A farmacocinética e a farmacodinâmica são os dois principais ramos da farmacologia clínica

A farmacocinética e a farmacodinâmica são os dois principais ramos da farmacologia clínica. 

A farmacocinética estuda a velocidade das reações químicas no organismo. Ao se referir a um medicamento, a farmacocinética descreve a linha do tempo da absorção, biodisponibilidade, distribuição, metabolismo de um medicamento e como seu corpo o excreta. 


Vamos ver um exemplo... O medicamento desloratadina é tomado após manifestações alérgicas e passa por várias etapas antes de fazer efeito. Você engoliu a pílula: quem a absorveu? organismo. Quem distribuiu? organismo. Quem metaboliza? organismo. Quem foi eliminado? organismo. 


Então, farmacocinética é o que o corpo faz com um medicamento. A farmacodinâmica, por outro lado, refere-se a como um medicamento funciona e como funciona no organismo. 


Em termos de drogas, a farmacodinâmica se concentra na ligação ao receptor, efeitos pós-receptor e interações químicas.


Segue mais um exemplo... Tome desloratadina após sintomas alérgicos. Após passar por todas as etapas da farmacocinética, o medicamento atingiu seu objetivo. 


Então, o que vai acontecer? As drogas bloqueiam os receptores H1 ativados pela ligação da histamina. Quando a droga faz essa inibição, ela bloqueia a ação da histamina, de modo que os sintomas associados às reações alérgicas são reduzidos. O que aconteceu? 


As drogas produzem efeitos terapêuticos no corpo bloqueando os receptores H1. Portanto, a farmacodinâmica é o efeito de um medicamento no organismo.


Referência: farmaciailustrada




Nenhum comentário:

Postar um comentário