Antifúngicos Farmacologia Aplicada (Farmácia)

Apresentação  Antifúngicos 


Os fungos são células eucarióticas sem mobilidade. Aproximadamente cinquenta tipos são patogênicos aos seres humanos. As infecções micóticas podem ser superficiais e envolver apenas a pele (micoses cutâneas que se limitam até a epiderme), e outras podem penetrar a pele, causando infecções subcutâneas ou sistêmicas. Os fármacos antifúngicos podem ser classificados em dois grupos: o primeiro, composto pelos antibióticos antifúngicos que ocorrem naturalmente, como os polienos e as equinocandinas; e o segundo, pelos fármacos sintéticos, incluindo os azóis e as pirimidinas fluoradas.


Objetivo de  aprendizagem, vamos compreender as diferentes classes de fármacos antifúngicos, assim como as suas indicações clínicas e efeitos adversos.


Ao final desta você deve apresentar os seguintes aprendizados:


  •     Listar as diferentes classes de fármacos antifúngicos.   
  •     Descrever o mecanismo de ação e as indicações clínicas de antifúngicos.
  •     Explicar os efeitos adversos dos antifúngicos.

Infográfico Antifúngicos 

As infecções fúngicas subcutâneas e sistêmicas, principalmente as oportunistas, têm crescido muito devido ao aumento na sobrevida de pessoas com sistema imunológico debilitado, como os portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e os idosos. Fármacos usados contra micoses subcutâneas e sistêmicas incluem anfotericina B, flucitosina, antifúngicos azóis e equinocandinas.

Neste Infográfico, você vai ver os mecanismos de ação dos principais fármacos utilizados para o tratamento de micoses subcutâneas e sistêmicas.



Conteúdo Antifúngicos 

Os fungos são eucariotos com paredes celulares contendo quitina e membrana celular contendo ergosterol. Os fármacos antifúngicos disponíveis apresentam efeitos sobre a síntese de componentes da parede e da membrana celular, sobre a permeabilidade da membrana, sobre a síntese de ácidos nucleicos e sobre o funcionamento do fuso de microtúbulos/mitótico.

No capítulo Antifúngicos, da obra Farmacologia aplicada à farmácia, base teórica desta Unidade de Aprendizagem, você vai aprender sobre os fármacos antifúngicos.

Dica de vídeo assista : 


As micoses cutâneas são infecções fúngicas localizadas nas camadas superficiais da pele; seus anexos são causadas principalmente por dermatófitos ou leveduras.

Nesta Dica do Professor, você vai ver os principais fármacos antifúngicos para tratar micoses cutâneas superficiais.


Micoses cutâneas superficiais

Fonte e créditos: https://www.youtube.com/watch?v=xcjub6qukj4


Na prática Antifúngicos 


A criptococose, também conhecida como Torulose, Doença de Busse-Buschke e Blastomicose Europeia, é uma doença infecciosasistêmica de porta de entrada inalatória causada por fungos do complexo Cryptococcus neoformans, atualmente com duas espécies: Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii. A criptococose encontra-se entre as infecções fúngicas emergentes de significativa morbimortalidade, principalmente sob forma de meningoencefalite, que é secundária ao processo pulmonar, nem sempre diagnosticado clinicamente, seja em indivíduos imunodeprimidos ou imunocompetentes. A criptococose é erroneamente associada aos pombos como causadores da doença.

Neste Na Prática, você vai ver a relação dessa doença com os pombos, assim como sintomas, diagnóstico, tratamento e maneiras de evitar a contaminação por criptococose.

Desafio


Os fungos que causam infecções cutâneas superficiais são denominados dermatófitos ou tinhas. As dermatomicoses comuns, que aparecem como anéis ou manchas arredondadas com centros mais claros, são referidas como ringworm.



Você, como farmacêutico, deve orientar a mãe sobre qual o tratamento adequado para a infecção.A partir disso, responda:

Quais fármacos poderiam ser utilizados para o tratamento dessa infecção e quais são as vias de administração?

Escreva sua resposta no final da postagem abaixo:


Exercícios 


 1. Uma paciente apresenta dificuldade respiratória, febre e mal-estar. O raio X torácico mostra possível pneumonia e as culturas são positivas para Aspergillus fumigatus. ​​​​​​​

Qual dos seguintes fármacos é o mais apropriado para seu tratamento?

A. 

Voriconazol.
B. 

Fluconazol.
C. 

Flucitosina.
D. 

Itraconazol.
E. 

Ciclopirox.


 2. A anfotericina B é um antifúngico poliênico natural produzido pelo Streptomyces nodosus.

Qual é o local de ação da anfotericina B na célula fúngica?

A. 

Fuso mitótico.
B. 

Parede celular.
C. 

Síntese de ergosterol.
D. 

Síntese de DNA.
E. 

Membrana plasmática.


4. Efeitos adversos podem ocorrer com a utilização de fármacos antifúngicos.

Qual dos seguintes fármacos causa neutropenia, trombocitopenia reversível e depressão dosedependente da medula óssea?​​​​​​​

A. 

Flucitosina.
B. 

Fluconazol.
C. 

Itraconazol.
D. 

Cetoconazol.
E. 

Micafungina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário