Lesões e tipos de queimaduras

Queimaduras de 1º grau


Queimaduras de 1º grau: Apenas a epiderme está envolvida, a camada mais externa da pele. Os sintomas são dor intensa e vermelhidão localizada. 


As feridas de queimadura estão secas (sem sangramento) e sem bolhas. Eles geralmente melhoram dentro de 3 a 6 dias e podem descamar. 


Queimadura de 2º grau


Queimaduras de segundo grau: atualmente divididas em segundo grau superficial e segundo grau profundo: As queimaduras superficiais de 2º grau são aquelas que envolvem as partes mais superficiais da epiderme e da derme: os sintomas são os mesmos das queimaduras de 1º grau, incluindo o aparecimento de bolhas e o aspecto úmido das lesões. 


A cura leva mais tempo, possivelmente até 3 semanas. Geralmente não deixa cicatrizes, mas a área lesada pode ficar mais clara.


As queimaduras profundas de segundo grau são queimaduras que afetam toda a derme, semelhantes às queimaduras de terceiro grau. 


Este tipo de queimadura é muito mais grave devido ao risco de danificar as terminações nervosas da pele, embora seja muito menos doloroso do que uma queimadura superficial. 


As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também são destruídos, levando à pele seca e à queda de cabelo. A cicatrização leva mais de 3 semanas, geralmente cicatrizando. 


Queimaduras de 3º grau:


Queimaduras de 3º grau: As queimaduras profundas atingem toda a derme e atingem o tecido subcutâneo, destruição completa de nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e capilares, podendo atingir até estruturas musculares e ósseas. 


São lesões brancas/cinzas, secas, indolores e deformadas que não cicatrizam sem suporte cirúrgico e requerem transplante.


Referência :enfermagemfoco




Nenhum comentário:

Postar um comentário