Há muito venho prometendo um tutorial de roupas, pelo que observei nos tutoriais disponíveis pela internet, e até mesmo em alguns livros, as dicas e aulas são muito curtas e dessa forma não reúnem toda informação necessária para realmente dar uma base ao desenho dos aspirantes.
É extremamente necessário, pra quem quer aprender a desenhar, ter em mente que o desenho artístico se limita em 2 diferentes tipos de estudo:
Teórico. O estudo das diferentes técnicas acabam por facilitaro processo de elaboração e finalização dos desenhos, além de claro promover o desenvolvimento rápido e fácil. Não existe quem já nasça com o dom de desenhar, mesmo que alguns tenham mais facilidade.
Treinamento artístico. O treinamento é a base para um bom desenho uma vez que a perfeição vem dos muiutos erros cometidos. Quanto mais treino e estudo melhor. É necessário treinar além disso as habilidades motoras para se ter um domínio amplo da pressão do lapis, carvão, nanquim, etc.
As imagens e concepções a seguir foram retiradas de outros tutoriais e estudos, e que fique claro que eu não quero gerar confusões e por isso não achem que são de minha autoria, já lhes deixo claro que não é. O que estou fazendo é reunir todas essas informações para facilitar suas próprias idéias.
Ao desenhar roupas a grande dificuldade do artista é transpor no papel as dobras, quando é desenhado de forma errada o desenho fica desarmonioso e sem profundidade. Ao vestir o personagem tenha em mente a forma básica do corpo como molde e formule a partir daí a roupa a ser desenhada.

Confuso com a origem das dobras? Uma boa explicação com imagens ajudará.


Na hora de desenhar a dobra é necessário considerar o volume do corpo onde ela se localiza. Muitas pessoas se enrolam exatamente nessa parte, porque além de não seguir o fluxo das dobras, ainda a desenham no esboço como se este fosse uma placa reta, sem levar em conta as elevações que um corpo tem.





Para dar uma profundidade maior nas roupas dos personagens é importante que na hora da finalização você aplique sombra e luz nos tecidos, utilizando recursos como rachuras (sempre com pontas mais finas que as do contorno), retículas, ou se você estiver desenhando à lapis pode usar o próprio grafite mesmo.
Por fim, é importante que vocês façam uma observação de referências, eu indico que vocês analizem muitas fotos pra entender o fluxo dos tecidos no corpo, juntamente com desenhos pra entender como passar isso pro papel. É importante observar fotos reais porque o objetivo do desenho é chegar o mais próximo possível da realidade, até mesmo no mangá.
Eu gostaria de terminar esse post me desculpando com a demora desse tutorial, Eu ando bem ocupado com o trabalho, a faculdade e treinamento. Mas eu ainda estou estudando alguns tutoriais novos sobre como desenhar vegetação, composição de sombra e luz e transição de cores. Então se preparem e não deixem de visitar o blog pois eu tentarei postar com mais afinco e menos intervalo de tempo.
Por último segue uma lista de imagens que usei para o estudo e criação deste tutorial, juntamente com algumas que não foram usadas, mas que podem servir como referência.
Link : 365diasdesenhando
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