Patologia Geral Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

A morte celular pode ser por apoptose ou necrose. Algumas características diferenciam estes tipos. A morte celular ocorre individualmente, sendo que a morte de uma célula não leva à morte de outras células. Essa atividade se caracteriza por:

Necrose isquêmica;


Lesão reversível;


Necrose;


Necrose gangrenosa;


Apoptose; Resposta correta


Pergunta 2

1 ponto


A patologia pode ser geral ou sistêmica, cada uma com suas áreas específicas de estudo. A ____________________ estuda os distúrbios funcionais e significado clínico das doenças. Marque a alternativa que melhor preencheria esta lacuna.


Anatomia patológica;


Fisiopatologia; Resposta correta 


Patologia;


Patologia clínica;


Patogenia;


Pergunta 3

1 ponto


Para análise e diagnóstico de algumas doenças, algumas técnicas e ferramentas são necessárias, como por exemplo a análise citológica, histológica e até mesmo a biópsia. Existem diversos tipos de biópsia. Assinale a alternativa que tenha como característica a biópsia incisional:


É realizada por punção;


Retira o material por meio de aspiração;


É realizada apenas em lesões superficiais;


Remove toda a lesão;


Remove apenas uma região da lesão; Resposta correta


Pergunta 4

1 ponto


A morte celular é essencial para o desenvolvimento dos seres vivos. Existe um tipo de morte celular que se caracteriza por morte de um tecido ou parte dele em um organismo vivo seguida de autólise. Estamos nos referindo a:


Lesão celular reversível;


Apoptose;


Lesão reversível e apoptose;


Necrose; Necrose


Apoptose e Necrose;


Pergunta 5

1 ponto


A _______ acarreta no desaparecimento total do _______ e também da própria célula. Esse processo, por sua vez, é precedido de alterações celulares estruturais ______. Assinale a alternativa que indique o correto preenchimento das lacunas:


Apoptose; núcleo; leve;


Necrose; núcleo; leve;


Apoptose; citoplasma; grave;


Necrose; núcleo; grave; Resposta correta 


Necrose; citoplasma; grave;


Pergunta 6

1 ponto


Hipertrofia e atrofia são modificações causadas por agressões a um organismo. A hipertrofia é o aumento do volume de um órgão ou tecido devido ______________ individual do tamanho da célula, ____ alteração no número. Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas.


Ao aumento, sem; Resposta correta 


À diminuição, com;


À diminuição, sem;


Ao aumento, com;


À divisão, com;


Pergunta 7

1 ponto


Em uma palavra, é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular da mesma linhagem. Do que estamos nos referindo?


Atrofia;


Metaplasia; Resposta correta


Hipertrofia;


Distrofia;


Displasia;


Pergunta 8

1 ponto


________________é o aumento do número de células parenquimatosas, as quais mantêm tanto o tamanho quanto as funções normais. No entanto, neste caso, o tecido ou órgão possui seu volume e função aumentados. Qual o conceito que preenche corretamente esta lacuna?


Metaplasia;


Hipertrofia;


Displasia;


Atrofia;


Hiperplasia; Resposta correta


Pergunta 9

1 ponto


O edema é considerado um acúmulo de líquido no tecido subcutâneo, devido ao extravasamento de fluidos. O edema pode ser caraterizado como __________________. Assinale a alternativa que complete a frase:


Apoptose;


Lesão irreversível;


Lesão reversível; Resposta correta


Necrose;


Morte celular;


Pergunta 10

1 ponto


Dependendo da gravidade e forma de lesão celular, diversos tipos de necrose podem acontecer. Sobre necrose, leia a frase abaixo:É uma forma de necrose em que o tecido necrótico sofre modificações por agentes do ar ou bactérias. Estamos nos referindo a qual tipo de necrose?


Hemorrágica;


Fibrinóide;


Gangrenosa; Resposta correta


Enzimática;


De liquefação;

Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo.

GRUPO DE ESTUDOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário