Em qual braço deve-se aferir a pressão arterial (PA)?

Durante uma consulta com seu paciente, em qual braço você deve medir a pressão arterial (PA), esquerdo ou direito? 


De acordo com a 8ª edição das Diretrizes de Hipertensão Arterial Sistêmica, a pressão arterial deve ser medida inicialmente em ambos os braços, seguida do braço com maior valor de pressão arterial, ou seja, o braço com maior valor de pressão arterial como braço de referência. 


Por exemplo: Se você medir a PA do braço esquerdo e for 120x80 mmHg, ela é classificada como ótima. No entanto, se a PA no braço direito for 135x85, ela é classificada como pré-hipertensa - neste caso, os profissionais de saúde devem ficar atentos, pois o paciente pode estar em maior risco de desenvolver hipertensão arterial.


Um estudo publicado no The Lancet pelos autores Clark et al (2012) encontrou uma diferença na pressão arterial sistólica de 10 mmHg ou mais, ou 15 mmHg ou mais entre os dois braços, o que pode ser útil para identificar a necessidade de mais vasos avaliados pacientes . 


Uma diferença de 15 mmHg ou mais pode ser um indicador útil de risco de doença vascular e morte. Resumindo, na primeira consulta foram realizadas medidas de dois braços.


Referências: 


Barroso WKS, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq. Bras. Cardiol. 2021;116(3):516-658.


Clark, C. E., et al Association of a difference in systolic blood pressure between arms with vascular disease and mortality: a systematic review and meta-analysis. The Lancet. 2012; 379(9819), 905–914.


Midlej, T. (2017). Em qual braço devo medir a pressão arterial? Disponível em: https://cardiopapers.com.br/em-qual-braco-devo-medir-pressao-arterial/


consulta.farma





Nenhum comentário:

Postar um comentário