Farmacologia Básica Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

“A realização de estudos de biodisponibilidade e bioequivalência, de forma rotineira, no Brasil, pode ser creditada à Lei dos genéricos n 9787/99. O pioneirismo coube ao Dr. Gilberto de Nucci, na última década, através da implantação da Unidade Miguel Servet no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.”


Fonte: ANVISA. Manual de boas práticas em biodisponibilidade: bioequivalência. Brasília: ANVISA, 2002, vol. 1. 


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre biodisponibilidade e bioequivalência, analise as afirmativas a seguir:




I. A bioequivalência é o estudo comparativo de produtos contendo princípios ativos diferentes para a mesma finalidade terapêutica.


II. Nos estudos sobre bioequivalência, os produtos devem apresentar a mesma forma farmacêutica, porém, podem ser administrados por outra via.


III. Os equivalentes farmacêuticos devem cumprir as mesmas especificações da Farmacopeia Brasileira.


IV. Quando dois medicamentos são bioequivalentes, pode-se aproveitar os estudos clínicos completos de um medicamento para outro.




Está correto apenas o que se afirma em:



III e IV. Resposta correta



I e IV.



II e IV.



I e III.



II e III.



Pergunta 2

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Os ensaios clínicos são conduzidos com o objetivo de obter evidências quanto à eficácia e à segurança de produtos que, além de evidências não-clínicas e dados sobre qualidade, devem apoiar seu registro por meio de uma autoridade regulatória. Os princípios éticos baseados primariamente na Declaração de Helsinki devem ser a base para a aprovação e condução dos ensaios clínicos [...].”


Fonte: OPAS, Organização Panamericana de Saúde. Boas Práticas Clínicas: Documento das Américas. 2005. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/boas_praticas_clinicas_opas.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2020.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os ensaios clínicos de fármacos, assinale a alternativa que traz um princípio básico das boas práticas clínicas:



Os produtos farmacêuticos em investigação devem ser manufaturados, manejados e armazenados de acordo com as boas práticas de fabricação (BPF). Resposta correta.



As pesquisas devem ser realizadas por médicos, farmacêuticos ou dentistas qualificados, os quais devem ser responsáveis por qualquer decisão tomada em seu nome.



A aprovação de ensaios clínicos depende de informações clínicas adequadas dos produtos em investigação, sem a necessidade de informações não-clínicas.



As informações dos registros dos sujeitos participantes como voluntários do estudo devem ser divulgadas para aumentar a confiabilidade dos resultados do ensaio clínico.



Os resultados do ensaio clínico são importantes para a ciência e a sociedade, porém, a confiabilidade dos resultados para os produtos que não avançam para a fase IV é baixa.



Pergunta 3

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“O termo biodisponibilidade é usado para indicar a fração (F) de uma dose oral que chega à circulação sistêmica na forma de fármaco intacto, levando em consideração tanto a absorção quanto a degradação metabólica local. [...] A biodisponibilidade somente se relaciona com a proporção total de fármaco que chega à circulação sistêmica, negligenciando a velocidade de absorção.”


Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.


Considerando o conteúdo estudado sobre absorção de fármacos e biodisponibilidade, analise as afirmativas a seguir:




I. A biodisponibilidade pode ser baixa quando o fármaco é metabolizado na parede intestinal antes de alcançar a circulação sistêmica.


II. O metabolismo de primeira passagem hepático tem um grande efeito na biodisponibilidade de um fármaco administrado por via oral.


III. A biodisponibilidade é 100% para uma dose oral, por definição, e menor que 100% para uma dose intravenosa.


IV. Os fármacos administrados por inalação apresentam biodisponibilidade de 100% por serem pouco influenciados pelo efeito de primeira passagem hepático.




Está correto apenas o que se afirma em:



I e II. Resposta correta



I e III.



I e IV.



II e III.



II e IV.



Pergunta 4

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“A ligação de um fármaco às proteínas plasmáticas limita sua concentração nos tecidos e em seu local de ação, tendo em vista que apenas a fração livre está em equilíbrio nos dois lados das membranas. [...] Para a maioria dos fármacos, a variação terapêutica das concentrações plasmáticas é limitada; assim, a amplitude de ligação e a fração livre são relativamente constantes”.


Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os fatores que afetam a ligação de fármacos às proteínas plasmáticas, analise as afirmativas a seguir:




I. A hipoalbuminemia pode diminuir a amplitude da ligação às proteínas plasmáticas.


II. Reações inflamatórias agudas aumentam os níveis da glicoproteína ácida α1, diminuindo a fração de fármaco livre.


III. São necessárias grandes diferenças na fração ligada às proteínas para resultar em diferenças consideráveis na concentração de fármaco livre.


IV. Fármacos de depuração alta sofrem pouca influência da variação da amplitude da ligação às proteínas plasmáticas.




Está correto apenas o que se afirma em:



I e II. Resposta correta



I e III.



I e IV.



II e III.



II e IV.



Pergunta 5

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Os fármacos e seus metabólitos são, em sua maioria, eliminados do corpo através de excreção renal e biliar. A excreção renal constitui o mecanismo mais comum de excreção de fármacos [...]. Apenas um número relativamente pequeno de fármacos é excretado primariamente na bile.”


Fonte: GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. [s.l.] 2.ed. Guanabara, 2009.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a eliminação de fármacos, analise as afirmativas a seguir:




I. Um aumento na taxa de filtração glomerular diminui a taxa de eliminação do fármaco.


II. A diminuição da ligação do fármaco às proteínas plasmáticas aumenta a taxa de eliminação do fármaco.


III. Um aumento do fluxo sanguíneo renal aumenta a taxa de eliminação do fármaco.


IV. Ambas as formas, ligada e não-ligada do fármaco às proteínas plasmáticas, são filtradas no túbulo renal.




Está correto apenas o que se afirma em:



II e III. Resposta correta



I e II.



I e III.



I e IV.



II e IV.



Pergunta 6

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“As enzimas hepáticas têm a propriedade de modificar quimicamente uma variedade de substituintes nas moléculas dos fármacos, tornando os fármacos inativos ou facilitando a sua eliminação. Essas modificações são designadas, em seu conjunto, como biotransformação.”


Fonte: GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. [s.l.] 2.ed. Guanabara, 2009.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as fases da biotransformação de fármacos, analise as afirmativas a seguir:




I. O sistema do citocromo P450 microssomal é responsável pelo metabolismo de grande parte das reações oxidativas.


II. A oxidação é uma reação sintética de fase 2 que envolve a introdução de um grupo hidroxila.


III. As reações de fase II (conjugação) ocorrem exclusivamente no fígado.


IV. O sulfato e a glutationa são grupos comumente adicionados nas reações de conjugação.




Está correto apenas o que se afirma em:



I e IV.



I e II.



I e III. Resposta correta



II e III.



II e IV.



Pergunta 7

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“A excreção dos fármacos e metabólitos na urina inclui três processos independentes: filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva. Em geral, as alterações da função renal global afetam esses três processos na mesma extensão [...].”


Fonte: HILAL-DANDAN, R.; BRUNTON, L. Manual de farmacologia e terapêutica de Goodman & Gilman. Porto Alegre: AMGH, 2015.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a eliminação de fármacos, assinale a alternativa correta sobre os fatores que influenciam os processos de filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva:



Um ajuste no pH urinário pode favorecer a reabsorção de fármacos nos túbulos proximais e distais. Resposta correta



A concentração urinária do fármaco pode aumentar se houver reabsorção nos túbulos proximais e distais.



Um aumento no débito urinário aumenta a reabsorção por aumentar o transporte do fármaco por difusão facilitada.



A concentração urinária do fármaco no túbulo proximal pode aumentar devido ao transporte por difusão passiva das moléculas ionizadas do fármaco.



Fármacos que são rapidamente eliminados do organismo possuem um valor baixo de clearance.



Pergunta 8

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“As membranas celulares formam as barreiras entre os compartimentos aquosos do organismo. [...] Para atravessar as barreiras celulares (p. ex., mucosa gastrointestinal, túbulo renal, barreira hematoencefálica, placenta), os fármacos devem atravessar membranas lipídicas.”


Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.


Considerando o texto lido e o conteúdo estudado sobre a absorção de fármacos, analise os diferentes tipos de transportes de moléculas através da membrana e associe-os com suas respectivas características.




1) Difusão passiva.


2) Transporte paracelular.


3) Transportadores ABC.


4) Difusão facilitada.




( ) São dependentes da hidrólise do ATP para bombear ativamente os seus substratos.


( ) É um tipo de transporte passivo, porém mediado por carreadores.


( ) Consiste na transferência de substâncias através de um epitélio, utilizando os espaços intercelulares.


( ) A molécula do fármaco penetra a camada lipídica seguindo um gradiente de concentração.




Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:



3, 4, 2, 1. Resposta correta 



4, 2, 3, 1.



2, 1, 3, 4.



3, 2, 1, 4.



4, 3, 1, 2.



Pergunta 9

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“O volume de distribuição aparente reflete um balanço entre ligação a tecidos, que diminui a concentração plasmática e torna maior o volume aparente, e ligação a proteínas do plasma, que aumenta a concentração plasmática e torna o volume aparente menor.”


Fonte: KATZUNG, B. G; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o volume de distribuição aparente, analise as afirmativas a seguir.




I. O volume de distribuição aparente é baixo para fármacos que são amplamente distribuídos no músculo e tecido adiposo.


II. O volume de distribuição aparente é alto para fármacos que ficam retidos, principalmente, no compartimento vascular.


III. Para fármacos que apresentam alto volume de distribuição aparente, a dose inicial deve ser maior.


IV. Idosos apresentam um volume de distribuição aparente menor para certos fármacos.




Está correto apenas o que se afirma em:



III e IV. Resposta correta



I e II.



I e III.



I e IV.



II e IV.



Pergunta 10

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Depois da absorção ou administração sistêmica na corrente sanguínea, o fármaco distribui-se para os líquidos intersticiais e intracelulares, dependendo das propriedades físico-químicas específicas de cada fármaco. [...] A distribuição tecidual é determinada pelo fracionamento do fármaco entre o sangue e os tecidos específicos.”


Fonte: HILAL-DANDAN, R.; BRUNTON, L. Manual de farmacologia e terapêutica de Goodman & Gilman. Porto Alegre: AMGH, 2015.


Considerando essas informações o conteúdo estudado sobre a distribuição de fármacos, analise as afirmativas a seguir.




I. As maiores frações do fármaco são distribuídos, inicialmente, para os músculos, as vísceras e os tecidos adiposos.


II. O fluxo sanguíneo regional e o volume tecidual influenciam na taxa de liberação do fármaco distribuído aos tecidos.


III. A liberação do fármaco aos tecidos na segunda fase de distribuição é responsável pela maior fração do fármaco distribuído ao espaço extravascular.


IV. Em geral, a distribuição do fármaco para o líquido intersticial ocorre de modo lento, exceto no cérebro.




Está correto apenas o que se afirma em:



II e III. Resposta correta



I e II.



I e IV.



II e IV.



III e IV.


Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo. Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar

GRUPO DE ESTUDOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário