Vamos esclarecer uma coisa : Prednisolona não é um xarope para tosse!

Tempo fresco para alguns, mas definitivamente um período de tosse , coriza e eventual febre para outros. Durante este tempo, a condição da criança piora. Nos dias mais frios, fechamos mais as janelas e contamos com ambientes fechados, levando a uma maior disseminação de vírus e maior disseminação de doenças, como gripes e resfriados e o temido Corona vírus e suas variantes. 


O sintoma mais irritante é a tosse. A febre é um problema, mas geralmente desaparece em poucos dias e tende a diminuir quando são administrados antipiréticos. Mas a tosse não passava por dias, semanas, e nada parecia ajudar! Uma pessoa gentil, colegas vizinhos vai e sugeri o "xarope" usado pelos filhos, netos, conhecidos, que é a  prednisolona!


Este medicamento é um corticoide, potente anti-inflamatório e anti-alérgico. Usamos em certas situações em que também temos tosse, como asma e laringite, mas não ajuda no resfriado! 


Na verdade, pode até atrapalhar, porque quando você está tomando um medicamento que não ajuda a resolver a doença mais rapidamente, você fica com apenas os efeitos colaterais do medicamento - e no caso da prednisolona, os efeitos colaterais são numerosos e muito graves! . 


Efeitos colaterais graves chamam atenção


Os efeitos colaterais mais importantes ocorrem com o uso a longo prazo - mas se achamos que as crianças vão adoecer de 8 a 12 vezes por ano, se usarmos prednisolona todas as vezes, temos uso a longo prazo - mas, disfarçado, porque é não "todos os dias".

.

Quais são esses efeitos? 


  • reduzir o crescimento longitudinal da criança (ou seja, ela pode não atingir a altura máxima que consegue atingir); 
  •  Causa osteoporose, pois piora a absorção de cálcio pelos ossos; 
  •  Provoca aumento da pressão arterial e da glicemia (“açúcar” no sangue); 
  • Provoca glaucoma e catarata; 
  •  Dá ganho de peso significativo (pois aumenta muito o apetite), levando à obesidade e estrias frequentes (para toda a vida); 
  • Algumas crianças são irritáveis ​​e agressivas; 
  • Até que provoque úlceras estomacais e intestinais, podendo levar à perfuração desses órgãos e necessitar de cirurgia. A lista de efeitos colaterais é enorme e poderíamos falar de muitos outros, mas os que mencionei aqui são os mais comuns e relevantes.

.

Se usarmos esse medicamento indiscriminadamente, podemos fazer a nossa fábrica própria de corticoide (sim, produzimos esta substância em nosso corpo) pare a produção – já que o corpo entende que você está fornecendo esta substância e ele não precisa mais gastar energia para produzir. 


Se isso acontece , a criança pode entrar no que é chamado de crise adrenal, com hipotensão severa, e que pode levar até à morte.


Consulte sempre seu Pediatra, para usos crônicos de medicamentos e diagnóstico corretos.


Fonte e Referência : ( Pueritia ) ( Panoramafarmaceutico) / #pediatriabemhumorada #pediatra #prednisona

Nenhum comentário:

Postar um comentário