Desafio Colaborativo Farmacologia Aplicada (Farmácia)

1. Leia o texto abaixo e, em seguida, construa sua resposta, não se esquecendo de opinar nas respostas dos colegas. Contribua com informações que sejam pertinentes ao conteúdo que está em debate. 


Estudamos diferentes mecanismos de ação de anti-hipertensivos e diuréticos para o tratamento e o controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS).  


O tratamento e o controle da hipertensão arterial sistêmica (HAS) são de fundamental importância para a redução da morbidade e mortalidade cardiovascular. A maioria dos hipertensos necessita de drogas anti-hipertensivas para ter a pressão arterial controlada, sendo muitas vezes necessárias associações de medicamentos por uso crônico, dessa forma utilize seu conhecimento prévio para avaliar o seguinte caso clínico. 


“O Sr. HS recentemente sofreu um infarto agudo do miocárdio. Dentre os medicamentos utilizados no pós-infarto estava o propranolol, ácido acetilsalicílico e o Captopril. Após algumas semanas o Sr. HS começou a apresentar falta de ar. Sendo o Sr. HS asmático as crises posteriores pioraram e assim ele procurou novamente seu médico. O médico então substituiu o propranolol pelo atenolol e após este procedimento o Sr. HS não apresentou novas crises de falta de ar. ” 


2. Diante desta situação, disserte acerca dos seguintes tópicos: 


  1. Explique o mecanismo de ambos os fármacos; 
  2. Por que a substituição do propranolol por atenolol reduziu os sintomas de broncoconstrição neste paciente; 
  3. Justifique a utilização de outra farmacoterapia, se houver. 

Mecanismo de ação do Propranolol

  1. O Propranolol- é um bloqueador não seletivo que atua nos receptores Beta 1 e Beta 2 foi o primeiro betabloqueador que demonstrou eficácia no tratamento da hipertensão e de cardiopatia isquêmica.

Mecanismo de ação do Ácido acetilsalicílico 

  1. O ácido acetilsalicílico inibe a agregação plaquetária bloqueando a síntese do tromboxano A2 nas plaquetas. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da ciclooxigenase (COX-1). Os anti-inflamatório não esteroides como o ácido acetilsalicílico podem diminuir o efeito do captopril.

Mecanismo de ação do Captopril


  1. Captopril é um potente anti-hipertensivo inibidor da ECA - enzima conversora da angiotensina, que impede a angiotensina I de ser convertida em angiotensina II

Mecanismo de ação do Atenolol

  1. atenolol é um medicamento que faz parte da classe dos chamados betabloqueadores também conhecidos como bloqueadores beta-adrenérgicos. Os fármacos betabloqueadores agem impedindo a ação da adrenalina e noradrenalina nos receptores beta.
Os receptores beta estão presentes nas musculaturas lisas em various órgãos, tais como coração, pulmão, rins, vasos sanguíneos entre outros. O  Atenolol é um bloqueador beta 1 seletivo, ou seja tem predominância no beta 1. O alvo principal é o coração.

A seletividade do atenolol no beta 1 é reduzida caso a dose seja mais elevada, altas doses desse medicamento podem inibir tanto o beta 1 como o beta 2.



Outros fármacos da mesma classe:

  • Propranolol
  • Metroprolol
  • Carvedilol
  • Timolol

2. Por que a substituição do propranolol por atenolol reduziu os sintomas de broncoconstrição neste paciente


2.O atenolol é mais cardioseletivo pois atua nos receptores beta1 do coração, diferentemente do propranolol que mesmo sendo da mesma família de bloqueadores não seletivo, atua nos receptores brônquicos e paredes arteriais. O propranolol por atuar bloqueando o receptor Beta 2 pode levar a broncoconstrição ( crise asmática ). O atenolol é mais moderno e possui menos efeitos colaterais.

Outros fármaco pode ser usado como losartana, valsartana , candesartana, telmisartana, pois os mesmos não causam broconconstrição e são antagonistas do receptor da anjgiotensina

3. Justifique a utilização de outra farmacoterapia, se houver


O Metoprolol pode ser utilizados em portadores de distúrbios respiratórios, praticamente não apresentarem reações adversas respiratórias.


Fonte: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentos/1134/propranolol.htm#:~:text=%C3%89%20um%20bloqueador%20n%C3%A3o%20seletivo,demanda%20de%20oxig%C3%AAnio%20pelo%20mioc%C3%A1rdio.

https://consultaremedios.com.br/acido-acetilsalicilico/bula#:~:text=O%20%C3%A1cido%20acetilsalic%C3%ADlico%20pertence%20ao,envolvida%20na%20s%C3%ADntese%20das%20prostaglandinas.

https://www.tuasaude.com/remedios-para-pressao-alta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário