Atividade contextualizada de Microbiologia e Imunologia

Como você deve ter visto os microrganismos fazem parte de um vasto grupo de seres microscópicos, nele estão inclusos: as bactérias, os fungos, os vírus, protozoários que estão presentes em quase todas as partes do planeta terra, na água, no solo e em outras partes. Cada grupo desse possui características e peculiaridades que podem ser semelhantes, ou distintas. Alguns são unicelulares, outros multicelulares, uns procarióticos e outros eucarióticos. Por mais que a tendência seja associa-los ao surgimento de doenças, tais organismos são primordiais para a sobrevivência humana, em diversos aspectos (TORTORA, 2012).
sobre as características das bactérias, dos fungos, dos vírus e dos protozoários, indicando a forma de vida, modo de reprodução, morfologia entre outras características que você considerar importante ser mencionada sobre esses seres.


Bactérias


As bactérias são seres unicelulares e procariontes (sem membrana nuclear). Podem viver isoladamente ou formando colônias. Esses seres são caracterizados pela ausência de núcleo organizado e organelas membranosas em seu citoplasma, As bactérias são organismos unicelulares que, em geral, medem de 0,2 a 1,5 µm e podem viver isoladamente ou formando agrupamentos, habitando os mais diversos ambientes - da água do mar ao lodo de lagos, do solo ao interior dos seres vivos. A forma mais comum de reprodução das bactérias é a bipartição, cissiparidade ou divisão binária. Nesse processo, ocorre inicialmente a duplicação do DNA e, em seguida, a divisão da célula em duas. De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.


Fungos 


Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado. Quanto ao modo de vida, os fungos podem ser: a) Saprófagos - quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos. b) Parasitas - quando se alimentam de substâncias que derivam de organismos vivos. c) Mutualismo - quando estabelecem associações com outro organismo, em que ambos se beneficiam. Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos. Morfologia e reprodução
Os fungos pluricelulares são constituídos pelos corpos de frutificação, que correspondem à parte visível do cogumelo, responsável pela reprodução do fungo e o micélio que são vários filamentos, em que cada um é denominado de hifa.


Virus


Os vírus são organismos que não possuem célula e não são capazes de reproduzir-se sozinhos. Por essa razão, alguns pesquisadores não os consideram seres vivos. Causadores de inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por todos. Acelulares, medem cerca de 200 nm e só podem ser vistos com microscópio eletrônico. Alguns pesquisadores afirmam que os vírus são organismos que não devem ser considerados seres vivos


Protozoários


Os protozoários pertencem ao Reino Protista, juntamente com as algas. Por serem eucariontes, apresentam núcleo individualizado e sua única célula exerce todas as funções que normalmente há nos multicelulares: respiração, excreção e reprodução. Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas. ... Outros protozoários são capazes de produzir esporos que se espalham pelo ambiente. Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos. ... Desse modo, são gerados indivíduos diferentes em material genético. protozoários apresentam grandes variações, conforme sua fase evolutiva e meio a que estejam adaptados. → esféricos, ovais ou mesmos alongados. Alguns são revestidos de cílios, outros possuem flagelos, e existem ainda os que não possuem nenhuma organela locomotora especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário