Compressa fria e compressa quente qual a diferença de ação ?

Compressa fria e compressa quente você sabe como cada ação é diferente? Uma solução caseira popular para dor e desconforto em todo o mundo são compressas quentes e frias. Uma vez que o corpo sofreu um trauma, como uma pancada ou lesão, dor, vermelhidão e inchaço se desenvolvem rapidamente. Em casos tão comuns, a ajuda de especialistas costuma ser substituída pela antiga receita caseira: compressas de água quente ou fria.


Cada um tem indicações diferentes, e usá-los na temperatura errada pode, na melhor das hipóteses, não produzir os resultados desejados e até exacerbar a dor e o desconforto. Pensando nisso, separamos cada instrução, junto com dicas de como usar . Leia abaixo para ver!



COMPRESSA QUENTE

INDICAÇÕES : Dor muscular, Torsicolor, contusão, Dores crônicas nas articulações

OBJETIVO :  Diminuir as dores e proporcionar relaxamento muscular e articular

A compressa quente é recomendada para relaxar os músculos e articulações e aliviar as dores; Adequado para: contraturas nas costas, dores crônicas. 


Efeitos


O alívio da dor com o uso de bolsas de calor é resultado do aumento do fluxo sanguíneo para a área devido à dilatação dos vasos sanguíneos, o que relaxa os músculos. 


Além disso, pode ajudar a melhorar a liquidez, liberando liquidez na região. Outro efeito importante é o relaxamento. Você sabe como um banho quente pode ajudar a aliviar o cansaço do dia e deixar uma pessoa “mais leve”? 


A razão é a mesma: a alta temperatura tem um efeito analgésico no corpo. No entanto, lembre-se de que um pacote de calor nunca deve ser tão quente que cause desconforto ou até queimaduras - mantenha-o em uma temperatura tolerável.


COMPRESSA FRIA 

INDICAÇÕES: Após injeções, pancadas, torções, dor de dente . Recomendado usar logo após o trauma, nas primeiras 48 horas. 

OBJETIVO: Diminuir a dor , edema e evitar hematoma

O uso de compressas frias tem grande impacto em casos agudos, como: após quedas, golpes, distensões musculares e articulares, é bom usar em até 48 horas após o trauma.

Este tipo de compressão é indicado para: edema, prevenção de hematoma, alívio da dor; 


Efeitos


Enquanto as compressas de calor dilatam os vasos sanguíneos, as compressas frias têm o efeito oposto, contraindo os vasos sanguíneos e reduzindo o fluxo sanguíneo para a área. Esse resultado evita que o fluido se acumule na área, reduzindo a inflamação e o inchaço. 


A temperatura fria também tem um efeito entorpecente, por isso pode aliviar temporariamente a dor no local da aplicação. No entanto, a aplicação de compressas frias no peito ou nas costas não é recomendada.


#enfermagem #enfermeira #enfermeiro  #tecnicoemenfermagem #ciênciadocuidar #segurancadopaciente #qualidadenaassistência #cuidadosdeenfermagem


Fonte e Referência : drogarialiviero , tommasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário