Atividade contextualizada Farmacologia Básica - Arte no Papel Online
Curso Farmácia Faculdade Farmácia Farmacia EaD Farmacologia Básica
Atividade contextualizada Farmacologia Básica

Atividade contextualizada Farmacologia Básica

Curso Farmácia Faculdade Farmácia Farmacia EaD Farmacologia Básica

DESCRIÇÃO

Nessa atividade é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que lhe auxiliem a argumentar e a sanar possíveis questionamentos.


Durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Continue com seu comprometimento, pois este será a chave para a realização de seus objetivos. Então, de acordo com os conteúdos estudados, elabore uma tabela ou quadro indicando os principais fármacos (anestésico geral e analgésico), tempo de ação, efeitos adversos e indicações clínicas.

 

 

ANESTÉSICO I  (PROPOFOL)

TEMPO DE AÇÃO:

Propofol é um agente anestésico intravenoso de curta ação, sendo adequado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Propofol é um agente de anestesia geral de curta duração com rápido início de ação de, aproximadamente, 30 segundos

EFEITOS ADVERSOS:

Diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, náuseas e vômitos estão entre os principais efeitos colaterais do Propofol.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que Propofol faz com que o paciente fique inconsciente ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.

 

 

 

ANESTESICO II  (MIDAZOLAM)

TEMPO DE AÇÃO:

Como indução anestésica em pacientes sem medicação prévia e abaixo dos 55 anos, midazolam é eficaz e pode ser administrado por via intravenosa na dose de 0,3 a 0,35 mg/kg de peso, administrados em 20 a 30 segundos, e o tempo esperado de início de ação é de dois minutos. A duração de ação é de aproximadamente 30 minutos.

 

EFEITOS ADVERSOS:

Reações paradoxais, como inquietação, agitação, hiperatividade, nervosismo, ansiedade, irritabilidade, agressividade, raiva, pesadelos, sonhos anormais, alucinações, comportamento inadequado e outros efeitos comportamentais adversos podem ocorrer.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

Tratamento de curta duração de insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando o transtorno submete o indivíduo a extremo desconforto, é grave ou incapacitante. Sedação, antecedendo procedimentos cirúrgicos ou diagnóstico

 

 

 

 

·         ANESTESICO III  ( CETAMINA  ) conhecida como quetamina ou ketamina

TEMPO DE AÇÃO:

o efeito máximo ocorre em 30 a 60 segundos e a meia-vida de distribuição é relativamente curta (11 a 16 minutos). A cetamina é rapidamente absorvida após injeção por via muscular, com meia-vida de absorção de 2 a 17 minutos 24.

EFEITOS ADVERSOS:

. Os efeitos de curto e longo prazo incluem taquicardia e tensão arterial elevada, náuseas, vómitos, torpor, depressão, amnésia, alucinações e problemas respiratórios potencialmente fatais.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

Cloridrato de Cetamina é indicado para indução de anestesia, previamente à administração de outros anestésicos gerais. É indicado em obstetrícia para parto vaginal ou cesárea. Cloridrato de Cetamina também é indicado para suplementar outros agentes anestésicos de baixa potência, como óxido nitroso

 

 

 

 

 

·         ANESTESICO IV  ( TIOPENTAL DE SÓDIO  )

TEMPO DE AÇÃO:

.O tempo para se atingir o pico da concentração plasmática no cérebro é de 30 segundos, nos músculos é de 15 a 30 minutos e nos tecidos adiposos é de várias horas. A duração da ação é de 10 a 30 minutos, após a administração intravenosa.

EFEITOS ADVERSOS:

Reações adversas do tiopental: depressão respiratória, depressão do miocárdio, arritmia cardíaca, sonolência prolongada, espirros, broncoespasmo e laringoespasmo. Reações anafiláticas têm sido relatadas.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

É indicado para a produção de anestesia completa de curta duração ou para induzir anestesia geral. É também indicado como auxiliar em anestesia regional e no controle de convulsões. Hipnótico na anestesia equilibrada.

 

 

 

 

·         ANALGESICO I  ( MORFINA  )

TEMPO DE AÇÃO:

tempo para o efeito é de 1 a 2 horas. A duração da ação, somente em pacientes não tolerantes, para a forma oral é de 4 a 5 horas.

EFEITOS ADVERSOS:

Os maiores riscos com a morfina, assim como com os outros analgésicos opioides são, depressão respiratória e, em menor grau, depressão circulatória, parada respiratória, choque e parada cardíaca. As reações adversas mais frequentemente observadas incluem tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e transpiração.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

.

Tratamento da dor crônica ou aguda muito intensa, como dor pós-cirúrgica, dor causada por queimaduras ou por doenças graves, como câncer e osteoartrose avançada, por exemplo.

 

 

 

 

·         ANALGESICO II ( FENTANIL  )

TEMPO DE AÇÃO:

A duração da analgesia obtida com Fentanil® depende da intensidade do estímulo doloroso. Assim, administrando-se 2 a 4 mL por via endovenosa, obtém-se ação analgésica praticamente imediata. Seu efeito se instala dentro de 2 a 3 minutos.

EFEITOS ADVERSOS:

Distúrbios da Pele e do Tecido Subcutâneo: prurido (coceira). Quando um neuroléptico (antipsicótico) é utilizado com Fentanil®, as seguintes reações adversas podem ser observadas: febre e/ou tremor, agitação, episódios de alucinação pós-operatórios e sintomas extrapiramidais.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

.

Para analgesia de curta duração durante o período anestésico (pré-medicação, indução e manutenção) ou quando necessário no período pós-operatório imediato (sala de recuperação). -para uso como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia regional.

 

 

 

Referências : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782000000500015

https://consultaremedios.com.br/propofol/bula

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942009000100005

https://cdn.remediobarato.com/pdf/36e04f936a18b016335403fcb0661e3b.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942004000500016

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000800012

0 AVALIAÇÕES:

Comentários

cookieIfy (2).txt Exibindo cookieIfy (2).txt…