são metabólitos secundários que se caracterizam por possuírem, em sua estrutura, açúcares ligados a:


    Flavonoides.


    Alcaloides.


    Óleos essenciais.


    Triterpenos ou esteroides.


    Monoterpenos.


Pergunta 6

1 ponto


As saponinas são compostos do metabolismo secundário que, além de participar da defesa da planta contra predadores, podem ser úteis para o desenvolvimento de novos fármacos, vacinas, cosméticos e produtos de higiene. Dentre as alternativas abaixo, quais aplicações NÃO são das saponinas:


    Na indústria farmacêutica, as saponinas demonstram várias outras aplicações, por exemplo, a utilização dos compostos precursores na síntese de compostos esteroidais, como hormônios, contraceptivos, diuréticos, entre outros.


    São poucas as saponinas utilizadas de forma pura, destacando-se a glicirrizina, que não possui atividade hemolítica e seu derivado hemi-succinato sódico do ácido glicirrético, conhecido como carbenoxolona, utilizado como coadjuvante em vacinas.


    As saponinas, ainda, são empregadas para diminuir a absorção de outros medicamentos mediante diminuição da solubilidade ou interferência nos mecanismos de absorção e como coadjuvante para diminuir a resposta imunológica.


    Devido à propriedade surfactante das saponinas, elas podem ter ação anti¬protozoária, formando complexos com o colesterol das membranas celulares dos próprios protozoários, levando à lise celular.


    São empregadas para aumentar a absorção de outros medicamentos mediante aumento da solubilidade ou interferência nos meca¬nismos de absorção e como coadjuvante para aumentar a resposta imunológica.


Pergunta 7

1 ponto


Os taninos pertencem a um grupo de compostos fenólicos provenientes do metabolismo secundário das plantas e são definidos como polímeros fenólicos solúveis em água que precipitam proteínas. Sobre os taninos, assinale a alternativa CORRETA:


    As principais características dessa classe de compostos são: solubilidade em água, exceto os de elevado peso molecular; possuem a habilidade de neutralizar ácidos e bases fortes, combinar-se com celulose e pectina para formar complexos solúveis.


    As proantocianidinas, consistem na condensação de um anel furano (de cinco membros) com um núcleo de cumarina e, se subdividem em lineares e angulares com substituintes ligados às posições dos demais anéis benzenoides.


    A degradação dos taninos pode se dar através de bactérias, leveduras, tanase microbiana, e interações com a microflora do tratogastrointestinal de ruminantes. Porém, nenhuma espécie de fungos estudada até o momento é capaz de degradar os taninos.


    Os taninos hidrolisáveis (solúveis) são constituídos por unidades flavanol: flava-3-ols (catequina) ou flavan 3,4-diols (leucoantocianinas). 


    Os taninos condensados ou proantocianidinas são constituídos por unidades flavanol: flava-3-ols (catequina) ou flavan 3,4-diols (leucoantocianinas). 


Pergunta 8

1 ponto


Associe a segunda coluna de acordo com os termos I a III da primeira coluna e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


I. Saponinas;


II. Óleos essenciais;


III. Taninos.


( ) Adstringência; complexam com proteínas e formam produtos coloridos com o cloreto férrico;


(  ) Tensoativo; Índice de hemólise; índice de espuma;


( ) Fotossensíveis e instáveis em condições de altas temperaturas, umidade, presença de metais e oxigênio.


    III, II e I.


    I, III e II.


    III, I e II.


    II, III e I.


    II, I e III.


Pergunta 9

1 ponto


Observe a molécula abaixo:

BQ3_Questão - 05.png

A molécula é um:


    Terpenóide.


    Esteroide.


    Heterosídeo tânico.


    Heterosídeo flavônico.


    Alcaloide.


Pergunta 10

1 ponto


As saponinas são compostos do metabolismo secundário que, além de participar da defesa da planta contra predadores, podem ser úteis para o desenvolvimento de novos fármacos, vacinas, cosméticos e produtos de higiene. São substâncias complexas, dividindo-se em dois núcleos principais: esteroide ou triterpenos, que são ligados a cadeias glicosídicas. Por serem substâncias anfifílicas, são facilmente solúveis em água. Correlacione as colunas de acordo com a classificação das saponinas:


1-Saponinas esteroides neutras;


2-Saponinas esteroides básicas;


3-Saponinas triterpênicas;


( ) Possui núcleo da mesma origem do esqueleto esteroidal, até a formação do esqualeno;


( ) Formadas a partir do pirofosfato de isopentila, que leva à formação do óxido de esqualeno, por meio de ciclazição em conformação cadeira-barco-cadeira-barco, gerando o cicloartenol ou lanosterol;


( ) Pertencem ao grupo de alcaloides esteroides, pois possuem um anel F.


    3 – 2 – 1.  


    1 – 2 – 3. 


    2 – 1 – 3.


    2 – 3 – 1.  


    3 – 1 – 2


Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupos de estudos para ajudar . Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar

GRUPO DE ESTUDOS 
  


  • Participe do nosso grupo de estudos EAD Grupo Facebook clique aqui >

Nenhum comentário:

Postar um comentário