Antineoplásicos Farmacologia Aplicada (Farmácia)

 


Apresentação Antineoplásicos 


A definição científica de câncer refere-se à expressão neoplasia, especificamente aos tumores malignos, como sendo uma doença caracterizada pela multiplicação descontrolada e pela disseminação de formas anormais de células do próprio corpo. É a segunda causa mais comum de morte nos países desenvolvidos. 


Existem três abordagens principais para o tratamento do câncer: cirurgia, radioterapia e tratamento antineoplásico (quimioterapia). Menos de um quarto dos pacientes consegue ser curado por intermédio de medidas locais (cirurgia ou radioterapia), que são eficazes quando o tumor ainda não sofreu metástase. Nos demais casos, há a necessidade de uma abordagem sistêmica, que pode ser efetuada a partir da quimioterapia.

Os mais importantes mecanismos de ação dos principais fármacos antioneoplásicos e identificará suas principais classes. Além disso, você aprenderá sobre os efeitos adversos gerados pela quimioterapia.


Objetivo de aprendizagem :

  • Explicar os princípios gerais da quimioterapia antineoplásica.
  • Listar as diferentes classes de fármacos antineoplásicos.
  • Descrever os efeitos adversos dos fármacos antineoplásicos.

Infográfico Antineoplásicos




A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica. Os antineoplásicos exibem acentuada variação em sua estrutura, mecanismo de ação e efeitos adversos.

Farmacologia aplicada você aprenderá a explicar os princípios gerais da quimioterapia antineoplásica, listar as diferentes classes de fármacos antineoplásicos e descrever os efeitos adversos desses fármacos.


Dica Antineoplásicos


Câncer refere-se à expressão neoplasia, especificamente aos tumores malignos, e é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células anormais. O objetivo da quimioterapia é destruir as células neoplásicas. Para isso, existem diversas classes de antineoplásicos.

Nesta Dica do Professor, você vai aprender o que é o câncer e como se deve tratá-lo, assim como verá as principais classes de antineoplásicos utilizados na quimioterapia.


Na prática Antineoplásicos


A maioria dos fármacos antineoplásicos atua de forma não específica, ou seja, mata tanto as células neoplásicas quanto as normais, particularmente as células de rápido crescimento. Isso desencadeia a maior parte dos efeitos adversos da quimioterapia:  náuseas, perda de cabelo e maior susceptibilidade às infecções.

Acompanhe os principais efeitos adversos dos antineoplásicos citostáticos.




Dica de video Antineoplásicos . Assista a aula 


Desafio Antineoplásicos

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

Como é feito o diagnóstico? Além de mamografia, ressonância magnética, ecografia e outros exames de imagem, é necessário fazer uma biópsia do tecido coletado da mama. A partir desse material, é possível identificar se as células são malignas ou não. Caso seja feito o diagnóstico, será realizado o estudo dos receptores hormonais, além de sua classificação histológica. 

O tipo de tratamento será determinado pela presença ou ausência desses receptores nas células neoplásicas, bem como pelo prognóstico do paciente. O aparecimento de um nódulo novo em mamas multinodulares deve ser valorizado pela paciente e pelo médico, pois a doença benigna da mama, especialmente a hiperplasia atípica, representa risco maior de desenvolvimento de câncer mamário.





Considerando a positividade para receptores hormonais positivos para estrogênio e progesterona, responda: 


  1. a) Qual classe de medicamentos antineoplásicos seria a mais indicada para a quimioterapia?
  2. b) Quais os principais efeitos adversos que podem surgir?

1. João, 35 anos, foi diagnosticado com câncer no rim esquerdo. Ele vai realizar quimioterapia antineoplásica antes da cirurgia. Como é classificado o tipo de quimioterapia que João vai receber?



A. 
Adjuvante.


B. 
Indução primária.


C. 
Neoadjuvante.


D. 
Paliativa.


E. 
De manutenção.


2. Alguns fármacos conseguem formar ligações covalentes com substâncias nucleofílicas particulares na célula, como o DNA. Podem causar ligação e intercruzamento intrafilamentos do DNA, impedindo a replicação celular. Qual classe de antineoplásicos apresenta o mecanismo de ação de formar ligações covalentes com o DNA e, assim, impedir a replicação celular?


A. 
Antimetabólitos.


B. 
Alquilantes.


C. 
Alcaloides da vinca.


D. 
Anticorpos monoclonais.


E. 
Antibióticos citotóxicos.



3. Folatos são essenciais para a síntese de nucleotídeos purínicos e timidilato, os quais, por sua vez, são vitais para a síntese de DNA e para a divisão celular. Qual dos seguintes fármacos é um antimetabólico do folato?


A. 
Vincristina.


B. 
Tamoxifeno.


C. 
Doxorrubicina.


D. 
Metotrexato.


E. 
Ciclofosfamida.


4. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Quando a doença está localizada, cirurgia ou radioterapia são opções de tratamento. Para a doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Qual classe dos antineoplásicos dentre as abaixo pode ser utilizada para o tratamento de câncer de próstata?


A. 
Antiestrógenos.


B. 
Progestógenos.


C. 
Análogos de somatostatina.


D. 
Antiandrógenos.


E. 
Antagonistas de estrógeno.


5. A maioria dos fármacos antineoplásicos disponíveis não reconhece as células neoplásicas, podendo afetar todos os tipos de células do organismo (sejam normais ou neoplásicas) e, assim, é provável que produzam, em maior ou menor grau, efeitos adversos gerais. Por que as células da medula óssea, da mucosa gastrintestinal e dos folículos pilosos são as mais afetadas, geralmente, durante a quimioterapia?​​​​​​​


A. 
Especificidade por esses tecidos úmidos.


B. 
Resistência à terapia antineoplásica.


C. 
Nefrotoxicidade, diminuindo a filtração do sangue.


D. 
São células que proliferam lentamente.


E. 
São células que proliferam rapidamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário