OPL suporta o uso de um cartão de memória virtual, quando há necessidade de usar um dispositivo alternativo, em vez de um MC real. 
OPL criará automaticamente uma pasta chamada VMC , no dispositivo para o qual você criou um arquivo VMC. Exemplo de 

compartilhamento de rede (SMB)
:   D: / PS2SMB / VMC   - Você DEVE definir as permissões para o compartilhamento para ler e ESCRIBIR ou a pasta / arquivo do VMC não será criado. 

Dispositivo USB:
Exemplo: massa: / Dispositivo HDD interno do VMC  : Exemplo:  hdd0: + OPL / VMC

Crie um arquivo VMC:
selecione um jogo de uma lista de dispositivos e pressione  

Configurações do jogo. Aqui você tem uma entrada para ambos os slots VMC.
  • VMC Slot 1    <não definido> Use genéricos
  • VMC Slot 2    <não definido> Use genéricos
Se nenhum VMC estiver configurado para um slot, você exibirá o valor <não configurado> . Usar genérico é apenas um nome pré-definido para usar se você não quiser criar um novo arquivo VMC para cada jogo ou não quiser digitar o nome para cada jogo que você atribui a ele. 
 Pressione  e a tela Configurar VMC será aberta. 

Configurar VMC


  • Nome:     SLUS_212.12_0
Por padrão, o nome do VMC é pré-preenchido com o código do jogo do jogo que você digitou na tela Configurações do jogo. Isso permite que você crie um novo VMC para cada jogo se você optar por fazê-lo. Você pode modificá-lo para qualquer nome que desejar, mas é recomendado usar genéricos   se você planeja usá-lo para várias salvações de jogos, caso contrário você terá que digitar o nome que você usou para criar um arquivo VMC existente para que outro jogo Use esse arquivo VMC também. 
 Pressione para alterar o nome e um teclado virtual aparecerá. O nome final do arquivo VMC no dispositivo terá o número do slot adicionado ( _0 ou _1 ) como sufixo e a extensão .bin . Então você pode usar o mesmo nome para o slot 1 e 2 sem problema,

  • Tamanho:    8Mb
Escolha entre os tamanhos pré-definidos de  8Mb , 16Mb , 32Mb ou 64Mb . Tenha em mente que alguns jogos exigem o uso de apenas cartões de 8Mb e quanto maior o tamanho, mais demorado será lido / gravado.

  • Status: o   arquivo VMC precisa ser criado.     Isso lhe dirá o status atual do arquivo VMC, se houver ou você precisa criar um.
  • Progresso:    0%    Isso mostra o progresso durante a criação do arquivo VMC

  • Criar    Pressione  para criar o arquivo VMC e ele irá mudar para "abortar", no qual você pode abortar a criação e o arquivo será excluído do dispositivo.
O arquivo resultante criado no dispositivo na pasta VMC será exemplo:   SLUS_212.12_0.bin , generic_0.bin , etc., ao visualizar o conteúdo da pasta. 

Use o arquivo VMC existente
Se você já criou um arquivo VMC e deseja usá-lo para mais de um jogo, pressione    Configurações do jogo em um jogo na lista para esse dispositivo.

  • VMC Slot 1    My VMC Reset
  • VMC Slot 2    <não definido> Use genéricos
Se nenhum slot VMC tiver sido atribuído / criado para o jogo escolhido, o <não definido> / Usar genérico será exibido. Você pode escolher criar um novo arquivo VMC ou usar o genérico se ele existir e será atribuído a esse jogo. 
 Se você criou um arquivo VMC e deu um nome, selecione <não definido> e pressione  para abrir a tela Configurar VMC. Selecione o nome e insira o nome que você deu ao seu arquivo VMC existente e o Status mudará para o arquivo VMC . Agora, selecione Modificar e o arquivo VMC será atribuído a esse jogo. 

Alterando um arquivo VMC atual Quando

um arquivo VMC existe em um dispositivo, Você pode alterar seu tamanho, então selecione Modificar ou pode excluí-lo. Cuidado: alterar o tamanho fará com que ele formateie o arquivo VMC e todos os dados salvos serão perdidos. 
Você também pode criar um novo arquivo VMC para um jogo que já tenha sido atribuído a um arquivo VMC alterando o nome. O status mudará para o arquivo VMC deve ser criado , então simplesmente crie um novo arquivo selecionando criar . O novo arquivo VMC agora será atribuído a esse jogo. 
Para excluir um arquivo VMC, digite o nome do arquivo VMC ( se não for o atual selecionado ) e escolha excluir . Aparecerá uma tela de diálogo de confirmação: Alterar o tamanho fará com que seja formatado o arquivo VMC e todos os dados salvos serão perdidos. Você também pode criar um novo arquivo VMC para um jogo que já tenha sido atribuído a um arquivo VMC alterando o nome. O status mudará para o arquivo VMC deve ser criado , então simplesmente crie um novo arquivo selecionando criar . O novo arquivo VMC agora será atribuído a esse jogo. Para excluir um arquivo VMC, digite o nome do arquivo VMC ( se não for o atual selecionado ) e escolha excluir . Aparecerá uma tela de diálogo de confirmação: Alterar o tamanho fará com que seja formatado o arquivo VMC e todos os dados salvos serão perdidos. Você também pode criar um novo arquivo VMC para um jogo que já tenha sido atribuído a um arquivo VMC alterando o nome. O status mudará para o arquivo VMC deve ser criado , então simplesmente crie um novo arquivo selecionando criar . O novo arquivo VMC agora será atribuído a esse jogo. Para excluir um arquivo VMC, digite o nome do arquivo VMC ( se não for o atual selecionado ) e escolha excluir . Aparecerá uma tela de diálogo de confirmação: O status mudará para o arquivo VMC deve ser criado , então simplesmente crie um novo arquivo selecionando criar . O novo arquivo VMC agora será atribuído a esse jogo. Para excluir um arquivo VMC, digite o nome do arquivo VMC ( se não for o atual selecionado ) e escolha excluir . Aparecerá uma tela de diálogo de confirmação: O status mudará para o arquivo VMC deve ser criado , então simplesmente crie um novo arquivo selecionando criar . O novo arquivo VMC agora será atribuído a esse jogo. Para excluir um arquivo VMC, digite o nome do arquivo VMC ( se não for o atual selecionado ) e escolha excluir . Aparecerá uma tela de diálogo de confirmação:

  •  O item será excluído permanentemente, continue? 
 Pressione para aceitar ou  voltar para a tela anterior. Se você excluir um arquivo VMC, todos os outros jogos que possam estar usando ele não poderão mais salvar, então certifique-se antes de excluir um arquivo VMC. 

Se você quiser mudar um arquivo VMC atualmente atribuído a um jogo, selecione redefinir para removê-lo desse jogo. Você pode então reatribuir um arquivo VMC diferente ou criar um novo. 

Compatibilidade de jogos com o VMC.
Nem todos os jogos poderão usar o VMC, alguns requerem um MC físico. Alguns jogos apenas escreverão para um MC de tamanho 8Mb ou não poderão acessar 64Mb. Se você tiver um problema com um jogo acessando um arquivo VMC, você pode tentar pesquisar nos fóruns para informações relatadas por outros usuários ou pedir ajuda. 
 Heres um tópico com alguns jogos listados:  Compatibilidade para VMC