Farmacologia Básica Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

“Os receptores fisiológicos desempenham duas funções principais: ligação ao ligando e propagação da mensagem (i.e., sinalização). [...] As ações reguladoras de um receptor podem ser produzidas diretamente em seu(s) alvo(s) celular(es), na(s) proteína(s) efetora(s), ou podem ser propagadas por moléculas de sinalização celular intermediária conhecidas como transdutores.”


Fonte: HILAL-DANDAN, R.; BRUNTON, L. Manual de farmacologia e terapêutica de Goodman & Gilman. Porto Alegre: AMGH, 2015.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre farmacodinâmica, analise os segundos mensageiros envolvidos nas vias de transdução de sinais e associe-os com suas respectivas características.




1) PKA.


2) AMP cíclico.


3) PKG.


4) PDE.




( ) É uma proteína sinalizadora importante, responsável por parar a ação do AMPc e do GMPc pela hidrólise da ligação 3’,5’-fosfodiéster cíclica.


( ) É uma holoenzima ativada devido à estimulação dos receptores que promovem o aumento das concentrações intracelulares do GMP cíclico.


( ) É uma holoenzima formada por duas subunidades catalíticas ligadas, de forma reversível, a um dímero da subunidade reguladora (R).


( ) É sintetizado pela adenilato-ciclase e, entre os seus principais alvos, tem-se as EPACs e o CREB.




Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:



4, 3, 1, 2 Resposta correta 



4, 2, 3, 1



1, 3, 2, 4



3, 2, 1, 4



3, 4, 2, 1


Pergunta 2

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“A farmacologia colinérgica trata das propriedades do neurotransmissor acetilcolina (ACh). As funções das vias colinérgicas são complexas, mas envolvem, em geral, a junção neuromuscular (JNM), o sistema nervoso autônomo e o sistema nervoso central [...].”


Fonte: GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. [s.l.] 2.ed. São Paulo: Guanabara, 2009.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a farmacologia do sistema autônomo, pode-se afirmar que é um fármaco mimético da acetilcolina em locais pós-juncionais:



betanecol. Resposta correta



clonidina.



salbutamol.



dobutamina.



terbutalina.



Pergunta 3

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Os receptores adrenérgicos (também denominados adrenoreceptores) são seletivos para a norepinefrina e a epinefrina. A dopamina em concentrações suprafisiológicas também pode ativar alguns adreno-receptores. Esses receptores são divididos em duas classes principais, denominadas α e β.”


Fonte: GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. [s.l.] 2.ed. Guanabara, 2009.


Considerando o texto lido e o conteúdo estudado sobre os fármacos que interagem com os adrenoreceptores, analise os seguintes antagonistas dos receptores adrenérgicos e associe-os com suas respectivas classificações. 




1) Prazosina.


2) Ioimbina.


3) Atenolol.


4) Propranolol.




( ) Antagonista α1-seletivo.


( ) Antagonista α2-seletivo.


( ) Antagonista β-não seletivo. 


( ) Antagonista β1-seletivo.




Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:



1, 2, 4, 3. Resposta correta 



1, 3, 4, 2.



3, 2, 1, 4.



4, 2, 3, 1.



2, 3, 1, 4.



Pergunta 4

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Os adrenoceptores são típicos receptores acoplados à proteína G. A proteína receptora tem um N-terminal extracelular, atravessa a membrana sete vezes (domínios transmembrana), formando três alças extracelulares e três intracelulares, e tem um C-terminal intracelular. Elas são acopladas a proteínas G que regulam várias proteínas efetoras. Cada proteína G é um heterotrímero composto de subunidades α, β e γ.”


Fonte: KATZUNG, B. G; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017.


Considerando o conteúdo estudado sobre os fármacos adrenérgicos e antiadrenérgicos, analise as afirmativas a seguir.




I. As principais aplicações clínicas dos fármacos que atuam sobre receptores adrenérgicos são o tratamento da hipertensão, asma e do infarto do miocárdio.


II. Os antagonistas dos receptores α-adrenérgicos causam vasoconstrição, aumento da pressão arterial e diminuição da resistência periférica.


III. Os antagonistas dos receptores β-adrenérgicos agem aumentando a contratilidade do miocárdio e alguns apresentam efeito anestésico geral.


IV. Os adrenoceptores do tipo β, possuem 3 subtipos, sendo o salbutamol um exemplo de agonista do receptor β2.




Está correto apenas o que se afirma em:



I e IV. Resposta correta 



I e II.



I e III.



II e III.



II e IV.



Pergunta 5

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“A acetilcolina e a norepinefrina são os transmissores autonômicos de maior destaque e são fundamentais para a compreensão da farmacologia autonômica. Contudo, muitos outros mediadores químicos também são liberados pelos neurônios autonômicos, e sua importância funcional está se tornando cada vez mais clara.”


Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a farmacologia do sistema nervoso autônomo, analise as afirmativas a seguir.




I. Alguns nervos pós-ganglionares parassimpáticos utilizam óxido nítrico como neurotransmissor.


II. A norepinefrina é o neurotransmissor das fibras autônomas pré-ganglionares.


III. As fibras pós-ganglionares simpáticas utilizam predominantemente a norepinefrina como neurotransmissor.


IV. Os neurônios que liberam acetilcolina são denominados adrenérgicos.




Está correto apenas o que se afirma em:



I e III. Resposta correta 



I e II.



I e IV.



II e III.



II e IV.



