Desafio colaborativo metodologia de pesquisa

Quais as técnicas de estudo adequadas à pesquisa?

De acordo com os dados do site DtCom Archives e Universia.net, as técnicas de pesquisa adequadas para este estudo são: exploratória, descritiva, explicativa, experimental, bibliográfica, literatura, investigação pós-evento, investigação de campo, estudo de caso, pesquisa participante e pesquisa-ação . Mais adequado para pesquisas sobre o tema "Esses resultados precisam ser melhorados. (Pisa)". Sim : Pesquisa Bibliográfica Estudo experimental Pesquisa exploratória

Escolhe 3 técnicas e descreva brevemente:

Pesquisa Bibliográfica

Tenta explicar um problema através de teorias publicadas em livros ou obras do mesmo gênero, tendo como objetivo pesquisar,conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema, tornando-se um instrumentos.


Pesquisa Experimental

Nesta pesquisa o investigador analisa o problema, construindo suas hipóteses e trabalha manipulando os possíveis fatores, as variáveis, que se referem ao fenômeno observado.


Pesquisa Exploratória

Pesquisa que tem grande utilização, principalmente nas áreas sociais, não se trabalha com a relação entre as variáveis, mas com o levantamento da presença das variáveis e de sua caracterização


Qual das técnicas você destacaria como mais adequada para estudar o problema da melhoria de resultados dos estudantes em avaliações como o Pisa? Justifique.


Para estudar o aprimoramento de métodos de avaliação como a Pisa, devemos utilizar a maior parte dos métodos de pesquisa, pois as avaliações e formas de aprendizagem tradicionais ainda realizadas no Brasil estão desatualizadas , e precisam ser reformuladas para facilitar para crianças e jovens menores de 15 anos.

Este tipo de avaliação (PISA) é muito importante porque, na maioria dos casos, nem mesmo as unidades escolares a aceitam. Portanto, acho que o melhor método seria a pesquisa explicativa.

Como a pesquisa explicativa é uma compreensão da realidade, além de registrar e analisar fenômenos, ela também tenta determinar as causas dos fenômenos de pesquisa. Isso pode acontecer tanto por meio de métodos experimentais, pela aplicação de métodos matemáticos, quanto pela interpretação de métodos qualitativos, de modo que a pesquisa explicativa visa explorar coisas novas e pode ser usada no esclarecimento científico, como a TCC ou monografias.

Fonte : https://blog.mettzer.com/pesquisa-explicativa/
http://www.ueg.br/noticia/36347_o_que_e_pesquisa_bibliografica
https://www.centrodepesquisa.com.br/pesquisa-experimental/o-que-e-pesquisa-experimental

Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo.

GRUPO DE ESTUDOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário