FGTS Fundo de garantia inativo governo tem esforço para liberar em 2019



O FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

No ano de 2016 o governo federal anunciou aos trabalhadores que poderiam sacar o FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Serviço das contas inativas , O objetivo era injetar dinheiro na economia fraca da época.

O prazo para o saque foi liberado até 31 de julho de 2017 depois foi prorrogado pelo atual presidente Michel Temer para sacar até dia dezembro 2018.

E agora para 2019 ? de acordo com o ministro da economia Paulo Guedes confirmou que o governo irá fazer uma um esforço para que os trabalhadores que possuem contas inativas possam sacar esse dinheiro . No ano de 2017 as somas das contas inativas resgatadas chegaram a R$ 44 bilhões.

O que é o FGTS Inativo
Quando a conta deixa de receber depósitos, o empregado pede demissão ou é demitido por justa causa automaticamente a conta se torna inativa. Mesmo que a conta se torna inativa ela ainda está vinculada ao empregado e recebendo juros e correção monetária sobre o seu saldo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário