Qual das alternativas apresenta uma das vantagens da padronização de medicamentos

Qual das alternativas apresenta uma das vantagens da padronização de medicamentos em uma unidade hospitalar?



(A) Aumentar a variedade e quantidade de medicamentos

(B) Estimular o uso de medicamentos de última geração

(C) Tornar mais complexa a prescrição médica, visto que a variedade de medicamentos é limitada.

(D) Reduzir custos de aquisição e de manutenção de estoques

(E) Oferecer maior variedade de medicamentos ao médico


QUESTÃO 2


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada nº 222, de 28 de março de 2018, regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios, são pertencentes a classe de risco 2 (dois) e considerados de moderado risco individual e limitado para a comunidade.
( ) Os produtos farmacêuticos são resíduos de serviços de saúde do grupo B, em que se encontram os produtos químicos que apresentam periculosidade à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade, mutagenicidade e quantidade.
( ) Todos os serviços cujos suas atividades estejam relacionadas com a atenção à saúde humana ou animal, devem dispor de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
( ) No armazenamento temporário, o expurgo não pode ser compartilhado para os resíduos de serviços de saúde dos grupos A, E e D.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.


a) F, V, V, F

b) V, F, V, V

c) F, V, F, V

d) V, V, F, F

e) F, F, V, F



QUESTÃO 3


Assinale a alternativa correta no que concerne à farmacodinâmica.



(A) Os fármacos estruturalmente inespecíficos resultam da interação com sítios indefinidos e apresentam alto grau de seletividade. São fármacos que interagem com enzimas e proteínas carregadoras, por exemplo.

(B) Na ligação covalente, uma molécula de fármaco combina-se reversivelmente com até dois receptores, quando estes são idênticos e acessíveis ao fármaco. Quando somente uma pequena fração do fármaco participa da formação de complexos, deve-se atentar para o fato de que a resposta biológica será desproporcional ao grau de ocupação.

(C) Se a estrutura do fármaco for específica ao receptor ocorrerá uma interação farmacológica à situação, podendo ou não decorrer em atividade intrínseca. Neste caso, o fármaco agonista inverso é aquele que apresenta afinidade e atividade intrínseca contrária à ação original da droga.

(D) Os receptores nucleares são receptores de membrana que incorporam um domínio intercelular de proteína quinase (em geral, tirosina quinase) em sua estrutura. Podem fazer uma acoplamento direto ou indireto.


Resposta certa letra C


 
QUESTÃO 4


Como são denominados os “produtos oriundos do sangue total ou do plasma, obtidos por meio de processamento físico”?


(A) Hemocomponente

(B) Concentrado de hemácias

(C) Crioprecipitado

(D) Hemoderivado

(E) Concentrado de plaquetas



QUESTÃO 5


Entre as medidas que devem ser consideradas para a prevenção de infecções hospitalares, cabe ao farmacêutico colaborar, nas devidas comissões, com a elaboração de estratégias para a racionalização do uso de antimicrobianos. Assinale a alternativa que contém uma medida que colabora para a racionalização do uso de antimicrobianos.



(A) A RDC no 20/2011 contribui para o controle do uso de antimicrobianos em unidades hospitalares, pois estabelece os critérios para prescrição, dispensação, embalagem e rotulagem de antimicrobianos.

(B) O cálculo da dose diária definida (DDD) permite a realização de estudos comparativos de utilização de medicamentos e serve como subsídio para as ações da CCIH em relação às políticas de uso de antimicrobianos.

(C) Para que se obtenha um resultado positivo em relação ao uso racional de antimicrobianos, o ideal é que a instituição adote medidas restritivas em detrimento de medidas educacionais, que raramente fornecem resultados eficazes.

(D) O controle do uso de antimicrobianos é uma atividade exclusiva do farmacêutico, em suas atuações dentro da CCIH e farmácia hospitalar.

(E) Definir, em conjunto com o laboratório clínico, a apresentação do perfil de sensibilidade das bactérias aos antimicrobianos, apresentando primeiro aqueles para os quais há sensibilidade, mas que são de amplo espectro e mais novos.


Resposta certa letra B


 
QUESTÃO 6


Qual das alternativas abaixo apresenta um ensaio considerado informativo para fins de equivalência farmacêutica?



(A) pH

(B) Desintegração

(C) Viscosidade

(D) Friabilidade

(E) Cromatografia

Resposta certa letra C


 
QUESTÃO 7


Comprimido é uma forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes, obtida pela compressão de volumes uniformes de partículas. A respeito das vantagens do comprimido, assinale a alternativa incorreta.



a) Capacidade de administrar fármacos insolúveis em água

b) Possibilidade de controlar a liberação de fármacos

c) Formação de complexos com os alimentos

d) Resistência a choques e abrasões

e) Oportunidade de introduzir revestimentos


Resposta certa letra C



QUESTÃO 8


A respeito dos medicamentos que integram a lista ³C´ conforme regulamentado na portaria nº 344 de 1998 e suas atualizações, assinale a alternativa incorreta.



a) Fenobarbital

b) Ácido valproico

c) Amitriptilina

d) Biperideno

e) Naloxona


Resposta certa letra A


 
QUESTÃO 9

O sistema de dispensação de medicamentos que permite maior contato do farmacêutico com a prescrição e com toda a equipe multiprofissional, bem como melhor controle da farmácia no que se refere ao uso de medicamentos, mas que exige, pelo menos para implantação, um investimento financeiro em infraestrutura e equipamentos de acordo com as legislações específicas, além de uma adequação no quadro de colaboradores da farmácia, para atender as necessidades das atividades a serem implantadas, é o sistema



(A) coletivo.

(B) coletivo misto.

(C) tradicional.

(D) individualizado.

(E) por dose unitária.

Resposta certa letra E


 
QUESTÃO 10

Sobre o exame laboratorial de hemoglobina glicada, analise as afirmativas abaixo.


I. O termo genérico hemoglobina glicada refere-se a um conjunto de substâncias formadas com base em reações entre a hemoglobina A (HbA) e alguns açúcares. O processo de glicação de proteínas envolve uma ligação não enzimática e permanente com açúcares redutores como a glicose, ao contrário do processo de glicosilação, que envolve uma ligação enzimática e instável.
II. Os métodos baseados em ligações específicas usam a diferença estrutural ou química entre hemoglobina glicada e HbA0 para separar as frações. Os principais exemplos são os métodos imunológicos que usam anticorpos direcionados ao N-terminal glicado da hemoglobina (sequências que variam de 3 a 8 aminoácidos) e são específicos para a fração HbA1c, sendo que os resultados são expressos com porcentagem de HbA1c.
III. A cromatografia líquida por troca iônica (HPLC) e a eletroforese usam a diferença de carga elétrica entre GHb e HbA0. O princípio baseia-se no fato de que a ligação da glicose, ou de outro açúcar, ao amino grupo terminal da cadeia Į altera a carga total da hemoglobina, fazendo com que a fração glicada migre mais rápido em um campo elétrico ou em resinas de troca iônica, permitindo a separação das frações. Os métodos de HPLC por troca iônica permitem a automação e são métodos bastante robustos.
IV. O teste de albumina glicada reflete a média dos níveis glicêmicos das últimas duas a três semanas. À semelhança da hemoglobina glicada, os seus resultados são expressos em porcentagem, mas ainda há uma grande variação nos valores de referência (de 0,8-1,4 a 18-22%) devido a não padronização dos testes.

Assinale a alternativa correta.


a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

d) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas

Resposta certa letra E

Nenhum comentário:

Postar um comentário