Vacina da AstraZeneca mostra 92% contra a variante indiana

Vacina da AstraZeneca mostra 92% de efetividade contra a hospitalização nos casos da variante Delta

Um estudo realizado pelo Public Heatlh England (PHE) mostrou que o uso de duas doses da vacina AstraZeneca pode prevenir eficazmente a hospitalização devido à variante Delta de Sars-CoV-2 (B.1.617.2). 


Essa variante era originalmente conhecida como Índiana e se espalhou rapidamente no Reino Unido, e casos confirmados surgiram no Brasil. A vacina também provou sua eficácia contra a variante Alfa (B.1.1.7), que foi descoberta pela primeira vez no Reino Unido e reduziu o número de hospitalizações em 86%. O estudo publicado pela agência de saúde do governo britânico em formulário pré-impresso em 14 de junho envolveu a vacina da AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz e o imunizante produzido pela Pfizer. 


O estudo analisou 14.019 casos da variante Delta que chegaram ao pronto-socorro de um hospital britânico entre 12 de abril e 4 de junho deste ano. Destes, 122 foram hospitalizados. O risco de hospitalização para não vacinados e primeira e segunda doses da vacina foram comparados.


Outros 13.192 casos envolvendo a variante Alfa foram identificados, dos quais 166 foram internados no hospital. Considerando as duas imunizações, a eficácia média da taxa de hospitalização da vacina da variante 


Delta é semelhante à da variante Alfa: Alfa é de 78% (uma dose) e 92% (duas doses); Delta é de 75% e 94%, respectivamente. No caso da Pfizer, a eficácia da vacina é em média 94% após a primeira dose, e a eficiência de hospitalização para variantes do Delta após a segunda dose é em média de 96%. 


A AstraZeneca registrou uma taxa efetiva de 71% após a primeira dose e 92% após a segunda dose. "Essas descobertas indicam que o uso de uma ou duas doses da vacina tem um nível muito alto de proteção contra a hospitalização por variantes do Delta", disse o estudo.



Fonte : Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário