Antiprotozoários Farmacologia Aplicada (Farmácia)

 Apresentação Antiprotozoários 

Os protozoários são microrganismos unicelulares e eucarióticos, responsáveis por várias doenças entre os seres humanos, animais domésticos e selvagens. O tratamento farmacológico tem sido a única forma prática tanto de tratar os indivíduos infectados quanto de reduzir a transmissão. Existem diversos fármacos utilizados para o tratamento das infecções causadas por protozoários, como malária, toxoplasmose, tripanossomíase, giardíase, amebíase e leishmaniose.


Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar as principais classes de antiprotozoários, as indicações clínicas, o mecanismo de ação e os efeitos adversos dos fármacos usados para o tratamento de duas importantes doenças: leishmaniose e amebíase.


Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados:


  •     Listar as diferentes classes de fármacos antiprotozoários.
  •     Descrever o mecanismo de ação e os efeitos adversos de medicamentos usados no tratamento da amebíase.
  •     Explicar o mecanismo de ação e os efeitos adversos de medicamentos usados no tratamento da leishmaniose.

Desafio 



Como a primeira tentativa de tratamento com o fármaco cloranfenicol não deu certo, você resolve avaliar melhor esse caso para uma próxima incidência:

a) Qual é o provável agente causador dessa infecção e como se dá a transmissão, visto que alguns vizinhos dela também podem estar com a mesma doença?

b) Por que não se obteve melhora clínica com o cloranfenicol?

c) Qual é o mecanismo de ação do metronidazol e por quê, ao realizar o tratamento com esse fármaco, obteve-se melhora clínica?

Observe o relatório e elabore uma resposta para cada um desses questionamentos.
Escreva sua resposta no campo abaixo


Infográfico 

A amebíase é uma infecção do trato intestinal causada pela Entamoeba histolytica. A doença pode ser aguda ou crônica, com graus variados de intensidade, desde assintomática, passando por colite severa (disenteria) e, algumas vezes, com abscessos hepáticos. O uso de fármacos para tratar essa situação depende amplamente do local e do tipo de infecção.

Veja, no Infográfico, os aspectos clínicos da amebíase no organismo humano, seu local de ação e os fármacos recomendados para o tratamento. 




Outras opções terapêuticas utilizadas no tratamento da amebíase:

Portadores assintomáticos de cistos: iodoquinol ou paromomicina.
Diarreia/disenteria: metronidazol+iodoquinol ou paromomicina.
Abcesso amébico hepático: metronidazol (ou tinidazol) + iodoquinol ou paromomicina.


Conteúdo do Livro


Os protozoários são microrganismos unicelulares que apresentam processos metabólicos mais similares aos dos hospedeiros humanos do que aos das bactérias. Por isso, as doenças causadas por protozoários são mais difíceis de tratar do que as infecções bacterianas. Vários dos antiprotozoários causam graves efeitos tóxicos no hospedeiro, particularmente em células que apresentam atividade metabólica elevada.

No capítulo Antiprotozoários, da obra Farmacologia Aplicada à Farmácia, você vai estudar as principais classes de antiprotozoários, os mecanismos de ação e efeitos adversos dos fármacos antiprotozoários utilizados no tratamento de leishmaniose e de amebíase.

Boa leitura.


Dica de vídeo 


A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Há três tipos dessa doença: cutânea, mucocutânea e visceral.

Nesta Dica do Professor, veja como ocorre a transmissão e a infecção da leishmaniose, os subtipos, apresentação clínica e os fármacos indicados para o tratamento.

Acompanhe, a seguir.


 Protocolo de Tratamento da Leishmaniose Tegumentar

Fonte e créditos ; https://www.youtube.com/watch?v=mXCZQANb9qE


 Na prática


A malária é uma doença infecciosa cujo agente etiológico é um protozoário do gênero Plasmodium. As espécies associadas à malária humana são Plasmodium falciparum, Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale. No Brasil, nunca foi registrada transmissão autóctone de Plasmodium ovale, que é restrita a determinadas regiões da África. A transmissão natural da doença se dá pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados com o Plasmodium.

O Programa Nacional de Controle da Malária, a Secretaria de Vigilância em Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária trazem as recomendações para aquelas pessoas que se deslocam para áreas de transmissão da doença, seja no território nacional ou internacional.

Veja, Na Prática, um caso de contaminação e medidas de prevenção da malária para viajantes.

Confira.




Exercícios para fixar : 



 1. A doença de Chagas é causada por Trypanosoma cruzi e é endêmica nas Américas Central e do Sul. A forma crônica da doença em adultos é uma importante causa de cardiomiopatia, megaesôfago, megacolo e morte. Um paciente foi diagnosticado com doença de Chagas. Qual é o fármaco indicado para esse paciente?

A. 

Nifurtimox.
B. 

Suramina.
C. 

Estibogliconato de sódio.
D. 

Anfotercina B.


E. 

Metronidazol.



 2. A amebíase, também conhecida como disenteria por amebas, é uma infecção do trato intestinal. Os fármacos para o tratamento da amebíase são classificados como amebicidas luminais, sistêmicos ou mistos. Qual fármaco é classificado como amebicida luminal?​​​​​​​

A. 

Metronidazol.
B. 

Tinidazol.
C. 

Iodoquinol.
D. 

Cloroquina.
E. 

Desidroemetina.


 3. Há três tipos de leishmaniose: cutânea, mucocutânea e visceral. Cada tipo provoca manifestações clínicas distintas e diferentes tratamentos são preconizados. Qual foi o primeiro fármaco ativo por via oral contra a leishmaniose visceral?​​​​​​​

A. 

Miltefosina.
B. 

Tinidazol.
C. 

Iodoquinol.
D. 

Cloroquina.
E. 

Desidroemetina.


 4. A malária é uma doença infecciosa aguda causada por quatro espécies de protozoários do gênero Plasmodium. Qual é o fármaco de escolha no tratamento da malária eritrocítica por P. falciparum ?​​​​​​​

A. 

Nifurtimox.
B. 

Cloroquina.
C. 

Miltefosina.
D. 

Pentamidina.  
E. 

Suramina.


 5. A amebíase é uma infecção do trato intestinal causada pela Entamoeba histolytica. Qual dos seguintes fármacos utilizados para tratamento da amebíase é caracterizado por ter como efeito adverso um desagradável gosto metálico na boca?​​​​​​​

A. 

Metronidazol.
B. 

Iodoquinol.
C. 

Paromomicina.
D. 

Quinina.
E. 

Pentamidina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário