Química Analítica Qualitativa Aulas Práticas 2

Explicar a diferença entre reações de via úmida e reações em via seca.


Via úmida: é uma substancia de solução aquoso ou seja presença de água de extrema importância no contexto da análise qualitativa, pois a identificação dos componentes da via úmida sistemática, que consiste n a separação dos grupos de cátions ou ânions seguidos de isolamento de cada íon para que seja identificado.

Via seca: Svehla (1996) descreve que estão disponíveis vários testes úteis  realizados a seco. Neste caso, as amostras apresentam-se na sua forma sólida. As informações são obtidas em um período comparativamente curto e fornecem uma pista para a presença ou ausência de certas substâncias, reduzindo as etapas e consumo de reagentes em uma posterior análise úmida

Mostrar quimicamente por que acontece a mudança de coloração da chama quando exposta ao íon metálico. 


Geralmente essas alterações são resultado de transferência de elétrons  (oxirredução), que traz a formação de cátions que fornecem a cor 

Demonstrar que a coloração da chama está de acordo com que se espera na literatura (buscar em livros/ Revistas/ sites referências)


O teste de chama envolve colocar diferentes amostras de sal no fogo para que os elementos presentes em cada composto possam ser identificados pela cor da chama. As suposições de Bohr são verdadeiras ao procurar explicações para observações. Um elétron pode passar de um nível de energia mais alto para outro desde que absorva energia externa (ultravioleta, visível, infravermelho, etc.). Quando isso acontece, dizemos que o elétron está excitado e ocorre uma transição eletrônica. A transição desse elétron de volta ao seu nível original é acompanhada pela liberação de energia na forma de ondas eletromagnéticas, como a luz visível, que nossos sentidos percebem como uma cor.

Explicar sobre as teorias ácido-base, Arrhenuis, Bronsted- Lowry e Lewis.

Teorias - base de Arrhenius diz que o ácido libera somente o hidrogênio como cátion na água e na base libera hidroxila como ânion.
Teoria – base de Bronsted – Lowry diz que ácido e toda substancia que doa prótons e a base recebe prótons.
Teoria-Lewry diz que o ácido recebe elétrons e a base doa.

Falar o que é o pH e o pOH e como calcular.

O ph representa o potencial hidrogênio refere-se à concentração de [H+] (ou H3O+) em uma solução

POH é o potencial hidroxiliônico das soluções. El es tratam de escalas logarítmicas que é utilizada para medir o caráter ácido e base da amostra

Calculo: Ph= log[H+} ----PH= log –1/{H+} potencial hidrogêniônico 

POH= - log{OH -} ph=log{10-7} =7 potencial hidroxiliiônico agua neutra
KW- constante da agua. 
Relação entre ph e poh PH e POH=14

Mostrar a escala de pH, demonstrando os valores de referência



Explicar o que são indicadores de pH.

E um composto químico que em pequenas quantidades a uma solução química, permitindo conhece-se seu pH encontra a cima ou abaixo de uma determinada faixa de valores que varia conforme o indicador escolhido.

Descrever o motivo da mudança de coloração do HCl e do NaOH quando em contato com os indicadores usados

O indicador reage com essas substâncias e, quando a cor muda, é por causa de uma reação entre elas. Se houver interação, a substância mudará de cor, se não houver interação, não haverá mudança de cor. 
De acordo com a teoria da aula prática: azul de bromofenol amarelo, metil laranja amarelo, fenolftaleína-transparência são indicadores A fenolftaleína só reage com bases porque é um ácido orgânico fraco. Hcl-vermelho, amarelo, incolor. NaoH – azul brilhante, amarelo, rosa brilhante

Falar sobre os ânions, como se classificam, solubilidade e os reagentes mais comuns para identificar


  • Classificação: monovalentes Carga-1
  • Bivalentes carga 2
  • trivalentes carga 3
  • Tetravalentes carga 4 
São regente usados para a classificação de cátions mais comum é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos de potássio(kcl), Iodeto de potássio (KI), nitrato d e prata(AgNO 3), nitrato de zinco(zn(NO 3)2,nitrato de potássio ( kno 2). 

Os reagentes para a classificação dos cátions mais comuns são H2S HCL. Então os íons são cargas positivas, ou seja átomos que perderam elétrons na sua última camada eletrônica e que formam cátions e metais alcalinos e metais alcalinos terrosos entre outros. 

Enquanto os ânios são íons com carga negativa pois compreende o átomo que recebeu elétrons para estabilizar assim como os cátions perdem. A classificação se baseia se como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitação. Por isso que que a classificação mais comum e baseada nas diferentes solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.

Mostrar e explicar os resultados obtidos (ex: Se houve precipitação, mudança de coloração, liberação de gases, etc.)

Em um houve formação de bolhas, mas isso não é uma liberação de gás e sim a água passando para o estado de vapor. 
Nesse caso, não houve uma reação química, pois não se formou uma nova substância, continua sendo a água, mas em outro estado físico. 
Já no outro houve realmente uma efervescência que indica a ocorrência de uma reação química

Demonstrar que os resultados observados na prática estão de acordo com a literatura (buscar em livros/ Revistas/ sites referências). 

Para saber com certeza se realmente ocorreu uma reação química, é necessário separar os materiais obtidos e determinar suas propriedades específicas, como densidade, pontos de fusão e ebulição, etc.; o que não fez 
Material: Pipeta graduada, colocar 5ml de solução de sulfato de sódio (dissolvido em água), adicionar 2 gotas de cloreto de bário. Haverá um precipitado, que é um sulfato de bário, que é um sal solúvel em água, se não houver precipitado, 2 gotas não são suficientes ou a solução é fraca, acidificar o meio com HCl se necessário. Branco ppt (agcl) Agcl-dissolvido-alcalino formado. 
Após adicionar ácido ppt NOclPpt-BaSO4, o sobrenadante diluirá Na+ e Cl- quando o sulfato férrico for adicionado ao meio Ac. O complexo NO 2 muda de cor. Forme anéis marrons juntos para identificar íons

Referências bibliográficas:


https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2012/06/quimica_analitica__qualitativa_e_quantitativa.pdf

https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2012/06/quimica_analitica__qualitativa_e_quantitativa.pdf

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/teste-chama-transicao-eletronica.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/indicadores-acido-base.htm




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