Atividade contextualizada Farmacologia Básica

Nessa atividade é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que lhe auxiliem a argumentar e a sanar possíveis questionamentos.


Durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Continue com seu comprometimento, pois este será a chave para a realização de seus objetivos. Então, de acordo com os conteúdos estudados, elabore uma tabela ou quadro indicando os principais fármacos (anestésico geral e analgésico), tempo de ação, efeitos adversos e indicações clínicas.

 

 

ANESTÉSICO I  (PROPOFOL)

TEMPO DE AÇÃO:

Propofol é um agente anestésico intravenoso de curta ação, sendo adequado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Propofol é um agente de anestesia geral de curta duração com rápido início de ação de, aproximadamente, 30 segundos

EFEITOS ADVERSOS:

Diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, náuseas e vômitos estão entre os principais efeitos colaterais do Propofol.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que Propofol faz com que o paciente fique inconsciente ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.

 

 

 

ANESTESICO II  (MIDAZOLAM)

TEMPO DE AÇÃO:

Como indução anestésica em pacientes sem medicação prévia e abaixo dos 55 anos, midazolam é eficaz e pode ser administrado por via intravenosa na dose de 0,3 a 0,35 mg/kg de peso, administrados em 20 a 30 segundos, e o tempo esperado de início de ação é de dois minutos. A duração de ação é de aproximadamente 30 minutos.

 

EFEITOS ADVERSOS:

Reações paradoxais, como inquietação, agitação, hiperatividade, nervosismo, ansiedade, irritabilidade, agressividade, raiva, pesadelos, sonhos anormais, alucinações, comportamento inadequado e outros efeitos comportamentais adversos podem ocorrer.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

Tratamento de curta duração de insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando o transtorno submete o indivíduo a extremo desconforto, é grave ou incapacitante. Sedação, antecedendo procedimentos cirúrgicos ou diagnóstico

 

 

 

 

·         ANESTESICO III  ( CETAMINA  ) conhecida como quetamina ou ketamina

TEMPO DE AÇÃO:

o efeito máximo ocorre em 30 a 60 segundos e a meia-vida de distribuição é relativamente curta (11 a 16 minutos). A cetamina é rapidamente absorvida após injeção por via muscular, com meia-vida de absorção de 2 a 17 minutos 24.

EFEITOS ADVERSOS:

. Os efeitos de curto e longo prazo incluem taquicardia e tensão arterial elevada, náuseas, vómitos, torpor, depressão, amnésia, alucinações e problemas respiratórios potencialmente fatais.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

Cloridrato de Cetamina é indicado para indução de anestesia, previamente à administração de outros anestésicos gerais. É indicado em obstetrícia para parto vaginal ou cesárea. Cloridrato de Cetamina também é indicado para suplementar outros agentes anestésicos de baixa potência, como óxido nitroso

 

 

 

 

 

·         ANESTESICO IV  ( TIOPENTAL DE SÓDIO  )

TEMPO DE AÇÃO:

.O tempo para se atingir o pico da concentração plasmática no cérebro é de 30 segundos, nos músculos é de 15 a 30 minutos e nos tecidos adiposos é de várias horas. A duração da ação é de 10 a 30 minutos, após a administração intravenosa.

EFEITOS ADVERSOS:

Reações adversas do tiopental: depressão respiratória, depressão do miocárdio, arritmia cardíaca, sonolência prolongada, espirros, broncoespasmo e laringoespasmo. Reações anafiláticas têm sido relatadas.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

É indicado para a produção de anestesia completa de curta duração ou para induzir anestesia geral. É também indicado como auxiliar em anestesia regional e no controle de convulsões. Hipnótico na anestesia equilibrada.

 

 

 

 

·         ANALGESICO I  ( MORFINA  )

TEMPO DE AÇÃO:

tempo para o efeito é de 1 a 2 horas. A duração da ação, somente em pacientes não tolerantes, para a forma oral é de 4 a 5 horas.

EFEITOS ADVERSOS:

Os maiores riscos com a morfina, assim como com os outros analgésicos opioides são, depressão respiratória e, em menor grau, depressão circulatória, parada respiratória, choque e parada cardíaca. As reações adversas mais frequentemente observadas incluem tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e transpiração.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

.

Tratamento da dor crônica ou aguda muito intensa, como dor pós-cirúrgica, dor causada por queimaduras ou por doenças graves, como câncer e osteoartrose avançada, por exemplo.

 

 

 

 

·         ANALGESICO II ( FENTANIL  )

TEMPO DE AÇÃO:

A duração da analgesia obtida com Fentanil® depende da intensidade do estímulo doloroso. Assim, administrando-se 2 a 4 mL por via endovenosa, obtém-se ação analgésica praticamente imediata. Seu efeito se instala dentro de 2 a 3 minutos.

EFEITOS ADVERSOS:

Distúrbios da Pele e do Tecido Subcutâneo: prurido (coceira). Quando um neuroléptico (antipsicótico) é utilizado com Fentanil®, as seguintes reações adversas podem ser observadas: febre e/ou tremor, agitação, episódios de alucinação pós-operatórios e sintomas extrapiramidais.

INDICAÇOES CLÍNICAS:

.

Para analgesia de curta duração durante o período anestésico (pré-medicação, indução e manutenção) ou quando necessário no período pós-operatório imediato (sala de recuperação). -para uso como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia regional.

 

 

 

Referências : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782000000500015

https://consultaremedios.com.br/propofol/bula

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942009000100005

https://cdn.remediobarato.com/pdf/36e04f936a18b016335403fcb0661e3b.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942004000500016

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572003000800012

Nenhum comentário:

Postar um comentário