Não seguir os procedimentos de aferição afeta a pressão arterial?

Não seguir o procedimento de medição afetará a pressão arterial? 

Afinal, seguir um procedimento de medição realmente não afeta a pressão arterial? Você está preparando adequadamente seus pacientes para medições de pressão arterial? 

Fatores externos afetam a pressão arterial. Dada essa característica, as mudanças nos indicadores ao longo do dia são consideradas normais e fisiológicas. A alternância é esperada. 

Para o diagnóstico da hipertensão arterial, as medidas pressóricas devem ser realizadas em ambiente de repouso, sentado e tranquilo com o paciente. 

Sob essas condições, um estado normal pode ser esperado. Você sabia que a aferição da pressão arterial (PA) pode levar a uma classificação imprecisa, superestimação ou subestimação da verdadeira pressão arterial de um paciente, resultando em tratamento desnecessário ou até mesmo inexistente de pacientes hipertensos mal avaliados.


Os pacientes são considerados hipertensos quando o uso de medicamentos é fundamental para reduzir o risco de eventos cardiovasculares graves, como infarto, acidente vascular cerebral e morte. 

A pressão arterial diminui quando estamos em repouso e aumenta durante o esforço físico ou situações estressantes. É importante medir a pressão usando técnicas apropriadas para eliminar fatores externos e melhorar a reprodutibilidade. 

Portanto, os exames devem ser realizados durante as consultas médicas e fora do consultório. A pressão arterial é considerada normal quando é menor ou igual a 120x80mmHg. 

A medida ambulatorial da pressão arterial (MAPA) deve ser realizada para auxiliar no diagnóstico em pessoas que frequentemente aparecem acima do valor prescrito e não têm causa externa aparente. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, mais da metade dos idosos, 30% da população geral e 5% das crianças apresentam hipertensão.

Protocolos para eficácia da aferição de pressão:


  • Permanecer de 3 a 5 minutos em ambiente calmo;
  • Estar de bexiga vazia;
  • Não ter feito exercício nem ingerido café, alimentos ou bebida alcoólica na última hora;
  • Não ter fumado nos últimos 30 minutos;
  • Manter o paciente sentado, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado;
  • Posicionar o braço na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima, sem que as roupas façam garrotes.

Referências:
Barroso WKS, et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq. Bras. Cardiol. 2021;116(3):516-658.
Viera AJ. Screening for Hypertension and Lowering Blood Pressure for Prevention of Cardiovascular Disease Events. Med Clin North Am. 2017 Jul;101(4):701-712.
Reeves RA. Does this patient have hypertension: how to measure blood pressure. JAMA 1995;273:1211–8.




Nenhum comentário:

Postar um comentário