Patologia Geral Desafio Colaborativo

A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

Também podem ser examinados líquidos, secreções, esfregaços e outros materiais orgânicos. Praticamente todos os órgãos e componentes corporais podem ser biopsiados: músculos, pele, ossos, líquidos, secreções, etc. Geralmente, é um exame simples que pode ser realizado em consultório médico, porém em alguns tipos de biópsia é necessário a remoção de órgãos, estas só devem ser feitas por um cirurgião. O termo biópsia vem do grego, bios = vida e opsis = aparência, visão.

Existem vários tipos de biópsias capazes de identificar possíveis problemas em diferentes partes do corpo. Conheça:


Quais tipos de biópsia existem?

Existem vários tipos de biópsia, dos quais aqui se descrevem os mais comuns. O tipo de biópsia a ser realizado depende do tipo de lesão, do órgão a ser estudado, da hipótese diagnóstica e de condições pessoais do paciente:

  • Biópsias externas: quando feitas em lesões superficiais, geralmente salientes na pele ou mucosas.
  • Biópsias internas: feitas por incisão ou punção às cegas ou ecoguiadas (guiadas por ultrassonografia) ou por endoscopia.
  • Biópsias perioperatórias: feitas durante uma cirurgia.
  • Biópsias incisionais: quando é retirada apenas uma parte da lesão.
  • Biópsias excisionais: quando é retirada a lesão inteira.
  • Biópsias por aspiração: quando o material a ser examinado é aspirado por uma seringa ou instrumento semelhante.
Para que serve uma biópsia?


Uma biópsia serve para esclarecer um diagnóstico se ainda restarem dúvidas depois da história clínica, exame físico, dados bioquímicos e de imagens.

Em casos de tumores, além de definir o diagnóstico, podem estabelecer a malignidade ou não deles e o grau histológico em que se encontram.

Avaliar os resultados do tratamento.

Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo.

GRUPO DE ESTUDOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário