Dipirona ou ibuprofeno ? Em que momento ?

Dipirona ( Novalgina ) ou ibuprofeno ( Advil ) ?

A dipirona que tem a marca comercial mais conhecida como Anador  e ibuprofeno ( Advil ) são provavelmente os medicamentos mais comuns nas prateleiras de medicamentos caseiros em quase todo o mundo. 


A dipirona é um derivado não narcótico da pirazolina com propriedades analgésicas, antipiréticas e antiespasmódicas. 


Como a inibição da ciclooxigenase (COX-1, COX-2 ou ambas) não é suficiente para explicar esse efeito analgésico, outros mecanismos alternativos têm sido propostos, como a inibição preferencial da síntese de prostaglandinas no sistema nervoso central, permitindo a dessensibilização do receptor da lesão, inclusive através da atividade do óxido nítrico-cGMP em nociceptores, uma possível variante da COX-1 no sistema nervoso central seria um alvo específico, e recentemente foi sugerido que a dipirona inibe outras isoformas propostas ciclooxigenadas da enzima COX-3. 


O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) derivado do ácido propiônico com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas. A eficácia terapêutica do ibuprofeno decorre de sua inibição da ciclooxigenase, resultando em uma redução significativa na síntese de prostaglandinas. 


Estas propriedades promovem o alívio sintomático da inflamação, dor e febre. Embora ambas as drogas possam ser usadas para aliviar vários tipos de dor, elas têm propriedades diferentes, portanto, a escolha de uma sobre a outra nem sempre é a mesma. 


É importante que os farmacêuticos saibam quando prescrever dipirona ou ibuprofeno. A principal diferença entre esses medicamentos são seus efeitos anti-inflamatórios. Dipirona é um analgésico poderoso e o ibuprofeno é um anti-inflamatório. 


Se a dor for causada por inflamação, é preferível prescrever ibuprofeno devido aos seus efeitos anti-inflamatórios. 


Se a dor não for de origem (ex: alguns tipos de cefaleias), é a primeira escolha prescrever dimeticona devido aos seus potentes efeitos analgésicos e analgésicos. 


Além disso, em algumas situações da dor aguda, e mesmo em processos de origem inflamatória, esses medicamentos podem ser usados em combinação pois seus efeitos irão se complementar


Referência :farmacologia_mapeada




Nenhum comentário:

Postar um comentário