Parasitologia Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário - Arte no Papel Online
Avaliação On-Line Curso Farmácia Faculdade Farmácia Farmacia EaD Parasitologia Questionário
Parasitologia Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Parasitologia Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Avaliação On-Line Curso Farmácia Faculdade Farmácia Farmacia EaD Parasitologia Questionário

DESCRIÇÃO

Os vermes da espécie Acaris lumbricoides são conhecidos popularmente como lombrigas. São cosmopolitas, sendo encontrados em diversas regiões do mundo. Segundo Neves (2002), esses indivíduos apresentam formas morfologias diferentes em seu ciclo biológico.


De acordo com essas formas indique a alternativa incorreta.



Os ovos possuem uma membrana intermediária formada por quitina e proteína e uma interna, mais delgada e de características impermeáveis, constituída de lipídios e proteínas.



Os ovos apresentam pouco resistência a fatores ambientais externos. Resposta correta 



Os vermes adultos fêmeas são maiores que os machos e não apresentam o corpo encurvado, além disso sua cavidade pseudocelômatica é ocupada por órgãos genitais, que são duplos e tubulares.



Os vermes adultos machos medem cerca de 30cm de comprimento, a estrutura bucal também chamada de vestíbulo bucal.



Os ovos podem estar férteis, possuindo em seu interior uma massa de células germinativas ou inférteis, com estrutura mais delgada e sem células germinativas em seu interior. 



Pergunta 2

1 ponto


O ciclo de vida Wuchereria bancrofti é do tipo heteróxeno, e envolve o hospedeiro intermediário a fêmea da espécie Culex quinquefasciatus e hospedeiro definitivo o ser humano (NEVES, 2002). Sobre o ciclo de vida desse verme e as formas de transmissão da doença causada por ele, indique a alternativa correta.


I) No ciclo de vida delas as fêmeas do mosquito Culex quinquefasciatus se alimentam do sangue de pessoas parasitas e ingerem as formas infectantes do parasita.


II)As microfilárias ao chegarem no estomago do mosquito, perdem a sua bainha e migram para a região torácica, nos músculos elas transformam-se em uma larva, de formato salsichóide ou de L.


III) Cerca de seis a dez dias após o repasto infectante, ocorre a primeira muda originando a larva em estágio dois (L2). Essa cresce muito e, 10-15 dias depois, sofre a segunda muda, transformando-se em larva infectante ou L3, que migram pelo corpo do inseto, até acalcarem a região da probóscide.


IV) Os vermes adultos, machos e fêmeas, permanecem juntos nos vasos e gânglios linfáticos humanos, se reproduzindo. Eles vivem, em média, quatro a oito anos.


V) A Transmissão da Elefantíase acontece apenas por meio da picada da fêmea do mosquito Culex quinquefasciatus, a partir da disposição dos estagio larval infectante (L3) na pele lesada do hospedeiro humano.



Apenas I está correta. 



Apenas I e II estão corretas. 



Todas as alternativas estão corretas.



Apenas II e III estão corretas. 



II, III, IV e V estão corretas. 



Pergunta 3

1 ponto


Segundo Neves (2002), estima-se que cerca de 112 milhões de pessoas estão infectadas pela W. bancrofti, causadora da Elefantíase em pelo menos 80 países.

No Brasil, a doença é encontrada com maior frequência nas regiões Norte e Nordeste: Com casos na Amazônia, Pará, Maranhão, Recife, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Com base nisto, marque a alternativa incorreta com relação aos principais fatores epidemiológicos da doença.



Se o paciente tem histórico de utilização de córregos de água para atividades de lazer. Resposta correta 



Tempo de residência do paciente em áreas endêmicas.



O ser humano como única fonte de infecção (ausência de animais reservatórios).



Presença das fêmeas do mosquito doméstico Culex quinquefasciatus, conhecido popularmente como pernilongo, muriçoca ou carapanã.



Temperaturas ambientais elevadas



Pergunta 4

1 ponto


São vermes finos e delicados encontrados geralmente, nos vasos linfáticos, vasos sanguíneos, tecido subcutâneo e pertencem a ordem chamada de Spiruruda.

Necessitam de um hospedeiro intermediário para completar o seu ciclo de vida.

Além disso, esses vermes apresentam dimorfismos sexual, ou seja, a forma adulta da fêmea é morfologicamente distinta da forma adulta do macho.


O texto refere-se a espécie:



Fasciola hepatica.



Wuchereria bancrofti. 



Taenia solium.



Ascaris lumbricoides. 



Schistosoma mansoni. Resposta correta 



Pergunta 5

1 ponto


As verminoses acometem boa parte da população mundial, dentre os grupos de doenças citados abaixo, marque a alternativa na qual todas elas sejam causadas por vermes:



Teníase, giardíase, ancilostomose, esquistossomose. 



Cisticercose, tricocefalíase, ancilostomose, esquistossomose.  Resposta correta 



Filariose, giardíase, ascaridíase, leishmaniose. 



Hidatidose, amarelão, balantidiose, oxiurose.



Filariose, triquinose, ancilostomose, leishmaniose.  



Pergunta 6

1 ponto


O ciclo de vida do verme parasita Ascaris lumbricoides é do tipo monóxeno, possuindo apenas um hospedeiro. Os vermes adultos apresentam sexos separados e após a cópula cada fêmea fecunda elimina que são eliminados ao ambiente externo juntamente com as fezes. Sobre o ciclo de vida desse verme e as formas de transmissão da doença causada por ele, indique a alternativa correta.


I) Ascaris lumbricoides se reproduz sexuadamente ou assexuadamente. Ele pode parasitar o intestino grosso humano e seus ovos são eliminados juntamente com as fezes ao meio externo, podendo contaminar alimentos sólidos ou líquidos.


II)Ascaris lumbricoides se reproduz exclusivamente de forma sexuada. Ele pode parasitar o intestino grosso humano e seus ovos são eliminados, juntamente com as fezes ao meio externo, podendo contaminar alimentos sólidos ou líquidos.


III) Os vermes adultos apresentam sexos separados e após a cópula cada fêmea fecunda elimina cerca de 200.000 ovos por dia, que chegam até os intestinos e são eliminados ao ambiente externo juntamente com as fezes.


IV) A transmissão dessa doença se dá por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados com a forma infectante do parasita, ovo contendo a larva em estágio L3.


V) Os ovos também podem ser veiculados no ambiente por meio do vento ou insetos como moscas e baratas. Esses ovos apresentam uma grande capacidade de aderência nas superfícies, o que oferta a eles uma grande capacidade infectante.



Nenhuma das alternativas está correta.



Apenas I e II estão corretas. 



II, III, IV e V estão corretas.  Resposta correta 



Apenas II e III estão corretas. 



Apenas I está correta. 



Pergunta 7

1 ponto


Sabemos que, algumas doenças causadas por nematoides acometem uma boa parcela da população mundial. Essas podem ser evitadas com medidas profiláticas simples. Marque a única alternativa que não indica uma boa maneira de se prevenir essas verminoses:



Lavar bem frutas e verduras, antes de consumi-las.



Não andar descalço.



Ingestão de água apenas filtrada ou fervida.



Usar preservativos nas relações sexuais. Resposta correta 



Cobrar investimento do poder público em obras de saneamento básico. 



Pergunta 8

1 ponto


Sobre o complexo de doença teníase-cisticercose, causado por espécies de Taenia e que constitui um sério problema de saúde pública em países onde existem precárias condições sanitárias, socioeconômicas e culturais.

Podemos afirmar que:


I)Os agentes responsáveis por esse complexo de doença são os vermes Taenia solium e Taenia saginata, cujo hospedeiro é, respectivamente, um porco ou um boi.


II)A profilaxia desse complexo de doença deve ser feita, principalmente, com o incentivo ao uso de fossas e esgotos e à recomendação de que se coma carne de porco ou boi cozida ou bem passada.


III) Formas de profilaxia desse complexo constituem andar constantemente calçado, evitando-se, assim, a penetração, pela sola do pé, de cercárias responsáveis pela teníase.



Apenas I e II estão corretas.  Resposta correta 



Nenhuma das alternativas está correta



I, II, III estão corretas. 



Apenas I está correta. 



Apenas II e III estão corretas. 



Pergunta 9

1 ponto


Dentre os platelmintos parasitas de importância médica considerável, podemos destacar o Schistosoma mansoni (esquistossomo) e Taenia solium e saginata (Tênia).


Estes vermes apresentam:



Dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados. 



Um invertebrado como hospedeiro intermediário. 



A espécie humana como hospedeiro intermediário.  Resposta correta 



Um único tipo de hospedeiro, que pode ser um vertebrado ou um invertebrado.



Dois tipos de hospedeiro: um intermediário e um definitivo. 



Pergunta 10

1 ponto


Segundo Rey (2008), estudos feitos mediante radioscopia contrastada, mostraram que cerca de 90% dos espécimes de Ascaris lumbricoides, presentes no paciente, localizavam-se em diferentes porções do intestino do hospedeiro.


Com relação ao ciclo de vida desse parasita marque a alternativa incorreta. 



No intestino delgada a larva em L5 dará origem aos vermes adultos que em pouco tempo irão realizar a cópula e liberação de ovos. 



O ciclo de vida do Ascaris lumbricoides tem início no momento em que os parasitas adultos realizam a cópula e a fêmea liberara os ovos no ambiente por meio das fezes humanas. Resposta correta 



Os vermes adultos da espécie Ascaris lumbricoides são encontrados principalmente no intestino delgado nas regiões do íleo e jejuno.



O ciclo de vida desse parasita é do tipo heteróxeno, possuindo dois hospedeiros.



O desenvolvimento embriológico propriamente dito, inicia quando o ovo chega ao ambiente externo, surgem, então, no interior dos ovos larvas do primeiro ao terceiro estágio, que é o infectante para humanos


Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 

Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo. Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar


Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo. Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar

GRUPO DE ESTUDOS 


0 AVALIAÇÕES:

Comentários

cookieIfy (2).txt Exibindo cookieIfy (2).txt…