Pergunta 6

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Os sistemas simpático e parassimpático estabelecem um vínculo entre o sistema nervoso central e os órgãos periféricos. [...] O sistema nervoso autônomo conduz todas as informações provenientes do sistema nervoso central para o restante do organismo, exceto para a inervação motora dos músculos esqueléticos.”


Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a farmacologia do sistema nervoso autônomo, analise as afirmativas a seguir.




I. O sistema nervoso autônomo é responsável pelas funções controladas pelo consciente, como respiração, movimentos e postura.


II. O sistema nervoso autônomo pode ser dividido, anatomicamente, nas porções simpática e parassimpática.


III. Dentre as funções do sistema parassimpático tem-se a redução da frequência cardíaca e a diminuição da pressão arterial.


IV. Dentre as funções do sistema simpático tem-se a estimulação dos movimentos gastrointestinais e o esvaziamento da bexiga e do reto. 




Está correto apenas o que se afirma em:



II e III. Resposta correta 



I e II.



I e III.



I e IV.



II e IV.



Pergunta 7

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Muitos fatores podem contribuir para o acoplamento ocupação-resposta não linear e, com frequência, são compreendidos apenas em parte. [...] O conceito de receptores de reserva é muito útil clinicamente, porque permite que se pense com precisão sobre os efeitos da dosagem do fármaco sem necessidade de considerar detalhes bioquímicos da resposta de sinalização.”


Fonte: KATZUNG, B. G; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2017.


Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre a teoria dos receptores, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.




I. Em um sistema que possui receptores de reserva, uma simples ligação de um fármaco agonista ao seu receptor celular leva a uma resposta máxima.


Porque:


II. Qualquer ligação de um agonista ao seu receptor celular, em um sistema que possui receptores de reserva, pode levar à ativação de vários elementos da resposta celular.




A seguir, assinale a alternativa correta:



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Resposta correta



As asserções I e II são proposições falsas.



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.



Pergunta 8

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“Os antagonistas seletivos dos receptores nicotínicos são utilizados primariamente para produzir bloqueio neuromuscular não-despolarizante (competitivo) durante procedimentos cirúrgicos. Os agentes bloqueadores não-despolarizantes da JNM atuam ao antagonizar diretamente os receptores nicotínicos de ACh, impedindo, assim, a ligação da ACh endógena e a despolarização subsequente das células musculares.”


Fonte: GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. [s.l.] 2.ed. São Paulo: Guanabara, 2009.


Considerando o conteúdo estudado sobre os bloqueadores neuromusculares, analise as afirmativas a seguir.




I. Os bloqueadores neuromusculares podem ser classificados em despolarizantes e não despolarizantes.


II. O suxametônio é um exemplo de agente despolarizante, sendo o único representante desta classe em uso clínico.


III. Os primeiros efeitos dos agentes não despolarizantes ocorrem sobre os músculos envolvidos na respiração e depois nos músculos da face.


IV. A recuperação do paciente após a retirada do suxametônio é mais lenta quando comparada aos fármacos não despolarizantes.




Está correto apenas o que se afirma em:



I e II. Resposta correta 



I e III.



I e IV.



II e III.



II e IV.



Pergunta 9

1 ponto

Leia o trecho a seguir:


“As principais ações dos agonistas muscarínicos são facilmente compreendidas quando se têm em mente as funções do sistema nervoso parassimpático. [...] Atualmente, existem poucos usos importantes para os agonistas muscarínicos (embora haja a esperança de que novos agentes mais seletivos possam mostrar-se úteis em diferentes distúrbios do SNC) [...].”


Fonte: RANG, H.P. et al. Rang & Dale Farmacologia. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.


Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os fármacos colinérgicos e anticolinérgicos, pode-se afirmar sobre os usos clínicos destes fármacos:



a pilocarpina é um agonista muscarínico utilizado para boca e/ou olhos secos em pacientes com síndrome de sjögren. Resposta correta



o betanecol é um agonista muscarínico amplamente utilizado como estimulante laxativo.



por provocar aumento da pressão intraocular, os agonistas muscarínicos são contraindicados em pacientes com glaucoma.



a tropicamida é um antagonista muscarínico utilizado para contração da pupila.



o hexametônio é um antagonista nicotínico muito utilizado no tratamento da hipertensão.



Pergunta 10

1 ponto

A absorção de fármacos no trato gastrintestinal (TGI) pode ser afetada pelo uso concomitante de outros fármacos, causando aceleração ou redução na extensão da absorção. Estes fármacos capazes de modificar a absorção de outros devem ser capazes de alterar o pH gástrico, alterar a motilidade intestinal, sofrer quelação ou interferir no processo de transporte. 


Considerando as interações farmacocinéticas que ocorrem ao nível da absorção, analise as afirmativas a seguir.




I. Os opioides inibem o esvaziamento gástrico retardando a absorção no TGI de outros fármacos.


II. Por aumentar o esvaziamento gástrico, a atropina aumenta a absorção no TGI de outros fármacos. 


III. A metoclopramida diminui a absorção no TGI de outros fármacos administrados ao mesmo tempo. 


IV. A epinefrina retarda a absorção de anestésicos locais, prolongando o efeito do anestésico.




Está correto apenas o que se afirma em:



I e IV. Resposta correta 



I e II.



I e III.



II e III.



II e IV.


Espero ter ajudado , vou deixar um link para o grupo de estudos que estou montando para ajudar vocês. 
Toda vez que eu responder alguma avaliação, desafio colaborativo ou atividade contextualizada eu vou postar nesse grupo. Caso queiram participar bastar clicar abaixo ou deixe seu numero que eu vou te adicionar

GRUPO DE ESTUDOS 


2 comentários: