" A melhora da morte " Por que alguns pacientes têm uma melhora súbita antes de morrer?


Embora os cientistas façam o possível para resolver todas as nossas dúvidas, nem tudo pode ser explicado pela ciência. De todos os mistérios que ainda são enormes, a morte é, sem dúvida, um dos que mais nos interessam. Este é um fenômeno popular entre aqueles que freqüentemente acompanham pessoas em situações desesperadoras. 


Então, junte-se a nós para entender por que, afinal, algumas pessoas parecem ter melhorado significativamente antes de morrer. Converse com pessoas que trabalharam ou trabalharam com pacientes terminais, e você poderá ouvir histórias incríveis. Quer venha de pessoas que melhoram quando todos desistem de sua causa, ou de pacientes que infelizmente morreram quando tudo estava a seu favor. Porém, há uma série de casos semelhantes na literatura médica, mostrando que pacientes moribundos melhoram repentinamente, acompanhados da morte do paciente.


Ao longo da história, esse estranho fenômeno teve vários nomes diferentes, como "despertar contraditório", "despertar final" ou mesmo "último raio de sol" e outros nomes mais perceptuais, que é um termo chinês. No entanto, embora a ciência tenha reconhecido esse fenômeno ao longo da história da medicina, ainda não está claro por que isso aconteceu. Esse mistério é tão antigo que Hipócrates, o pai da medicina, havia confirmado sua existência quatro séculos antes do nascimento de Cristo. Ele, como outros gregos de sua época, acreditava que a alma foi libertada das restrições materiais na hora da morte e recuperou todo o seu potencial. 


Em suma, o que Hipócrates estava dizendo é que pouco antes de sua morte, a alma atingiu seu clímax novamente, deixando para trás tudo que o fazia sofrer.Desde então, um grande número de casos foi registrado. Em muitos desses pacientes, aqueles que já estavam em estado terminal finalmente recuperaram a consciência, indicando que seus sintomas melhoraram substancialmente. Felizmente, muitos membros da família estão começando a acreditar que seus entes queridos podem melhorar e até mesmo se recuperar totalmente. 


Mas isso não vai acontecer no final. Existem muitas hipóteses que tentam explicar esse fenômeno, mas ainda não foram confirmadas. Por exemplo, algumas pessoas pensam que este é um mecanismo de sobrevivência natural para os humanos, enquanto outras pensam que é uma oscilação normal, causada inteiramente por acidente. Por causa das várias questões éticas que surgiram nessas investigações, é muito difícil estudar esses casos. No entanto, em um raro artigo científico abordando esse fenômeno misterioso, os pesquisadores apontaram que é normal que pacientes com demência e doença terminal experimentem flutuações na consciência.


No entanto, alguns casos estão além da normalidade, de modo que os pacientes que dificilmente não possuem mais habilidades de comunicação estão totalmente despertos. Um estudo de 2009 realizado por pesquisadores na Virgínia, EUA, analisou 49 casos que se enquadram nesse fenômeno. Obviamente, uma pequena amostra não pode tirar conclusões profundas, mas nos ajuda a compreender melhor a chamada compreensão sóbria final da ciência de fato. 


Entre 49 casos, 43% dos pacientes melhoraram 1 dia antes da morte, 41% melhoraram 2-7 dias antes da morte e 10% melhoraram 8-30 dias antes da morte. Outro estudo realizado em 2018 apontou que nessas condições normalmente são liberadas adrenalina e outras substâncias, causando alterações no organismo. Essas alterações levam ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, melhorando assim a função de outros órgãos. Isso pode explicar a vigília repentina. Obviamente, também existem tentativas de explicar esses eventos a partir de conceitos religiosos. 


É o caso de um grupo de professores de estudos religiosos da Universidade da Califórnia. Segundo eles, a sobriedade final se origina da alma e, teoricamente, ocorre quando a consciência humana consegue se separar completamente do cérebro e operar independentemente do sistema nervoso. Teoria à parte, a maioria dos cientistas acredita que a sobriedade final é outro resultado do que sabemos sobre o viés da confirmação. 


Devemos sempre buscar novas evidências para provar o que acreditamos, esta é uma tendência Segundo os pesquisadores, muitos estudos dizem que as pessoas tendem a pesquisar, prestar atenção e se lembrar de coisas que validem suas próprias crenças, e isso pode ajudar a explicar por que a chamada lucidez terminal acabou se tornando um assunto tão comentado.


Em suma, o fato dessas histórias serem marcantes e emocionantes faz com que elas fiquem gravadas na memória, causando a impressão de que casos assim são muito mais comuns do que realmente são.


De qualquer forma, a lucidez terminal continua sendo um tema muito discutido dentro dos hospitais, e é um assunto recorrente entre aqueles que trabalham com pacientes que convivem com doenças graves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário